TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Delicatta LTDA

Por:   •  4/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  11.003 Palavras (45 Páginas)  •  532 Visualizações

Página 1 de 45

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

Roger Pereira Bispo – RA: 6016463412

TUTOR EaD: Ana Claudia Tsukamoto

DESAFIO PROFISSIONAL

DELICATTA LTDA: estudo e aplicação de melhorias estratégicas em uma fabricante de móveis planejados

SUMARÉ, SP

ABRIL / 2018


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

FACULDADE ANHANGUERA DE SUMARÉ

Roger Pereira Bispo – RA: 6016463412

TUTOR EaD: Ana Claudia Tsukamoto

DESAFIO PROFISSIONAL

DELICATTA LTDA: estudo e aplicação de melhorias estratégicas em uma fabricante de móveis planejados 

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de TLOW - Planejamento, Programação e Controle da Produção.

SUMARÉ, SP

ABRIL / 2018

RESUMO


        
A Delicatta LTDA é uma empresa moveleira produtora de artigos planejados, administrada em regime familiar e que atualmente tem apresentado dificuldades de gestão e planejamento nas áreas de marketing, custos, produção e logística. Após queda em sua receita e perda de parte considerável de clientela devido a estes equívocos, seus gestores entraram em consenso para criar uma estratégia reativa integrada capaz de contornar tal situação. E é dentro deste contexto hipotético que o estudo de caso a seguir busca, através da citação de autores renomados, explicações de conceitos técnicos e reflexões acerca dos temas propostos, encontrar soluções viáveis para os desafios enfrentados pela movelaria (esquematizando ações que proponham medidas diretas e efetivas). A intenção com isso é a de ampliar o entendimento da importância da cadeia de suprimentos e de seu mais efetivo funcionamento — tema fundamental dentro de um contexto mercadológico acirrado e competitivo como o atual —, visto que a menor fraqueza dentro do fluxo pode impactar (às vezes, ferozmente) nos lucros de uma organização de modo negativo.        

Palavras-Chave: logística, marketing, transporte, custos, produção.
Keywords: logistics, marketing, transportation, costs, production.

 


  1. SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETO DE ESTUDO: Delicatta LTDA        5

3.        PASSO 1: Logística, Cadeia de Suprimentos e Lead Time        6

4.        PASSO 2: Planejamento de Produção e Controle de Estoque        10

5.    PASSO 3: Gerenciamento de Custos Logísticos................................................13

6.        PASSO 4: Marketing, Segmentação Mercadológica e Análise SWOT        19

7.        PASSO 5: Modais – Conceitos, Vantagens, Desvantagens e Viabilidade        27

8.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        33

9.        REFERÊNCIAS        35


  1. INTRODUÇÃO

        A relação entre logística, produção, custos e marketing deve ser bem trabalhada para que as corporações, de um modo geral, reduzam os seus custos, evitem perdas, maximizem a qualidade dos produtos/serviços, gerem vendas e atendam às demandas de seus clientes. É curioso notar que, de uma forma ou de outra, estes conceitos acabam chocando-se em uma treliça de interdependência, onde cada um deles tem potencial para influenciar positiva ou negativamente entre si e no todo — e a este todo, dá-se o nome de cadeia de suprimentos, tema de grande preocupação no meio empresarial atual.        
        Empresas conscientes estão cada vez mais empenhadas em gerir de maneira eficiente cada etapa da sua cadeia de suprimentos ao ponto de realizarem verdadeiros estudos da área que as auxiliem a alcançar o ápice de eficiência da mesma e alavancarem as suas marcas. Elas entendem que um
supply chain deficiente significa, na maioria das vezes, perda de dinheiro e clientela.        
        Contudo, cada um desses pontos pode ser melhor compreendido isoladamente, destrinchado e só então unido aos demais para entender todo um panorama. Inúmeros autores, tais como Ballou, Francischini, Kotler, Ballestero-Alvarez, dentre outros, o fazem, sempre aplicando-os em exemplos hipotéticos que colaborem para o entendimento dos temas de forma ampla.         
        A exemplo destes, o trabalho a seguir utiliza-se do caso fictício de uma empresa fabricante de móveis planejados em processo de reestruturação interna de processos — a Delicatta LTDA — para demonstrar problemáticas comumente enfrentadas pelas organizações no campo logístico, financeiro, produtivo e de propaganda, ao passo que sugestões de melhorias, estratégias e ferramentas serão dadas. O intuito é elaborar um plano básico de melhoria para as partes da cadeia que apresentam problemas apontando, no discorrer dos textos, os vários tipos de modalidades de transporte, a eficácia de uma boa gestão de estoques e produção, definições de
lead time, matriz SWOT, ferramentas de marketing e demais aspectos inerentes à supervisão de uma cadeia de suprimentos e deixando claro a todo o momento que o ambiente dinâmico de negócios nunca foi e nunca será um ambiente estático (demandando, portanto, constante cuidado e avaliação de seus procedimentos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.5 Kb)   pdf (658.8 Kb)   docx (239.5 Kb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com