TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo o Plano de Comunicação

Por:   •  5/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

 Desenvolvendo o plano de Comunicação

        Antes de iniciar uma plano, devemos embasar informações conseguidas através do briefing, que a coleta de dados da empresa seja de forma formal ou informal. Os dados são coletados juntamente com o proprietário do comercio, através de pesquisas e formulário com o publico interno e externo. De acordo com Tavares (2010) o briefing ampliado e o diagnostico da empresa. Nessa etapa se procede a analise através da matriz SWOT. Criada pelo professor Albert Humpherey, para descobrir as oportunidades que uma empresa deve aproveitar no mercado para se destacar. Na matriz e analisado os  pontos fortes ,fracos, oportunidades e ameaças de uma instituição. Depois da coleta do briefing e que podemos dar inicio ao plano de comunicação.

 “O plano de comunicação e a formatação de objetivos e metas; o desenvolvimento de estratégias de comunicação, avaliados através de processos e indicadores; orçados de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada negocio’’ (TORQUATO,2010,p.140).

 Números, resultados e planejamento são as principais características para desenvolver um bom plano de comunicação segundo Torquarto (2010). Os empreendedores viram por muito tempo a comunicação nas empresas como um fator só de gasto e não de investimento. Um bom profissional da área tem que mostrar os resultados que podem ser obtidos com o projeto  para convencer a empresa a desenvolver o plano. A base de tudo e o planejamento.

        Planejar e o ato de pensar, refletir no futuro e nos preparamos para ele, quando passamos para o papel torna-se a ser o plano. Este processo tende a oferecer soluções e ideias criativas para orientar os demais estágios de desenvolvimento de ações do plano de comunicação.  Torquarto (2010) classificou o planejamento em  3 níveis.

 1-Estratégico:onde a empresa tem que chegar em determinado tempo.(meta)

2- Tático: desenvolvimento de ações para alcançar o objetivo do nível estratégico.

3- Operacional: controla a rotina, e uma medida de curto prazo.

        Ao observarmos podemos perceber que o planejamento se inicia com uma visão estratégica que esta incorporada aos objetivos de gestão da empresa. Assim sendo possível conhecer melhor os consumidores, identificar a concorrência. Com tais informações e possível orientar a organização na tomada de decisões cotidianas. Para Correa (2004)

Planejamento da comunicação-Deve ser compreendido como uma derivada do planejamento de marketing. Sendo um processo administrativo e sistemático, teria a finalidade de coordenar os objetivos, estratégias e as diversas frases de uma campanha de propaganda, promoção de vendas ou de relações  publicas, com os estipulados pelo marketing, procurando atingir o máximo de retorno e investimento realizado (CORREA ,2004,p. 146).

Cada empresa e única, e o desenvolvimento do plano tem que conter dados precisos sobre o ramo, analisar a concorrência, o mercado e os fornecedores para que as ferramenta de comunicação sejam usado de forma correta. Não cabe a uma instituição desenvolver uma projeto cibernético se a maioria dos seus clientes não possuem internet. Uma visão estratégica tem que ser desenvolvida, para Lupetti (2000)

Estratégias podem ser conceituadas como as formas através das quais as empresas buscam atingir seus objetivos. Toda estratégia, para ser bem sucedida, deve levar em consideração as ações de seus concorrentes. Portanto, conhecer o concorrente e fundamental (LUPETTI,2000,p.86).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com