TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Anhaguera

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.834 Palavras (8 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTANCIA (CEAD)

CURSO: TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DISCIPLINAS NORTEADORAS: MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAS

ACADÊMICO: DEARLEY SOARES DE CARVALHO RA: 1028474752

DESAFIO PROFISSIONAL 1° BIMESTRE

TUTORA EAD: ELIZANGELA VIEIRA E SOUZA

PALMAS – TO, 23 DE SETEMBRO DE 2015

  1. Introdução

        Os desafios enfrentados por diversas empresas na busca de resultados satisfatórios, positivos e crescentes para seu bom desempenho e funcionamento tem sido assunto bastante discutido e analisado atualmente por especialistas. Nesse contexto, esse projeto visa propor melhores adequações a realidade que as empresas enfrentam e visam conquistar, ou seja, ter uma boa estrutura, profissionais altamente qualificados, empenhados, motivados e auto realizados, foram alguns dos aspectos apontados.

        Foi criado um organograma para que os colaboradores pudessem conhecer a hierarquia existente na empresa, e assim, se interessados poderiam almejar cargos superiores, através de bom desempenho e apresentação de resultados. Foram propostas também medidas para que a empresa aumente seus lucros reduzindo os custos operacionais. Para isso, a princípio, não foi necessário a realização de corte de pessoal. Com objetivo de reduzir despesa, a empresa ao invés de demitir resolveu investir em capacitação para os seus colaboradores, acreditando que se seu funcionário esta capacitado, motivado e realizado, conseguira ter um melhor desempenho na hora de desenvolver suas atividades e com isso, por exemplo, irá se empenhar para não perder vendas, e além de tudo conquistar novos clientes.

        Para reduzir custos foram feitas algumas recomendações a todos, no que tange economia na utilização de material de expediente e consumo, como por exemplo, o uso racional de agua e energia, o uso consciente de copos descartáveis, papel, dentre outros, bem como no material de uso para as vendas como sacolas reutilizáveis para levar as compras, pois assim reduziriam os custos com compras de sacolinhas. São medidas iniciais, francas e brandas, porem, acredita-se que tais ações podem aumentar os lucros e diminuir os custos.

  1. Reestruturação da distribuição dos cargos da empresa

O primeiro passo feito na nova reestruturação da empresa. Organizou-se o primeiro organograma do Hipermercado Hoterdan, pois ate então nunca existiu nenhum. Houve a criação de uma nova que se chamaria Diretoria Administrativa e de recursos humanos, ligada diretamente as outras três demais diretorias, houve também a criação da uma gerencia financeira, que cuidará das áreas relacionadas aos caixas do Hipermercado, a padaria contará com apenas um gerente ao invés de dois, cada gerência contará com um supervisor para auxiliar nas atividades diárias e uma nova distribuição do quantitativo de funcionário por setores da empresa. Segue abaixo o novo quadro quantitativo de funcionários e o organograma:

Quadro de distribuição de pessoal do Hipermercado Hoterdan

Departamento

Cargo de confiança

Operações

Presidência

1 presidente

Diretoria administrativa e de recursos humanos

1 diretor

8 colaboradores

Diretoria financeira

1 diretor

5 colaboradores

Diretoria compras

1 diretor

10 colaboradores

Diretoria operacional

1 diretor

4 colaboradores

Gerencia financeira

1 gerente

1 supervisor + 12 colaboradores

Gerencia de mercearia, secos e molhados

1 gerente

1 supervisor + 20 colaboradores

Gerencia hortifrútis

1 gerente

1 supervisor + 14 colaboradores

Gerencia de Padaria

1 gerente

1 supervisor + 12 colaboradores

Gerencia linha branca marrom

1 gerente

1 supervisor + 24 colaboradores

Gerencia de armarinho e têxtil

1 gerente

1 supervisor + 10 colaboradores

Gerencia Açougue e peixaria

1 gerente

1 supervisor + 24 colaboradores

Gerencia segurança

1 gerente

1 supervisor + 16 colaboradores

Total

180 funcionários

  1. Organograma do Hipermercado Hoterdan

[pic 2]

[pic 3]

  1. Plano de capacitação e desenvolvimento para classe administrativa da empresa

        Gestores capacitados para lidarem com as mais diversificadas situações é a realidade que toda empresa almeja. A missão de capacitar a área administrativa do Hipermercado é essencial, formar gerentes cada vez mais eficazes é um fator muito importante para os planos futuros da empresa, pois aumentar os lucros diminuindo os custos pode não ser uma tarefa tão fácil, por isso quanto mais eficazes, qualificados e dinâmicos forem os gerentes mais a empresa terá chances de se destacar e alcançar seus objetivos.

        Traçar objetivos, atingir metas, fazer diferente e melhor que os concorrentes, e ainda incentivar e motivar os colaboradores para estar participando ativamente dessas perspectivas é o que buscaremos a cada dia dos nossos gestores. Durante o curso foi mostrado o quão importante é o papel de um bom gestor para o crescimento da nossa empresa e consequentemente para melhoria dos nossos colaboradores.

        Vale ressaltar que um bom gestor tem que conseguir a confiança da sua equipe de trabalho, mostrando-se um líder ao invés de um chefe arrogante, prepotente que só dar ordens, que não reconhece o bom trabalho executado pelo seu time, que só traz feedbacks negativos. Foi mostrado que os líderes são amplamente autodesenvolvidos e comprometidos com os resultados do seu pessoal. Ninguém nasce um líder nato, porem, a prática leva a perfeição, e nesse sentido, as pessoas indicadas a assumirem tais cargos, melhoram as suas habilidades de liderança com os desafios diários, buscando soluções criativas, sempre buscando atualizar-se, reciclando sua capacitação com cursos e palestras, e em seguida aplica-las com ainda mais resiliência (capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas) e eficácia (Alcançar os resultados planejados, alcançar os objetivos, alcançar a meta).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (172.3 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com