TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Logistica

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 5

Polos - Centro de Educação a Distância (CEAD) – Bragança Paulista/

Tecnologia em Logística

Viviane Pereira Penna Ferreira – RA 8140747767

DESAFIO PROFISSIONAL

Matemática e Processos Gerenciais

Tutora EaD Vanessa Neves de Oliveira

Bragança Paulista – São Paulo

2013

SUMÁRIO

1. Introdução.....................................................................................................................3

2. Definição dos Problemas e Objetivos...........................................................................3

3. Análise Geral................................................................................................................4

4. Recomendações Gerais...............................................................................................9

5. Referências................................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

Este projeto aborda as diferentes teorias administrativas dentro da organização pesquisada, destacando os pontos positivos e negativos de uma grande estrutura administrativa.

Nesse caso, abordamos uma fábrica que trabalha com a produção de perfis de alumínio extrudado. Está situada em uma pequena cidade de 3 mil habitantes, no Sul do estado de Minas Gerais e emprega cerca de 80 funcionários da região.

Essa empresa possui o ISO 9001, uma norma técnica que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações em geral. Portanto os critérios de produção encontram-se bem definidos.

Ao longo deste relatório analisaremos o perfil da empresa e concluiremos com um relato de alterações construtivas.

2. DEFINIÇÃO DOS PROBLEMAS E OBJETIVOS

Analisar o perfil da empresa com base em dados coletados por pesquisa realizada anteriormente. Definir as diferentes estratégias administrativas adotadas por essa organização. Diagnosticar e relatar os pontos positivos e negativos, criando propostas de resoluções para os problemas apontados por seus colaboradores, de maneira coerente, ética e coesa.

3. ANÁLISE GERAL

O questionário de pesquisa foi aplicado em 20% dos colaboradores da STM – Extrusão de Alumínio e continha questões dissertativas e alternativas, nas quais foram expostas as diferentes visões de acordo com a função de cada um dos pesquisados.

Nas tabelas abaixo, podemos observar algumas questões de múltipla escolha e os resultados analisados:

Neste gráfico, analisamos que o estilo de liderança dessa organização fica dividido entre Autocrata e Democrata, sendo que em entrevista mais aprofundada é possível afirmar que essa pequena diferença se dá de acordo com os diferentes departamentos.

Também notamos, que os relacionamentos interpessoais entre subordinados e chefia é extremamente satisfatório. Tanto nas áreas estratégicas, quanto nas táticas. A comunicação é aberta e inspiradora, havendo uma amistosa sintonia entre partes.

De acordo com os resultados da pesquisa, podemos afirmar que nessa organização, as equipes trabalham em um ambiente agradável e sintonizado e que mesmo quando existem possíveis conflitos, estes são resolvidos através de muito diálogo e comum acordo, para que nenhum atrito possa influenciar no desempenho desses profissionais em seu ambiente de trabalho.

Vale ressaltar que segundo as lideranças pesquisadas, qualquer tipo de desacordo entre os operários é resolvido entre eles e os líderes se envolvem somente no caso de necessidade. Esses colaboradores são motivados com o reconhecimento de atitudes positivas como essas.

No quadro a seguir, notamos que quase 100% dessa organização possui uma rotina de trabalho bem definida em todos os setores da fábrica, desde o Estratégico, até os Operacionais, por esse motivo a empresa opera em perfeito entendimento.

Como uma fábrica há pouco tempo no mercado, cerca de apenas 5 anos, a STM mantém fundamentos bem estabelecidos dentre seu quadro de funcionários.

Obtivemos respostas bastante equilibradas e positivas, agregando à empresa os valores e objetivos que fundamentam uma grande organização, onde todos possuem uma visão de futuro bastante semelhante, que é colocar a STM entre as 5 maiores no ramo de extrusão de alumínio.

Em contra partida, a responsabilidade social da empresa é praticamente nula, o que deixa os funcionários e sua comunidade muito desapontados, por causa do grande potencial de crescimento dessa região.

Outro ponto positivo e que vale a pena destacar, são os produtos oferecidos pela empresa. Eles acompanham um selo de qualidade máxima e as metas de produção estipuladas são bem rígidas, o que lhes confere atender uma demanda elevada de maneira competitiva.

As mudanças sugeridas por seus colaboradores foram unânimes, a matéria prima é descrita como de qualidade inferior, o que acarreta um aumento do tempo útil de maquinário e pessoal em quase todos os departamentos. É exatamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com