TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Por:   •  6/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO BASICO DO ARTIGO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Observando a economia do país, pode se afirmar que planejar é primordial para o ser humano. E não poderia ser diferente em relação a carreira profissional, pois planeja-la mantem o profissional constantemente atualizado. As relações pessoais e profissionais estão cada dia mais difíceis. Decorrente disso surge a necessidade de as pessoas estarem cada vez mais preparadas para o dia de amanhã.

Conforme certo (2003), estratégia visa atingir objetivos de longo prazo, sendo considerado o resultado do planejamento estratégico, ou seja, uma forma de saber o que deve ser feito a longo prazo para atingir as metas estabelecidas dentro da organização.

De acordo com Sales (2013), aborda-se muito planejamento estratégico dentro das organizações, mas se fala pouco de planejamento estratégico da carreira profissional. Os indivíduos se esquecem de suas condições e se voltam apenas para atingir o que é organizado e estruturado pelas organizações que trabalham. O autor afirma que para todo planejamento e preciso estabelecer um plano, como exemplo: Estabelecer metas pessoais e profissionais; ter foco e objetivo definido; saber lidar com dificuldades; ser humilde; manter contato com as pessoas e saber investir em novos aprendizados.

Quando o profissional planeja uma carreira se destaca entro os outros, pois quando se planeja pode se antecipar cenários futuros e proporciona ao indivíduo ver os pontos que precisam ser melhorados e seus pontos fortes desenvolvidos “O planejamento diz respeito a decisões futuras, mas as implicações futuras de decisões presentes” (DRUCKER, 1992, p. 42).

Para castro (2013) planejamento da carreira profissional é composto por três partes: Primeiro saber onde se encontra atualmente, quais condições do seu serviço, formação e histórico profissional. Segunda, estabelecer onde se quer chegar, quais objetivos estabelecidos. Terceira, quais os passos necessários para conseguir atingir o que foi estabelecido. A carreira de sucesso se baseia em escolhas certas. Tudo aquilo que se é planejado geralmente tem mais chances de sucesso. Por isso a importância de se elaborar planejamento de carreira.

Pati (2013) elaborou 10 perguntas que devem ser respondidas ao elaborar um plano de carreira, são elas: Eu faço o que gosto? Quais meus pontos fortes e fracos e qual impacto deles na minha vida profissional? A onde quero chegar? Qual natureza das atividades que quero desempenhar? Como dividir meu tempo entre minhas atividades profissionais e minha vida pessoal? Como me imagino financeiramente? Em qual tipo de ambiente quero trabalhar? Estou atualizado com as demandas atuais da atividade que quero desempenhar? Quais ferramentas necessárias para atingir meu objetivo? Como posso usar o networking a favor do meu objetivo?

Referencias

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CARREIRA PROFISSIONAL

Bruna Florindo Vieira de Souza - Graduanda em Administração-  bruhflorindo@hotmail.com - UNISALESIANO- LINS Profº. Irso Tófoli - UNISALESIANO - irsotofoli@uol.com.br Profº. Dr. Eduardo Teraoka Tófoli- UNISALESIANO - eduardotofoli@uol.com.br

MISSÃO SALESIANA DE MATO GROSSO – MANTENEDORA

 UNISALESIANO LINS – Rua Dom Bosco, 265 – Vila Alta – CEP 16400-505 – Fone (14) 3533-5000 Site: www.unisalesiano.edu.br - E-mail: encontrocientifico@unisalesiano.edu.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com