TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADULTOS E JOVENS: DIFERENTES OLHARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO

Ensaios: ADULTOS E JOVENS: DIFERENTES OLHARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

A -Nome do artigo, dos autores e data:

R: • SANTOS, Maria de Fátima de Souza; ALÉSSIO, Renata de Lira dos Santos;

ALBUQUERQUE, Cintia Maria da cunha. Adultos e Jovens: diferentes olhares sobre o desenvolvimento humano. Revista de Educação Pública, Cuiabá/MT, v. 16, n. 30, p. Janeiro a Abril 2007.

B -Tema abordado no artigo:

Este tema nos mostra as diferenças vividas no desenvolvimento de um adulto e o idoso. O adulto ao chegar nesta fase, é associado a maturidade, trabalho, responsabilidades como construção da família e o idoso geralmente é associado com dependência, redução das habilidades físicas e cognitivas. O desenvolvimento humano tem sido estudado e descrito como um processo de transformações estruturais, regular e descontínuo. Do ponto de vista do saber científico, cada fase do desenvolvimento corresponde a um conjunto de comportamentos, habilidades cognitivas e características afetivas especificas.

A partir das interações estabelecidas ao longo de sua vida, o sujeito não apenas reconstrói representações acerca de objetos sociais, mas também acerca de si próprio.

C) Explicar a pesquisa realizada pelas autoras:

Esse artigo tem como objetivo discutir as representações sociais de adultos e adolescentes, porém no qual analisaremos as pesquisas direcionadas aos idosos e o seu desenvolvimento. A pesquisa foi dividida em duas etapas; na primeira foram entrevistados 120 adultos, sendo 60 pais e 60 professores de adolescentes de classe média e alta, que residem na capital de Recife e na segunda etapa foram entrevistados 50 adolescentes de ambos os sexos que cursam o ensino médio em escolas privadas com faixa etaria de 15 a 19 anos. A pesquisa foi baseada no senso comum de adolescentes e adultos que pudesse fornecer a base da construção de ideias de como ocorre as fases do desenvolvimento humano sobretudo em idosos.

D) Conclusão da pesquisa realizada:

Concluímos que o desenvolvimento humano busca compreender a logica social no cotidiano e o sentido coletivamente construídos. Almeida, Santos e Trindade (2002) chamam entretanto a atenção para o grao de dificuldade com o qual nos confrontamos ao tentar definir a forma absoluta a natureza das relações entre representações e praticas sociais.

Também podemos perceber que o desenvolvimento humano tem sido estudado como processo de transformações, cada fase do desenvolvimento corresponde a um conjunto de comportamentos, habilidades cognitivas e características afetivas especificas. Do mesmo modo as pessoas ao elaborar teorias do sendo comum, visando compreender e explicar o que vem a ser infância, adolescência, vida adulta e velhice, tendem também a conceber especificidade para cada uma destas fases do desenvolvimento.

E) Como este artigo te ajuda a compreender o processo de desenvolvimento humano em adultos e Idosos? Relacionar com os conteúdos aprendidos em sala de aula.

Podemos compreender através dos conteúdos e da pratica diária, que o desenvolvimento humano se da por etapas, cada uma com sua singularidade, podendo variar de pessoa pra pessoa e do contexto social vivido. Conforme mostrado na tabela apresentada no artigo é uma fase caracterizada por sabedoria e experiências

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com