TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Empresa Delicatta Ltda

Por:   •  7/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.948 Palavras (16 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Logística

Centro de Educação a Distância - CEAD

NOME – RA

Tutora EAD:

DESAFIO PROFISSIONAL

CIDADE

MÊS - 2018


NOME – RA

Tutora EAD:

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Direito Empresarial, Matemática, Processos gerenciais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente e Tecnologias de Gestão.

CIDADE

MÊS – 2018  

RESUMO

Neste trabalho será desenvolvido os principais conceitos, funções e importância da logística e cadeia de suprimentos, a capacidade de elaboração de um plano básico de produção que tenha como finalidade organizar e otimizar o processo produtivo da empresa, como compreender os conceitos e formas de classificação dos custos logísticos e os sistemas de custeio disponíveis, a capacidade de elaborar um plano de marketing a fim de divulgar ao público prioritário os produtos e serviços de uma determinada empresa, e  adquirir os conhecimentos necessários sobre os principais modais de transportes e suas formas de administração. Será sugerido como implementar estratégias, ferramentas e soluções que contribua para a reestruturação de uma empresa produtora de móveis planejados, e como seus gestores podem avançar a produtividade da empresa.

Palavras-Chave: Sugerir; Implementar e Solucionar.


  1. SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO:        11

2. Cadeia de suprimentos ( Conceitos , aplicabilidades e importância):        12

3.  Lead time e quais ações devem ser tomadas nesse gerenciamento a fim de evitar os problemas:        12

4. Estruturação para um planejamento de produção:        13

5. Controlar o estoque e a quantidade de insumos estocados e just-in-time :        14

6. Principais conceitos em relação aos custos logísticos:        15

7. Plano de marketing, análise SWOT e segmentação do mercado :        16

8. Melhor modal para a empresa Delicatta Ltda :        19

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:        21


  1. 1. INTRODUÇÃO:

Desenvolvimento dos conceitos sobre Logística e Cadeia de Suprimentos, como deve ser feito o gerenciamento  correto para que a empresa possa atingir seus objetivos. Conhecimento em relação ao lead time, estruturação para os gestores da Delicatta  elaborar um planejamento de produção, gerenciar os custos logísticos, produzir um marketing, que será a alma de todo e qualquer negócio da empresa.

 Fazer um processo de estruturação logística, na qual empresa possa  pretender diversificar a forma como sua matéria-prima chega, elencando seus conceitos, vantagens e desvantagens. Elaboração de  uma análise SWOT a fim de identificar quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades que podem ser aproveitadas e também as eventuais ameaças relacionadas aos produtos e serviços da organização.

Necessidade de que a empresa adote um sistema de custeio, a fim de atribuir os custos ao seu produto. Criar uma maneira eficiente de controlar o estoque e mantê-lo em níveis aceitáveis dentro da empresa. Sendo assim elaborado um passo a passo que deve ter como finalidade a organização e otimização do processo produtivo da empresa e o melhor gerenciamento dos gestores dentro da empresa.


  1. 2. Cadeia de suprimentos ( Conceitos , aplicabilidades e importância):
  2. A cadeia de suprimentos é considerado um conjunto de métodos que atualmente são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da  rede: transportes, estoques, custos, etc.  
  3. A gestão da cadeia de suprimentos envolve todo desenvolvimento das  atividades da empresa ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega. Ballou (2006) diz que os custos logísticos podem aumentarem proporcionalmente ao nível de serviço oferecido. No mercado atual, abastecimento  é  pressionado  por  preços  e  pedidos de  prazos  menores ,  onde  cada vez  mais os  consumidores, empresas e companhias  buscam  por  menores  preços. Além do âmbito das rotinas administrativas consideramos que a logística é uma forma de alcançar a competividade.
  4. As atividades-chaves do processo do gerenciamento da cadeia de suprimentos são as seguintes: Serviços ao cliente padronizados; Transporte; Gerência de estoques; Fluxos de informação e processamento de pedidos.
  5. 3.  Lead time e quais ações devem ser tomadas nesse gerenciamento a fim de evitar       os problemas:
  6. Lead time é o período entre o início de uma atividade, produtiva ou não, e o seu término, dizemos que a definição mais convencional para lead time em Supply Chain Management (SCM) é o tempo entre o momento do pedido do cliente até a chegada do produto no mesmo.
  7. O Lead Time também pode ser entendido como  uma medida do tempo gasto pelo sistema produtivo para transformar matérias-primas em produtos acabados , ou também como um tempo necessário para que um produto evolua do planejamento  ao lançamento, do pedido à entrega ou da matéria-prima ao cliente e incluindo o tempo de processamento e o tempo de fila.
  8. Para evitar futuros problemas para empresa, devem ser tomados os seguintes meios para o gerenciamento da empresa de acordo com Lead Time:
  • Fazer uma lista com todos os produtos exigidos, ou seja, todos os itens necessários para um serviço de reparo, ferramenta e matéria-prima que serão utilizadas  para produzir o produto.
  • Após estabelecer  a quantidade necessária de tempo para obter cada item da lista e desenvolvido o passo acima.
  • É de muita  importância selecionar quais são os itens que possuem um prazo de entrega maior determinando no segundo passo acima e, anotar para saber o quanto será necessário para recebê-lo.
  • Estabelecer um  número de dias ou horas necessários para fabricar o produto ou completar o serviço.
  • Acrescentar o tempo de espera necessário para receber os produtos para a venda ao cálculo do tempo exigido para fabricar o item ou para conseguir um funcionário para a instalação.
  1. 4. Estruturação para um planejamento de produção:
  2. A organização e a otimização tem como objetivo reduzir ou eliminar desperdício de tempo e recursos, gastos desnecessários, gargalos e erros. Para um bom planejamento de produção devem se seguir os seguintes passos :
  • Identificar  no processo da empresa o que está  custando mais do que deveria, ou que está causando insatisfação nos clientes, ou até mesmo estresse nos colaboradores.
  • Repensar no planejamento, mapeando assim  o processo, como  os passos devem ser realizados, como o processo flui.
  • Implementar mudanças, adotando um  novo processo desde o início.
  • Automatizar os processos que foram provados e aprovados e os espalhar pela empresa e observando os resultados em redução de gastos, prevenção de erros, corte em desperdício e aumento de produtividade.
  • Monitorar o processo para encontrar novos pontos de melhoria, que possam trazer satisfação dos clientes, dos colaboradores, aumento nos ganhos e corte de desperdícios.
  • Definir os Objetivos Estratégicos como aumentar a satisfação dos clientes em 20%; reduzir os custos produtivos em 15%; elevar o índice de capacitação dos funcionários em 30%.
  • Definir os Objetivos Táticos (Metas) como garantir que os pedidos de clientes sejam atendidos em no máximo 1 dia; garantir que nenhum produto com defeito seja comercializado; Garantir que 100% dos funcionários possuam graduação.
  • Definir os Objetivos Operacionais (Planos de Ação) como implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos; implantar um programa de qualidade total; fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.
  • Elaborar um Orçamento Empresarial como as  metas de faturamento vão se tornar Projeções de Vendas, como as metas de capacitação dos funcionários vão refletir nas Projeções de Despesas Operacionais, a implantação do sistema de rastreamento se tornará um Investimento Operacional, a melhoria dos processos produtivos terão impacto direto sobre a Projeção de Custos Produtivos e assim por diante.
  1. 5. Controlar o estoque e a quantidade de insumos estocados e just-in-time :
  2. O conceito de controle de estoque e a quantidade de insumos envolvem registros, fiscalização e gestão de entradas e saídas de matérias-primas, mercadorias produzidas ou vendidas por uma empresa. Para esse processo o gestor deverá manter controle do estoque e a quantidade de insumos por tipo de mercadorias/produtos existentes na empresa, seguindo os seguintes métodos:
  • Deverão registrar no controle de estoque a quantidade, o custo unitário e o custo total das mercadorias/produtos vendidos;
  • Sempre periodicamente, devendo ser confirmados  os saldo apurado no Controle de Estoque "bate" com o estoque físico existente na empresa;
  • Calculando  no controle de estoque o saldo em quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias/produtos que ficaram em estoque;
  • O controle das entradas e saídas de materiais deve se constituir de forma obrigatória e cobrada forma de rígida ;
  • Deverão ser anotadas em fichas ou em um sistema informatizado todas as entradas e saídas;
  • Deverão ser acompanhadas de requisição de saída qualquer saída de estoque (produção, transferência, troca etc );
  • Não se devem permitir que sejam retiradas mercadorias ou materiais sem a devida requisição e com a identificação de quem as retirou;
  • No sistema serão escolhidos diariamente alguns itens para serem contados, se forem encontradas diferenças deverão ser comunicadas e sua causa, investigada, sendo aplicado assim a implantação de um "Inventário Rotativo".
  • Todo processo de movimentação de estoque deve ser estabelecido por meio das Normas de Entrada e Saída de Estoque.
  1. Dizemos que Just in time é um sistema que tem por objetivo produzir a quantidade demandada a uma qualidade perfeita, sem excesso e de forma rápida, transportando o produto para o lugar certo no tempo desejado.
  2. Seus objetivos são reduzir ou eliminar, todo estoque e desperdícios nos diferentes estágios do processo eliminando os custos derivados, produzir e entregar os produtos mesmo a tempo de serem vendidos. O Just in time significa “no tempo justo”, que exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, observando a capacitação  de empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada e por isso tem suas seguintes vantagens como :
  • Conversão rápida dos materiais;
  • Uma redução do trabalho em processo;
  • Uma redução de espaço e manuseio;
  • Resposta rápida aos problemas;
  • Uma redução de agendamentos e rastreamentos;
  • Maiores responsabilidade;
  • Melhores qualidades;
  • Menor  desperdícios e retrabalhos;
  • Melhores respostas ao mercado;
  • Melhoria de atitude.
  1. 6. Principais conceitos em relação aos custos logísticos:
  2. Os custos logísticos atualmente é um tipo de custo considerado muito significativo dentro das empresas, desde os seus  estoques,  inventário,  embalagem,  fluxo de informações,  movimentação, aspectos legais, planejamento operacional, armazenagem e serviço ao cliente, até suprimentos, transportes e planejamento estratégico.
  3.     Hoje a falta de informações sobre custos no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logística e para o gerenciamento de distribuição, é uma das maiores causas para a dificuldade que muitas companhias tem , inclusive a Delicatta Ltda.
  4. A seguir temos algumas informações sobre os custos logísticos:
  • Armazenagem: é aqueles que são aplicados nas estruturas e condições necessárias para que a empresa possa guardar seus produtos adequadamente;
  • Estoques: é são aqueles gerados a partir da necessidade de estocar os materiais, investidos em estoque custa dinheiro, que empata capital e enfatiza a questão do custo de oportunidade;
  • Transporte: geralmente da origem às despesas com frete que esta incluída no preço,e todas as despesas relacionadas à movimentação de materiais fora da empresa podem ser consideradas custos com transportes.
  1. Desses métodos acima podemos sugerir o transporte, pois hoje representa a maior fatia dos custos logísticos, além de ser um fator altamente sensível e fundamental em relação à satisfação dos seus consumidores, as ações em transporte refletem diretamente na qualidade do produto ou serviço entregue ao consumidor.
  2. 7. Plano de marketing, análise SWOT e segmentação do mercado :
  1. O Plano de marketing é um planejamento para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos de uma determinada empresa. Tem como objetivo principal orientar e planejar ações de como atuar no mercado, obtendo um aumento nas vendas, conquistando seus  clientes, desenvolvendo estratégias na comunicação .É composto por três seguintes passos :
  • Planejar a definição do negócio, analisar o ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, tendo como base na  SWOT, estabelecer o  público-alvo,  se posicionar no  mercado, criar objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
  • Implementar  estratégias de  execução de marketing, assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. Seu  plano de ação pode ser  desenvolvido baseando na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.
  • Avaliar as ações executadas estavam de acordo com o que foi planejado.
  1. INTERNO
  1. EXTERNO
  1. Forças: Um sistema logístico bem estruturado e integrado é, atualmente, uma necessidade real de grande parte das empresas, através do qual elas procuram disponibilizar seus produtos e serviços a uma quantidade maior de pessoas com um nível de serviço adequado.
  1. Ameaças: A competitividade das empresas caracterizada por diversos fatores, dentre os quais destaca-se: a concorrência entre as empresas do mesmo ramo de atuação; os custos logísticos, estocagem de materiais. Por isso uma boa gestão de marketing favoreceria para o melhor avanço da empresa.
  1. Fraquezas: a falta de informações sobre custos no processo de adoção de uma abordagem integrada para a logística e para o gerenciamento de distribuição. Com o plano de marketing isso poderá ser melhorado.
  1. Oportunidades: Planejar uma boa gestão de marketing de forma estratégica, buscando maneiras de condução das ações cujo objetivo seja a obtenção da vantagem competitiva da empresa.
  1.  A Segmentação do mercado atualmente é utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, para o planejamento das suas estratégias. Quando falamos em segmentar um mercado, queremos dizer que vamos dividi-lo, ou seja, os consumidores serão agrupados por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências homogéneas. 
  2. Suas formas são os seguintes : demográficos, geográficos, sociais, económicos, de personalidades, de estilos de vida, de comportamentos e atitudes face ao produto e à marca. Tem como sua vantagem a possibilidade de diminuir os custos e os preços, e desta forma ter à sua disposição um maior mercado potencial, e tem como sua desvantagem o preço , que é apenas uma das variáveis valorizadas pelo consumidor, por isso, atualmente, há a necessidade de adotar uma oferta de valor mais complexa.                                                                                                                                                  
  3. A segmentação tem canais de distribuição que prestam informações sobre o produto, sua customização, sua garantia de qualidade, sua oferta de produtos complementares, assistência técnica, pós-venda e logística, obtendo como objetivo a  garantia de disponibilidade do produto para os seus principais clientes. Escolher um canal de distribuição eficiente é muito importante para o marketing, sendo assim temos três formas de canais de distribuição : exclusiva, seletiva e intensiva.
  4. Exclusiva: Dizemos que o próprio fabricante escolhe seus revendedores, onde eles mesmos autorizam a distribuir de forma exclusiva os seus produtos e controlando grande parte das atividades desses revendedores, ou seja , o fabricante deve vender por meio de um ou de poucos intermediários.
  5. Seletiva: É quando ocorre que o fabricante vende por meio de um grupo selecionado de intermediários. Sendo utilizado quando a natureza do negócio precisa de valorização.
  6. Intensiva: Nessa se aplica a lógica de “quanto mais, melhor”, ou seja, o fabricante vende por meio de tantos intermediários quantos forem possíveis. Sendo  utilizado quando se tem que ter grande disponibilidade do produto em um grande número de pontos de venda.
  7. O canal de distribuição que a empresa Delicatta Ltda deve utilizar em seu negócio para começar uma estratégia mais alinhada ao produto deve ser a exclusiva , pois seu principal intermediário é o varejo, que hoje no mercado atual empresas que produzem cozinhas, quartos planejados e móveis planejados tal como escritórios estão se utilizando desse meio de canal para sua gestão em produtividade.
  8. O varejo tem dois meios: a venda por meio de varejo local ocorre em lojas com estabelecimento fixo. E a venda direta é feita de forma direta ao consumidor, podendo, por exemplo, ser uma fábrica que produz o móvel e já comercializa diretamente para o consumidor final.
  9. A empresa pode se utilizar como meio de marketing produzindo planfletos com ofertas de seus variados produtos e onde seus consumidores podem irem em busca deles, na qual será o varejo, tal como lojas ou ate mesmo na sua própria fábrica com um espaço especial para a venda de seus produtos ao seus clientes.
  10. 8. Melhor modal para a empresa Delicatta Ltda :
  1. Atualmente os modais de transporte tem se tornado parte indispensável nesse processo logístico, promovendo a chegada da mercadoria ao seu destino estabelecido. Os modais existentes são :
  • Rodoviário: que é um transporte realizado sobre rodas nas vias pavimentadas ou não, por veículos automotores (ônibus, caminhões, veículos de passeio, veículos de transporte, entre outros). É elemento fundamental nas cadeias produtivas, pois une mercados promovendo a integração de regiões e estados.
  • Ferroviário: Nesse as mercadorias transportadas são de baixo valor agregado e em grandes quantidades, como: minério, produtos agrícolas, fertilizantes, carvão, derivados de petróleo, entre outros. A maioria desse modal se concentra em três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com predomínio no transporte de cargas. Apresentando elevados custos fixos de implantação e manutenção, mas grande eficiência energética.
  • Aquaviário: Esse modal de transporte tem papel estratégico, pois transporta grandes volumes de mercadorias a longas distâncias. E aqui no Brasil é um país privilegiado por possuir uma extensa costa marítima e muitas bacias hidrográficas, o que facilita esse meio de modal.
  • Marítimo: É considerado um tipo de transporte aquaviário, é  o principal tipo de transporte nas comercializações internacionais e pode transportar: veículos, cereais, petróleo, alimentos, minérios, combustíveis, entre outros, de acordo com Transporte Marítimo do Brasil.
  • Aeroviário: Considera-se um dos setores mais dinâmicos da economia mundial, estimulando as relações econômicas e o intercâmbio das pessoas e mercadorias. Devido a mudança do comportamento do consumidor tornou-se um dos principais fatores contribuintes, para o avanço do transporte aéreo, devido à mobilidade e eficiência.
  • Dutoviário: Movimenta produtos em grande volume, seu sistema apresenta benefícios relacionados por consumir pouca energia e apresentar baixo custo unitário por unidade de distância adicional, além de dispensar gastos com embalagens.
  1. Na empresa Delicatta Ltda atualmente seus insumos hoje chegam ao Brasil pelo Porto de Santos e depois são levados até a empresa por caminhões, mas segundo Diana, uma das gestoras, questiona se não seria mais viável – para os casos dos insumos com menor urgência fossem transportados por ferrovias, a fim de baratear o custo com transportes.
  2. Podemos dizer que seria sim uma forma mais viável transportar os insumos com menor urgência por meio do modal ferroviário, pois indicado para transportar grandes volumes por médias e grandes distâncias. Segurança é maior, pois tem menor índice de acidentes e roubos de carga.
  3. Já para os insumos de maior urgência o melhor modal seria o aeroviário, pois esse é adequado para mercadorias de alto valor agregado, baixo peso e volume e urgência na entrega quando em grandes distâncias. Sendo assim a empresa pode optar por esses novos modais como forma de estabelecer um novo processo de produção, gestão e controle da empresa.
  4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-just-in-time/21936/

Publicado por: Administradores

(BALLOU, 2006): BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - Logística Empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. 616 p.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (230.2 Kb)   docx (318.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com