TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional de Planejamento Estrategico

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

        O objetivo do Desafio Profissional é apresentar o histórico da empresa Sullimar, visando analisar seus problemas e déficits metodologias nos mais diversos setores e departamentos, comparando os métodos de utilização da empresa em relação às disciplinas estudos nesse semestre, mostrando como essas disciplinas agem de maneira eficiente, e eficaz quando se trata de departamento logístico.

O presente trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar que a Logística esta em todos os lugares, em todas as empresas, e o quanto ela nos ajuda a lidar com varias situações sendo ela dentro da empresa ou ate mesmo fora da empresa.

A logística é de extrema importância para as empresas, pois ela nos proporciona um sistema de gestão que promove a competitividade e a qualidade no mercado desde o seu ponto de partida ate seu ponto final.  Vamos ver que a logística não é somente o processo de carregar caminhões para transportar produtos, a logística vai muito mais além, ela nos proporciona a lidar com situações contábeis, comportamento e aprendemos a pensar.


Sumário

  1. INTRODUÇÃO5
  2. BELEZA SULLIMAR5
  3. PROBLEMAS APRESENTADOS NA EMPRESA7
  4. A META 9

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS13

  1. INTRODUÇÃO

        Uma empresa de um determinado ramo industrial decidiu contratar uma auditoria para análise da Gestão da Cadeia de Suprimentos, tendo em vista os problemas enfrentados e por consequência a má gestão do negócio, sendo assim o(a) acadêmico(a) deverá fazer os levantamentos possíveis a fim de apresentar um plano de melhoria no âmbito da Logística Empresarial e por consequência abordar os aspectos de Planejamento, Programação e Controle de Produção.

        O estudo da logística propicia um melhor conhecimento das teorias relativas à administração, gestão, aquisição, produção e processos de distribuição o que pode auxiliar no entendimento de melhorias a serem implementadas nas organizações visando sempre produtos de qualidade, com menor preço possível, no tempo certo e clientes satisfeitos.

        A importância do presente desafio está no aprendizado em que você e sua equipe possam adquirir com o desenvolvimento do estudo, aplicabilidade dos conceitos logísticos pertinentes às matérias, além de contribuir para uma visão sistêmica dentro de uma organização.

        Escolher uma empresa para desenvolvimento do presente desafio, levantar alguns dados para o início dos trabalhos.

        Como o presente desafio submete a um estudo de caso, você e sua equipe devem escolher uma empresa para que o trabalho seja desenvolvido, mediante autorização da mesma.

        A empresa escolhida pode ser o seu próprio local de trabalho ou outra que tenham fácil acesso, facilitando assim a coleta de dados. Para que não ocorram problemas, para identificação da empresa usem um nome fictício.

  1. BELEZA SULLIMAR

Nome da Empresa: Beleza Sullimar

Região em que atua: Osasco - SP

Segmento da empresa: Produção e venda de Comésticos.

Principal atividade: Cosméticas Fragrâncias & Higiene Pessoal

Quais produtos que comercializa: maquiagens, produtos de higiene pessoal, loções hidratantes e perfumes.

Público Alvo: Homens e Mulheres de todas as idades e classes sociais

Principais concorrentes: Empresas grandes como Natura, Avon, Jequiti e Supermercados.

A empresa em iniciou no ramo de perfumaria, criando e inovando na criação de produtos, a partir dai com o sucesso da empresa foram surgindo novas oportunidades e logo passou a atender as novas necessidades de seu publico a partir deste período ela passava a atuar também na área de bem estar e perfumaria, que só ajudou para alavancar ainda mais suas vendas e se tornar uma das lideres do seu setor.

No Brasil temos aproximadamente 100,7 milhões de mulheres e este inicialmente era o principal publico alvo da empresa, mais as coisas vem mudando agora temos também o mercado masculino e o infantil, a empresa tem se adaptado para atender todas essa mudança de mercado que te nos últimos tempos e com toda essa demanda o desenvolvimento de produtos só têm aumentado mas a empresa não esta conseguindo dar conta da entrega e distribuição de seus produtos.

A empresa em relação aos seus fornecedores não fornece a informação de quem são seus fornecedores, pois a mesma trata a informação como estratégica para sua atuação, porem informa que seus fornecedores são de qualidade e confiança.

Os fornecedores para a Sullimar faz parte inerente de seu processo por isso tem um grande sigilo de seus nomes e seus produtos, com isso a empresa tenta evitar a espionagem industrial e tenta ser reconhecido nacionalmente no mercado de beleza.

Matérias primas utilizadas: São diversas as matérias primas mas entre elas estão o plástico, vidro, papelão, essências, álcool, corantes etc.

Locais de Armazenamento: Todos os produtos e matéria prima são armazenados no próprio armazém da empresa e distribuídos para os CDs dos estados.

A empresa tem diversos centros de Distribuição a maioria nas Capitais dos Estados para garantir a melhor distribuição dos produtos.

Todos os veículos são previamente cadastrados no sistema e ao chegarem ao CD os produtos são disponibilizado para o transporte e é conferido junto ao motorista a mercadoria e a nota fiscal garantindo a exatidão das informações.

Depois de conferido o caminhão é lacrado e o motorista liberado para dar inicio ao transporte da mercadoria.

Todos os produtos são recebido através de caminhões enviados pelas fabricas toda a mercadoria é conferido conforme a nota e registrada no sistema.

Depois toda a mercadoria é armazenada no armazém da fabrica.

O setor de logística separa a mercadoria e encaminha as docas. Quando os motoristas chegam a mercadoria e nota é conferido e encaminhado ao transporte.

         

  1. PROBLEMAS APRESENTADOS NA EMPRESA

Os principais problemas enfrendados pela empresa é a de excesso de custo, por falta de organização, planejamento e treinamento aos funcionários.

A desorganização é grande na hora de organizar e distribuir as mercadorias para as entregas, os motoristas não recebem o mapa da melhor rota para entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com