TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera

Por:   •  19/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

POLO: CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

NOME                            RA 00000000

DESAFIO PROFISSIONAL

2º SEMESTRE

TUTOR(A) A DISTANCIA: Nome

CUIABÁ/MT

2016.2


NOME

DESAFIO PROFISSIONAL

2º SEMESTRE

Desafio profissional do Curso Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera - Uniderp, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente.

Orientador (a): Tutor(a) a distância Nome.

CUIABÁ/MT

2016.2


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

1.        PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS        

2.        ANÁLISE DA PRODUÇÃO        

3.        CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS        

4.        ENTERPRISE RESOURCE PLANNING - ERP´S        

5.        LEGISLAÇÃO SOBRE A DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS        

CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa agregar conhecimento, desenvolvendo no aluno a busca pelo autoconhecimento, uma vez que vem inter-relacionando diversas matérias. O trabalho visa preencher a nota do 2º semestre do curso de Tecnologia em Gestão Pública.

Um trabalho denso, que exigiu muito esforço. Foi trabalhado vários setores de uma empresa. Iniciamos tratando do modo de relacionamento do servidor com a empresa. Avançamos para cálculos de verificação para compra de maquinário, buscando descobrir se seria vantajoso. Mais adiante, nos envolvemos com o ramo do Direito, estudando as normas de terceirização. Daí para o estudo dos sistemas de gestão de dados, verificando as vantagens e desvantagens do Enterprise Resource Plannig – ERP. Por fim, voltamos ao Direito, analisando as normas que regulam o controle sobre os materiais das baterias, nos sendo proposto que apresentássemos um plano para o emprese Energy.Diante disso, foi possível apreender e fixar grande parte do conteúdo estudado ao longo do semestre.


  1. PESQUISA SOBRE RELAÇÕES HUMANAS

A Escola de Relações humanas, ou Teoria das Relações humanas é um conjunto de teorias da administração que surgiram a partir da grande depressão de 1929, gerada pela quebra da bolsa de valores de Nova York. Essa nova teoria veio revolucionar o modo de visão do trabalhador com a empresa. Ela propunha uma visão antagônica à do homo economicus, “segundo a qual o comportamento do homem é motivado exclusivamente pela busca do dinheiro e pelas recompensas salariais e matérias do trabalho.” (Chiavento,2003), uma percepção onde o trabalhador é estimulado por “...recompensas sociais e simbólicas.” (Chiavenato, 2003).

É aceita por muito teóricos da administração o surgimento efetivo dessa escola com a experiência de Hawthorne. Os resultados obtidos no experimento foram interpretados, segundo Motta (1991) da seguinte forma:

  • A produtividade dos trabalhadores era determinada por padrões e comportamentos informais estabelecidos pelo         grupo de trabalho.
  • Os padrões e as normas informais dos grupos de trabalhadores são influenciados por elementos que eles trazem em sua cultura e hábitos próprios, que refletem características de sua socialização.
  • Quando existe um conflito entre as regras de trabalho e os padrões informais estabelecidos pelo grupo, a tendência deste era diminuir a produtividade.

Com base nesses resultados foi que se deu início ao uso de uma nova linguagem dentro do repertório administrativo: termos como motivação, liderança, comunicação, organização informal, dinâmica de grupos entro outros tornaram-se cada vez mais recorrentes, tornando se características dessa nova teoria. Já conceitos clássicos foram sendo revisados ou deixados de lado, como, por exemplo, autoridade, hierarquia, departamentalização, racionalização do trabalho e outros.

Por fim, como toda tese, sofreu inúmeras críticas entre as quais podemos citar: a concepção ingênua e romântica do operário, o enfoque manipulativo e demagogo, a visão inadequada dos problemas de relações industriais e a oposição cerrada à Teoria Clássica. Contudo, há de se considerar que houveram de mais ganhos do que perdas com a nova teoria apresentada no final da década de 1920. Podemos destacar a nova percepção de que o nível de produção e decorrente de uma forte integração social, a análise do comportamento organizacional e os novos estudos que se impulsionaram com essa nova visão do comportamento do trabalhador.

 

  1. ANÁLISE DA PRODUÇÃO

  1. CUSTO TOTAL E UNITÁRIO DA PRODUÇÃO ATUAL

Resolva o cálculo proposto no desafio.

CTotal= Custo Total

 →  → [pic 2][pic 3]

 →  →[pic 4][pic 5]

 → [pic 6][pic 7]

Portanto, a fábrica irá obter, com a produção mensal de 200 baterias, um custo total de 41.700 unidades de valor.

Cunit= Custo Unitário

 →  →  →[pic 8][pic 9][pic 10]

 →  → [pic 11][pic 12][pic 13]

Portanto, a fábrica irá obter, com a produção mensal de 200 baterias, um custo unitário de 208,5 unidades de valor

  1. CUSTO TOTAL E UNITÁRIO - IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS MÁQUINAS

CTotal= Custo Total

 →  →[pic 14][pic 15]

 → [pic 16]

 →  →[pic 17][pic 18]

[pic 19]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (593.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com