TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento – Análise de diferentes perfis de liderança

Por:   •  23/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.995 Palavras (8 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 8

Atividade individual

Disciplina: Gestao de Pessoas

PERFIS DE LIDERANÇA

Este trabalho visa ampliar os conhecimentos e estudos sobre diferentes perfis de liderança nas organizações. Vamos identificar os principais perfis de liderança, com conceitos já estudados no ebook e complementados com outras referencias; abordar vantagens e desvantagens de cada um, com relacionando com conhecimento e experiências do autor. Dentro disto, também vamos buscar identificar os perfis mais comuns e frequentes nas empresas e meio de atuação do autor.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

Os estudos a respeito de liderança vêm se aprimorando e complementando no decorrer da linha do tempo. Inicialmente, conforme citado por Ferreira (2016) a chamada abordagem de traços buscava explicar a liderança relacionando com aspectos físicos, intelectuais, Sociais para explicar a liderança. Apesar muitos estudos não conseguirem validar estas hipóteses, segundo Derue et al., 2011; e a investigação continuada destes traços demonstrou que líderes bem sucedidos são diferentes de outras pessoas comuns e tem alguns traços de personalidade que contribuem para seu sucesso. Mesmo assim, nos dias de hoje esta teoria não é bem aceita pela maioria dos estudiosos de liderança, pelo fato que não são as características de nascencia que definem a liderança e sim as qualidades trabalhadas e adquiridas pelos profissionais. (Wikipedia 2017). Penso que realmente não é possível selecionar ao menos uma característica nata comum a todos lideres, o que por si só, descaracterizaria a teoria dos traços; mas por outro lado há características com desejo de liderar e autoconfiança que são fundamentais para um líder. Pois ninguém será líder de alguma equipe se não tiver no mínimo o desejo e vontade de estar a frente de pessoas.

Desta forma as teorias evoluíram para a Abordagem Comportamental, em que conforme o ebook, Rensis Likert fez diversos estudos baseado em apanhados de outros estudiosos e já Kurt Lewin identificou e propôs a existência de 3 estilos de lideres. São eles:

Lider Perfil Autocrático- é o tipo de lider que tem características de ser dominador, Centralizador, que toma a grande maioria das suas decisões baseados nos seus julgamentos e ideias, e muito raramente ouve opiniões da equipe. Controla os processos e equipe com grande rigor, na base da cobrança excessiva, sem valorizar competências e sucessos dos seus subordinados. Isso resulta em uma equipe dependente, que relaxa e/ou fica sem rumos na ausência do líder. Acredito que seja um modelo cada vez mais antiquado, principalmente para quem trabalha com pessoas da nova geração Y ou subsequentes, que necessitam sentir-se parte do processo e de forma geral são avessas a simples autoritarismos. De qualquer forma, é um modelo que em certas situações pode ser necessário, seja num ambiente militar, ou de muita pressão e urgência, em que as decisões devem ser simplesmente tomadas, e não há tempo para colher informações e sugestões da equipe. (Wikipedia 2017)

Lider Perfil Participativo/Democrático – Estilo em que o líder permite que a equipe participe das decisões, estimulando o debate e assistindo para alcançar os objetivos. Segundo Likert, este seria o melhor estilo de liderança; onde o líder promove o intercambio de ideias, estimula um fluxo de comunicação, em que todos têm acessos as informaçoes e tarefas; valoriza-se o bem estar do individuo e é fornecido boas condições de trabalho com acesso a ferramentas e métodos de tecnologia avançados. (Ferreira 2016 e Administradores.com 2017)

Concordo que este deva ser um dos melhores estilos, mesmo sabendo não há uma única forma de liderar. O Lider participativo, conquista a equipe pela humildade de tornar-se um membro do time, dar voz a todos liderados para que participem suas ideias e sugestões; tornando a equipe mais unida e comprometida com os resultados. De qualquer forma, é importante ter atenção quanto ao nível de conhecimento do time, e sua maturidade para lidar com todas informaçoes trocadas e tambem com perfil colaborativo de todos. Entendo que para chegar ao nível excelente de estilo democrático, todos componentes da equipe devem estar bem treinados, e ser conhecedores e comprometidos com valores da empresa. Além disso, em momentos críticos, o líder deverá deixar de ser democrático, e tomar algumas decisões sozinho, ou com o corpo diretivo. Por exemplo, se alguém na equipe tem perfil mais egocêntrico, buscando destaque isolado em detrimento do time ele precisa ser orientado ou substituído; ou quando é necessário reduzir a equipe; ou situçoes de emergência; são decisões que não naturalmente não serão tomadas democraticamente.

Lider Liberal – Este estilo caracteriza-se pela total liberdade dada a equipe para decisões individuais ou grupo. O líder é visto como facilitador e participa quando solicitado e sendo agente transmissor de informaçoes. Os membros da equipe têm liberdade para definir seus planos e metas tendo grande responsabilidade no projeto. Este modelo tem maior utilização e eficácia quando aplicado para avaliar grupos, saber o nível de maturidade, desenvolver a autoconfiança dos subordinados ou promover capacitação e seleção. (Wikipedia 2017)

Este formato acredito que seja ainda de difícil aplicação para empresas de modelos conservadores e com metas e objetivos arrojados, já que foi constatada em pesquisas a menor produtividade em relação aos outros modelos. Com experiência bancaria que possuo, não vejo um líder liberal no banco, simplesmente deixando as metas e planos de ações a cargo da equipe. Mas penso que é uma forma de liderança que pode crescer, principalmente em ambientes cooperativos em que os indivíduos são autônomos; e podem realmente fazer suas próprias metas e ações, com remunerações por produtividade. Por exemplo, representantes comerciais; que tem apenas um líder facilitador; ou empresas de novas tecnologias, em que técnicos atuam colaborativamente.

Evoluindo os conhecimentos de liderança, percebeu-se que nenhum único estilo é permanentemente utilizado pelos lideres; pois os lideres também precisam se adequar de acordo com a situação, ou momento e perfil dos liderados. Assim temos o Lider Situacional, em que a busca da sua eficácia reside na sua capacidade de responder ou ajustar-se a determinada situação. A eficácia organizacional depende não só do líder, como também da perspectiva de proporcionar um ambiente que ele possa se sair bem. Desta forma os criadores desta teoria, Hersey e Blanchard elencaram 4 caracteristicas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com