TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.171 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

O presente trabalho apresenta o tema globalização, seus pontos positivos e negativos e como afeta as relações comerciais e culturais internacionalmente.

O objetivo deste trabalho é ampliar os conhecimentos sobre as relações internacionais e globais e como afeta o mercado de um modo geral e como interfere no dia-a-dia das pessoas ao redor do mundo e como as corporações se modernizaram para acompanhar tais mudanças.

Descrição das definições de globalização

Globalização pode ser entendida como um processo de abertura dos mercados mundiais, onde empresas de todo o mundo fazem negócios entre si. Os governos de todos os países também contribuem para esse processo de globalização, pois entendem ser esse o caminho que o mundo está tomando para a evolução comercial.

O termo globalização foi mais discutido e difundido em meados dos anos 80, quando o socialismo deixou de existir e o capitalismo se tornou predominante no mundo.

A globalização acabou tornando-se uma interação social, econômica e política em todo o mundo, a maior possibilidade de ir e vir em diversas parte do mundo e assim entrarmos em contato com culturas diferentes da nossa.

Alguns meios de comunicação como televisão e internet contribuíram para que essa revolução mundial se concretizasse.

Através da Internet sabemos o que se passa ao redor do mundo em poucos instantes, temos acesso a informação de uma forma nunca vista antes, com apenas um clique sabemos como está o mercado financeiro mundial, as catástrofes naturais, a previsão do tempo de uma forma um pouco mais exata, e se quisermos, ainda, podemos pesquisar sobre doenças simples como uma gripe e doenças de uma gravidade maior como Alzheimer, como a doença evolui, quais tratamentos e casos espalhados pelos quatro canto do mundo e assim ficar inteirado do que há de mais moderno em relação a remédios a serem tomados e muitas outras informações, que de um modo geral acrescenta mais conhecimento sobre o nosso cotidiano.

Em meio a todas essas mudanças ao redor do mundo os países foram formandos blocos econômicos para aumentar sua chance de entrar em um mundo econômico de grande concorrência, já que as empresas, à partir desse momento tem que desenvolver estratégias para aumentar suas vendas e receitas.

Então surgiu não um bloco econômico mas cinco países de maior destaques como emergentes, dentre ele o Brasil, Rússia, Índia, China e a África do Sul. Para fazer referência a esses países, criou-se o termo BRIC (inicialmente a África do Sul não fazia parte), uma palavra formada pelas primeiras letras dos nomes dos países. Esses países assinaram em 2002, uma série de acordos comerciais e de cooperação, com o objetivo de promover o crescimento de suas economias.

Um banco de investimento buscou um termo que fizesse referência a esse grupo de países é o seguinte: projeções indicam que, daqui a 40 anos, caso continuem apresentando os desempenhos atuais, as economias desses quatro países somadas, superarão as economias das potencias atuais, que são: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália. Juntas, as populações dos países do BRICS corresponderão a 40% da população mundial.

O Brasil, em relação aos demais países do BRICS, é o que tem apresentado menor crescimento, é o que apresenta a maior variedade de recursos naturais e grandes áreas de terras com clima apropriado para a agricultura. Outra diferença é o fato do Brasil não ser uma potência militar como, como Rússia, China e Índia. Algumas características comum entre os países:

• Reservas consideráveis de recursos minerais;

• Estabilidade política, no Brasil nesse momento não é o cenário encontrado, tanto que a taxa de juros está a mais alta, alta taxa de desemprego, e popularidade presidencial em queda;

• Mão de obra abundante, porém não muito capacitados;

• Recebimento de investimentos privados estrangeiros;

• Crescimento do Produto Interno Bruto (PIB);

• Melhoramentos em infraestrutura;

Caso essas nações continuem a crescer e manter suas perspectivas, a distribuição ficaria da seguinte forma:

Brasil - alimentos, combustíveis renováveis (álcool, biodiesel);

Rússia - gás natural e petróleo;

Índia - mão de obra (qualificação tem recebido investimentos);

China - tecnologia cada dia mais crescente, pelo tamanho de sua população.

Definição de outsourcing

Outsourcing é uma expressão inglês, que na tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”.

Nada mais é do que a terceirização de atividades meio de uma empresa, e nunca à sua atividade fim, a que trará o lucro da empresa.

Com esse tipo de contratação tem-se, a princípio, uma redução nos custos, e uma maior agilidade em alguns processos/procedimentos utilizados nas empresas.

Um ponto que pode ser visito como positivo do outsourcing, que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros. Então se há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pode responsabilizar a contratada falha ocorrida, podendo existir penalização por tal falha.

Um ponto negativo do Outsourcing é a contratação de uma empresa que não entregue os resultados esperados, e a contratante não obtenha os objetivos determinados e assim tenha que fazer uma nova contratação, sendo que teria que dispor de mais tempo e mais recursos financeiros para atingir o objetivo esperado, ficando assim comprometido lucro e objetivos da empresa.

Empresas que se destacam no mercado globalizado e obtiveram sucesso:

Cerveja Corona, Mexicana que alcançou o feito de ser líder de importação do segmento nos EUA e no Canadá e desbancar a Heineken, que desfrutava da posição de líder há mais de 50 anos no mercado. A cervejaria lançou no mercado americano em 2009 a lata CORONA LIGHT. A empresa de cerveja mexicana investe pesado em marketing, hoje a cerveja pode ser encontrada em várias embalagens, sendo as mais comuns: garrafa de 190 ml ou 210 ml (conhecida como CORONITA), garrafa de 330 ml (a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (104.5 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com