TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Técnicas de Negociação Gestão do Conhecimento Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 11

                        Sumário

           Apresentação ......................................................................................................... 3

1.         Perfil dos Componentes......................................................................................... 4

2.          Habilidades essenciais do negociadores segundo modelo Jung............................ 5

3 .          Analise da situação .............................................................................................. 6

4 .         Planejamento da Gravadora....................................................................................7

5.          Desafios encontrados nas dependências da Gravadora..........................................8

6.           Prévia das negociações......................................................................................... 8

7.           Planejamento das  propostas para reunião final.................................................... 9

8.          Conclusão............................................................................................................  10

9.          Bibliografia............................................................................................................11

Apresentação

Após uma analise de diversos fatores como; custos, logística e ambientação ideal,  uma conceituada gravadora de musica, decide se instalar em bairro de classe média no interior de São Paulo, onde pretende inclusive,  investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhido como sede da empresa.

Os moradores por sua vez  através  da associação de moradores do bairro, não se sentiram satisfeitos com a vinda de tal negocio para as imediações e entraram com pedido/manifesto  junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranqüilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas que irá freqüentar o local.

A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos 4 moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, que  um porta voz da gravadora entrasse em contato com a associação de moradores para tentarem uma negociação e por fim um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações, para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta.

            O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.

1  Perfil dos Componentes

Associação de Moradores do Bairro

Líder: Carlos Henrique

Formação :  administrador

Objetivo : impedir a construção da gravadora

Alegação: perturbação da ordem pública

Argumento: barulho, segurança e infra-estrutura ( trânsito ).

Informações relevantes: Público conservador e questionador , que preza tranqüilidade , sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.

Estímulos a Negociação: Tem a idéia fixa que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.

  • Analise do perfil da Associação de Moradores e seus componentes:

Conforme descrito à cima, a associação de moradores possue uma maioria de associados  pessoas da terceira idade, o que utilizando de forma de visão holística a preocupação dos moradores se funde ao fato do medo de uma possível  descaracterização do bairro ao qual eles decidiram residir.

O fator barulho, também trata-se de uma grande preocupação, pois eles não possuem o conhecimento de como é feito e desenvolvido um trabalho de gravação , bem como suas instalações .

Como se trata de um público conservador o questionamento e reprovação de novidades costuma ser uma forma de solucionar conflitos.

A Gravadora

Negociador: Jorge Andrade

Formação: Estratégia de Negócios/ Experiência em negociar em meio a conflitos.

Objetivo: Obter a liberação de empreendimento e instalar a gravadora no bairro.

Alegação: O processo é inevitável

Estímulo a Negociação: Pode contribuir para melhoria no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.

  • Analise do perfil da Gravadora:

Empreendimento que visa melhorias a sua infra-estrutura e boa localização, o que facilita na logística dos envolvidos no processo de gravação.

Como se trata de um negocio que visa a inovação através da arte, as mudanças são bem vistas , pois podem trazer ótimos resultados se bem aplicadas.

Um bairro tranqüilo também pode ser um ponto a favor do empreendimento, pois pode trazer discrição aos envolvidos no processo de gravação.

A minha experiência como negociador trará facilidades, proporcionado  um resultado satisfatório para ambas as partes.

2  Habilidades essenciais dos negociadores segundo modelo Jung

Mapeamento Associação de Moradores :

Estilo : Confrontador

Características : Cooperativo e questionador . Busca a equidade e o acordo global de acordo com as circunstâncias dadas.

Táticas usadas na negociação: Colaborar e confrontar ao mesmo tempo não aceita uma resposta de prontidão, busca sempre questionar para se escolher a decisão mais viável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com