TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Industria De Bebidas Pira

Dissertações: Desafio Profissional Industria De Bebidas Pira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2014  •  1.481 Palavras (6 Páginas)  •  834 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O mercado exige cada vez mais conhecimento por parte dos profissionais, uma empresa deve investir em capacitação, tecnologia, inovação, desenvolvimento, e além disso ainda cortar custos calculados para garantir sua fatia em meio ao cenário extremamente competitivo do século atual. A tarefa não é fácil e altamente desafiadora. Os profissionais de hoje devem estar preparados e munidos de toda informação possível para não caírem em situações desfavoráveis.

Empresas familiares podem ter sérios prejuízos ou sofrer com estagnações definitivas se não houver atitudes empreendedoras por parte de seus gestores. A continuidade da busca por excelência e desenvolvimento pode ser a grande chave do sucesso, e investir na adequação de conhecimento, preparo e formação dos colaboradores pode definir se uma empresa continuará ou não no mercado.

2. PROBLEMÁTICA DA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

Tendo como ponto de partida uma empresa familiar onde os sucessores não possuem o conhecimento, preparo e formação necessários para dar continuidade a um processo de desenvolvimento da empresa de sua família, temos um cenário que apresenta considerável risco de falência ou estagnação definitiva.

2.1 Processo Sucessório

Para que ocorra um processo sucessório eficaz é preciso que haja planejamento, pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa. Portanto o Doutor João deverá, antes de sua saída definitiva da empresa, dar melhor suporte junto a uma consultoria externa, para facilitar a melhor análise de escolha de um futuro sucessor para a empresa entre seus filhos Paulo e Iran, e também a possibilidade de eleger um sucessor dentre o quadro de funcionários capazes dentro dos setores da indústria de Bebidas Pira, uma vez que os mesmos já estão habituados aos métodos tradicionais utilizados pela empresa e já tem uma noção de como melhorar procedimentos, produtos e serviços. Em suma, deixando de forma bem clara se o futuro sucessor tem mesmo foco, capacidade e se realmente prioriza o desenvolvimento de forma geral da empresa.

3. PLANO DE SUCESSÃO PARA INDÚSTRIA DE BEBIDAS PIRA

"“A empresa e a família só sobreviverão e se sairão bem se a família servir à empresa. Nenhuma das duas se sairá bem se a empresa for dirigida para servir à família”. (PETER DRUKER)

Portanto para que haja um bom desenvolvimento do plano de sucessão familiar à indústria de Bebidas Pira, será necessário que a consultoria externa e o fundador da empresa atuem juntamente aos setores que envolvem a empresa de uma forma sistêmica, enfatizando a busca por conhecimento, informação, adequação, especialização, inovações tecnológicas e de procedimentos ao perfil da empresa e do mesmo ao diálogo, e que implante um sistema de gestão voltada a governança corporativa, pois o mesmo envolve melhor os relacionamentos entre Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal, aumentando valor da sociedade, facilitando seu acesso ao capital, e consequentemente, contribuindo para a perenidade da empresa.

 Quadro de Fatores/Soluções - Conselhos para combinar soluções para um bom plano de sucessão da indústria de Bebidas Pira

1. Falta de habilidade ou conhecimento.

- Treinamento e melhoramento acadêmico em geral

2. Realização do trabalho indo de acordo com procedimentos e práticas demoradas e de muita demanda de esforço.

- Mudança de comportamento organizacional dando espaço para novos procedimentos mais ágeis, lucrativos e simplificados.

3.Criar atalhos ou não seguir procedimentos e práticas de forma positiva e tolerada

- Aconselhamento a quem influencia tais práticas e punição (acordos ou consequências) a trabalhadores quando não cumprirem os procedimentos corretos.

4.Falta de Procedimentos ou procedimentos inadequados para determinadas tarefas.

- Composição e aperfeiçoamento constante de procedimentos de acordo com a necessidade.

5.Comunicação inadequada entre funcionários e gestores com relação a procedimentos ou práticas.

- Novos meios de facilitação da comunicação, divulgação clara e explicativa de todos os procedimentos, passagem de feedback tanto de gestores para funcionários quanto de funcionários para gestores.

6.Ferramentas ou equipamentos e soluções de trabalho inadequados e/ou ultrapassados.

- Disponibilizar ferramentas de solução eficientes, equipamentos adequados e de acordo com as evoluções tecnológicas.

7.Fatores externos (fora de controle) mal administrados.

- Busca por melhores soluções aos determinados problemas de forma cautelosa e atenciosa para prevenção de perdas e/ou danos.

3.1 Análise do Processo de Sucessão da Indústria de Bebidas Pira

A identificação do perfil básico do futuro sucessor, será aquele que estará se qualificando melhor tanto em formação acadêmica, treinamentos, quanto a busca por novas experiências profissionais pra se adequar as exigências de mercado e a empresa como um todo, organizando-a e repassando a todo sistema que forma a empresa de um modo geral de inclusão de todos setores qual sua real situação, tendo que negociar e administrar conflitos que sempre existirão, agindo de forma neutra para não criar atritos pessoais e assim podendo pôr em prática os objetivos da empresa de Bebidas Pira em conforme a continuidade e melhoramento da empresa desde seu fundador até sua posterior continuidade.

3.2 Metodologia

A alteração do perfil de gestão pode provocar melhorias interessantes para empresa. No entanto é bom ressaltar que o perfil do sucessor deve estar de acordo com os valores e objetivos da companhia e assim a partir das observações realizadas e da pesquisa aplicada tornar possível identificar que seus sucessores prezam e tendem aplicar os valores e crenças da família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com