TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Industria de Música

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 3

Desafio Profissional

Passo 1

 Três em cada dez pequenas empresas brasileiras fecham as portas em dois anos de atividade. Segundo dados do Sebrae.

Em uma breve pesquisa pela internet, conseguimos descobrir diversos motivos para o insucesso de muitos negócios logo no inicio de sua atividade. A principal justificava dessas empresas, e com razão, é a burocracia no Brasil, elas exigem tempo e algum entendimento, para atender as normas contábeis e trabalhistas. O Brasil hoje, tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, e grande parte do faturamento das empresas vai para pagar esses tributos onde acaba impedindo o empresário de fazer investimentos.

Existem ainda, outros fatores que podem motivar esse insucesso como não saber distinguir pessoa física de pessoa jurídica, uma vez que o patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos, e a dica é ter uma remuneração estabelecia e utilizar apenas esse dinheiro para pagamentos pessoais.

A falta de investimento em treinamentos, em material de divulgação, também causam graves problemas. As empresas precisam comunicar-se com seu mercado, estabelecer o conceito da empresa, aumentar a quantidade de clientes, criar novos mercados, descobrir consumidores.

Outro fator é envolvimento familiar, dentro de uma empresa não existe a definição filhos, esposa, marido, todos são funcionários com direitos e deveres iguais. Escolher um sócio que tenha uma visão muito diferente, fazer a distribuição de tarefas, sem aproveitar a qualidade de cada pessoa, também pode o atrapalhar o crescimento da sua empresa.

PASSO 2

O plano de negócios é um documento expõe todos objetivos de um negócio e qual o caminho ele deve traçar para alcançar suas metas correndo o menor risco possível, dando uma segurança para quem inicia uma nova empresa ou para quem quer aumentar e inovar o seu negócio, funciona como um guia para a gestão estratégica.

Com este plano fica fácil organizar e analisar as ideias tendo uma noção antecipada da situação da empresa e do mercado antes de tomar qualquer decisão, isso não significa que você não irá corre riscos porém evita que decisões erradas sejam tomadas por falta de análise e planejamento.

Para o restaurante Smak, este plano seria ótimo, uma vez que ele orienta a expansão de empresas já em atividade, apoia a gestão do negócio, facilita a comunicação entre empregados, sócios, clientes e investidores fazendo com que cada colaborador saiba seu papel, e ajuda a captar recursos financeiros, humanos ou parcerias. Para uma empresa já existente, é importante estabelecer metas claras e prazos, depois analisar o mercado, o publico alvo os concorrentes, recursos necessários, projetar os gastos, é necessário todo um PLANEJAMENTO. Quando bem executado o plano de negócios torna-se uma ferramenta norteadora, definindo sua estratégia de atuação a longo prazo.

  

PASSO 3

A ferramenta de análise denominada SWOT é utilizado para a formulação de suas estratégias.

Segue abaixo a análise para o restaurante da família Partala

Forças

(Ambiente Interno)

- Excelente localização

- Comidas típicas polonesas

- Arquitetura típica

- Decoração típica

Fraqueza

(Ambiente Interno)

- Apenas refeições típicas

- Cardápios apenas em língua polonesa

- Garçom sem qualificação

- Falta de divulgação

- Dona do restaurante se desdobrar em todas as funções

- Falta de diversidade no cardápio

Oportunidades

(Ambiente Externo)

- Aumento de turistas na região

- Parcerias estratégicas

- Capacitação de funcionários

- Uso da internet para divulgação do negócio

Ameaças

(Ambiente Externo)

- Crescimento de concorrentes na região

- Poucas parcerias

- Dificuldade de inovar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com