TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstração do trabalho da empresa no ponto organizacional de seleção e recrutamento

Pesquisas Acadêmicas: Demonstração do trabalho da empresa no ponto organizacional de seleção e recrutamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO.

A administração é o processo de planejar, organizar, liderar e controlar a labuta dos membros da organização, e então alcançar metas pelo trabalho com e por intermédio das pessoas e outros recursos organizacionais, aumentando o desempenho do grupo de trabalho. Os recrutamento e seleção encaixam-se nesse contexto, tendo como incumbência prover novos funcionários com capacidade de enquadrar-se com eficácia no ambiente organizacional vigente na empresa.

O trabalho exposto nas páginas seguintes tem por objetivo demonstrar o funcionamento de uma empresa no ponto de vista organizacional de seleção e recrutamento, ou seja, o que vem a ser seleção, recrutamento, as técnicas e estratégias empresariais adotadas no processo e o papel do administrador dentro da mesma bem como o gestor em recursos humanos.

A necessidade do trabalho surgiu para aprimorarmos os conhecimentos acadêmicos. Por meio deste ampliamos a gama de ideias e inovações sobre o significado do recrutamento e seleção e principalmente do gestor de recursos humanos neste cenário.

2. DESENVOLVIMENTO.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

CONCEITO DE SELEÇÃO:

A seleção pode ser simplificada como sendo a escolha do candidato mais adequado ao cargo existente na organização, assim podemos dizer é a escolha do homem certo para o cargo certo.

CONCEITO DE RECRUTAMENTO:

Este corresponde às atividades desempenhadas na empresa para atrair candidatos para seu processo seletivo. Desta forma o recrutamento é o trabalho de divulgação das vagas de emprego existentes na organização, visando obter o maior número de candidatos para suprir seu processo seletivo.

MERCADO DE TRABALHO E MERCADO DE RECURSOS HUMANOS.

CONCEITO DE MERCADO DE TRABALHO: Mercado de trabalho é onde se encontram fornecedor e consumidor de determinado produto, bem ou serviço. Assim pode-se afirmar que mercado de trabalho é o meio onde quem vende e compra trava contato através de negociação. A variável determinante em qualquer mercado é o preço, esse trata do valor do bem em termos monetários.

CONCEITO DE MERCADO DE RECURSOS HUMANOS: O conceito de mercado de recursos humanos se entrelaça e se confunde com mercado de trabalho. Pois mercado de recursos humanos é o pessoal que se candidata para ocupar as determinadas vagas nas empresas, trata-se de um mercado de pessoas qualificadas a ocupar cargos vagos nas organizações.

IMPORTÂNCIA DE SE CONTRATAR UM PROFISSIONAL PARA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

O recrutamento e seleção visam sanar as necessidades da organização quanto à pessoal no presente e futuro. Esse processo faz-se de extrema importância para as empresas, pois nele o candidato às vagas dentro da organização expõe seus conhecimentos e demonstram os valores que podem agregar como funcionário da mesma. Enfim torna-se de grande valia que haja um gestor de recursos humanos para articular o processo de recrutamento e seleção de pessoal, visando organizar e gerenciar de maneira eficaz tal prática dentro da empresa.

Na atual conjuntura onde a informação e conhecimento tem grande valor, faz-se necessária à implantação nas empresas de um competente serviço de recrutamento e seleção de pessoal a fim de que se possa realizar a filtragem adequada dos candidatos à cargos que venham atender de fato as necessidades operacionais da empresa. O profissional encarregado da seleção será responsável por prevenir futuras mazelas a organização, tais como agruras de cunho jurídico ou falta de qualificação profissional, e sanar as dificuldades instaladas no momento.

O gestor responsável por administrar o recrutamento e seleção prove a interação da empresa com o candidato à vaga, isso possibilita que o candidato conheça a empresa, assim sabendo suas funções de maneira “transparente”, dessa forma o mesmo não se frustrará no futuro próximo com a labuta que exerce dentro da organização. Por fim este aspecto traz benefícios não só ao contratado, mas também a organização que terá maior facilidade em manter seus empregados motivados.

Enfim está exposta a importância impar de haver um profissional na área de Recursos Humanos responsável por gerenciar o recrutamento e seleção de pessoal, isso evitará possíveis problemas futuros para a empresa bem como facilitará a adaptação do novo contratado dentro da sua esfera administrativa. Este gestor será encarregado pela filtragem nas contratações da organização, selecionando assim os candidatos melhores preparados para assumir os determinados cargos e funções dentro do ambiente organizacional visando sempre aperfeiçoar o processo operacional dentro do âmbito administrativo de cada setor empresarial.

DESCRIÇÃO DE CARGO.

Responsabilidades do cargo.

O Analista de recursos humanos terá como responsabilidades dentro da organização, administrar as atividades da área de recursos humanos e departamento de pessoal, administração salarial, treinamento de funcionários, folha de pagamento, benefícios, registros e relatórios sobre os funcionários de sua esfera administrativa etc.

Elaborar e/ou coordenar de pesquisas de satisfação e oportunidades de melhoria, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários, acompanhar e controlar os programas de treinamento dos empregados. Pode participar e/ou acompanhar negociações de acordo coletivos de trabalho.

FONTES DE RECRUTAMENTO À VAGA DE ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS.

Como fontes de recrutamento para seleção à vaga de analista de recursos humanos a organização pode utilizar-se de anúncios em jornais, rádio e televisão, expondo de forma clara as exigências para ocupação do cargo vago na empresa, além disso a organização pode fazer uso de divulgação das vagas em instituições de ensino de recursos humanos e sindicatos desta classe trabalhista.

ANUNCIO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com