TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1 Bimestre Logistica

Artigos Científicos: Desafio Profissional 1 Bimestre Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 11

1. MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES

Em busca de expansão de suas atividades , a conceituada Gravadora após estudos e avaliações de ordem financeira e funcional optou em instalar-se na cidade “Meca” tendo obtido as autorizações pertinentes da prefeitura daquela cidade, sem qualquer oposição.Todavia, os moradores do bairro eleito opuseram-se a essa iniciativa e com o intuito de embargar a obra, apresentaram inicialmente na Prefeitura manifesto escrito contendo os argumentos que embasam sua discordância.Assim, representados pela Associação de Moradores na pessoa do Sr.Carlos Henrique que lidera o movimento justificaram sua posição.

Diante do conflito de interesses instaurado, fomos acionados para buscar uma solução amigável de modo a atender as necessidades das partes, estabelecendo mútua satisfação.

Primeiramente, a par dos motivos apresentados pelo Sr. Carlos para evitar a construção da sede da gravadora, quais sejam: o barulho a segurança e o trânsito no local, verificamos que o o mesmo por ter formação superior em administração, portanto, área de exatas, tem uma visão prática e objetiva da situação, logo, necessitaríamos de argumentos fortes, sólidos que pudesse trazê-lo à mesa de negociação, dessa forma trazer a comunidade mais perto da Gravadora estabelecendo um primeiro vínculo.

Assim o primeiro objetivo foi alcançado, qual seja, o de buscar aproximação com a outra parte no caso a associação, e demovê-la da sua proposta inicial de que a gravadora buscasse outro local para a construção. Isso se deu, quando na reunião prévia apresentamos a proposta de visitação à sede matriz da gravadora de modo que conhecessem o trabalho e a estrutura dos estúdios, onde poderiam comprovar que o som não afetaria a tranquilidade dos moradores composta na maioria de idosos, considerando a tecnologia utilizada na acústica dos mesmos.

Tal ação, abriu possibilidade de negociação quanto aos outros pontos apresentados pela associação, convergindo para um possível entendimento.

O fato do Sr. Carlos comparecer à reunião acompanhado de outros dois moradores, facilitou nosso trabalho, considerando que o mesmo tem um perfil analítico de negociador, necessita de ações concretas se atém a detalhes e pormenores, apresenta-se inflexível , vez que, só trouxe uma proposta, a de que a gravadora escolhesse outro local, então diante da proposta concreta que apresentamos, qual seja a visitação, estabelecemos um vínculo de possibilidade de confiança, abriu a possibilidade para negociarmos os outros pontos pendentes e trazermos nossas propostas de revitalização da área, investindo na mobilidade urbana, segurança e lazer.

Os benefícios gerados com essas ações, alcançará a todos, visando uma convivência harmoniosa entre comunidade e empresa. Naturalmente poderão perceber que o novo nem sempre é devastador, a cultura os princípios e o meio ambiente, podem permanecer intactos sem comprometer o desenvolvimento do progresso necessário à toda sociedade.

Empreendemos um estilo expressivo de negociação, entendendo que neste caso é necessário ser rápido e proativo, porquanto se cedermos muito à outra parte, a conclusão da negociação poder levar muito tempo e até prejudicar o objetivo da mesma, sujeitos a perdermos o foco se nos atermos aos detalhes que exige o perfil do Sr. Carlos. Ademais, a demora acarretaria transtornos quanto ao cumprimento de prazos junto aos órgãos públicos como entrega de documentação e com a construtora. Da mesma forma, prejuízos financeiros e com os projetos dos colaboradores, risco de desestímulo de funcionários que precisam organizar suas vidas pessoais com a mudança.

2. MAPEAMENTO DAS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES SEGUNDO JUNG

À vista do exposto , podemos identificar abaixo os estilos, características das partes e métodos aplicados na negociação :

GRAVADORA

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Expressivo

Afirmativo e

Informal Proativo,otimista,flexível

Participativo.

Estabelecer vínculo com a parte , de modo a conhecer e compreender as necessidades e problemas apresentados de modo a equacionar uma solução efetiva e benéfica para todos.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

ESTILO CARACTERÍSTICAS TÁTICAS USADAS NA NEGOCIAÇÃO

Analítico e

Formal metódico,lógico,inflexível e negativista

Utilização de pressão popular dos moradores , intimidando a concretização do projeto,flexível por necessidade porém resistente.

3. ANÁLISE E PLANEJAMENTO

Reportando-nos às considerações iniciais sobre a situação de conflito instaurada, passamos a analisá-la sob o ponto de vista do perfil, estilo e características dos representantes das partes, e sua atuação no processo negocial.

Todavia, antes de adentrarmos à análise propriamente dita, faz-se necessário tecer algumas considerações acerca do processo negocial.

Para se obter uma negociação exitosa é necessário ser objetivo na apresentação de propostas e fazê-las de forma concreta, demonstrando ações imediatas e eficazes a fim de conquistar credibilidade . Em um ambiente de negociação é essencial ter atenção no que de dizem , saber ouvir e sobretudo compreender as questões controversas apresentadas.Falar somente o necessário durante a exposição, sem especulações ou perguntas muito longas para não perder o foco e a objetividade, e principalmente para não perder o controle da condução da mesma.

No caso em questão, tais ações foram utilizadas como estratégia para conhecer melhor os moradores do bairro e suas queixas em relação à construção pretendida na reunião prévia.Pudemos notar ao longo da reunião que o Sr. Carlos Henrique é resistente, metódico, inflexível, com objetivo de não ceder e levar adiante a decisão de não permitir a construção, sob o argumento de perturbação da ordem pública, o qual se daria especialmente com o barulho advindo da atividade da empresa, o trânsito constante de veículos e de pessoas estranhas à comunidade, deixando o bairro vulnerável à ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com