TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 1]

Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 2]

Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 3]

INTRODUÇÃO

A globalização é o processo de interação entre os povos do mundo inteiro. Essa interação se da por meio de troca de culturas, informações, o desenvolver das economias e a política existente em cada costume.

É a principal responsável pelo nível tecnológico que nos encontramos atualmente e continuará sendo. Saber como se formou, de onde veio e como será no futuro significa entender dentre muitos fatores que nos cercam, quais os principais combustíveis da economia mundial.

O entender do dia a dia econômico mundial requer muito conhecimento, constante aprimoramento das informações e força de vontade, por isso separamos uma das características da globalização, o outsourcing, ou seja, a terceirização e vamos juntos entender como funciona esta ferramenta que a cada dia cresce dentro das grandes empresas e levantar um caso onde a técnica de administração tem se mostrado eficiente.

GLOBALIZAÇÃO

A Globalização é o processo de interação social, econômico, cultural e político entre as pessoas, empresas e governos do mundo.  As pessoas assumem um papel de importância neste processo, pois são as responsáveis por disseminar culturas, costumes e outras influências pelos lugares onde passam. O mesmo ocorre com as empresas que instalam filiais em países estrangeiros contribuindo não apenas com a economia local, mas também com a enriquecer dos costumes local.

O principal combustível desse fenômeno foi o transporte e a telecomunicação, fatores que diminuíram as distâncias existentes, tanto física quanto tecnologicamente falando entre os países. As viagens ficaram mais rápidas, passando de um tempo médio de meses para horas e as informações de dias para segundos. Outro grande fator que fortaleceu ainda mais o processo foi a internet, pois foi através dela que os mais variados tipos de informações chegaram ao maior número possível de pessoas num menor tempo possível, possibilitando assim uma interação que cresce cada dia mais.

Muitas são as teorias sobre o surgimento do processo de globalização, mas o mais concreto é de que os primeiros vestígios apareceram no início do século XV e XVI, junto com os navegadores europeus que, por onde passavam descobriam povos, nações e estabeleciam relações comerciais e culturais.

Da mesma forma as empresas atuam hoje, impulsionadas pelo saturar do mercado interno, as multinacionais saem à procura de novos mercados em outros países, disseminando assim seus costumes através das transações financeiras e reforçando o processo de globalização.

Uma das boas características no processo de globalização é a competitividade, pois é graças ao processo de globalização, que a chegada de multinacionais alavanca a corrida por oferecer o melhor produto, com o menor preço no menor tempo possível.

OUTSOURCING

Após a expansão dos mercados e a imersão em países estrangeiros, as empresas descobriram uma nova ferramenta para maximizar os lucros sem refletir nos custos, o outsourcing. A palavra inglesa “out”, significa saída e “source”, fonte, ou seja, buscar soluções fora.

De uma maneira mais simples, o outsourcing significa buscar uma mão de obra experiente, que ofereça um trabalho vantajoso financeiramente e de alta qualidade.

Este fatores são importantes, pois a grande competitividade nos mercados fica cada vez maior e oferecer um produto acessível e de boa qualidade significa sair na frente no mercados, multiplicar lucros, aumentar a credibilidade etc..

É importante lembrar que apesar de sempre serem relacionados, outsoucing e terceirização possuem diferenças. O outsourcing é a busca por fontes fora do país enquanto a terceirização é a busca pelo mesmo fator, porém nacionalmente falando.

Esta ferramenta está presente nas grandes empresas como a Lenovo e Bosch que terceirizam seu processo de manufatura de eletrônicos, a Unimed, que terceiriza o setor de limpeza e atendimento, a Claro, que terceiriza o serviço de call center e diversas empresa que possuem a necessidade de impressão no dia a dia desfrutam do outsourcing de impressão oferecido pela CTIS, ULTRAPEL, PLANUS etc..

ESTUDO DE CASO

A LENOVO, multinacional chinesa forte no ramo de fabricação de produtos eletrônicos foi fundada em 1984 em Pequim na China tendo sua primeira unidade fundada por dez engenheiros. Seu objetivo era oferecer serviços de tecnologia e desenvolvimento de produtos para empresas do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com