TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DOURADOS

Angelo Luigi Motroni Junior RA: 5808152100
Curso de Administração
Professor Tutor Azael de Oliveira Pompeu
Desenvolvimento Econômico

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA

 

No âmbito deste trabalho, serão expostas condições institucionais da China,  como facilidades de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, entre outros fatores que possam a afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

Há 30 anos a China iniciou sua reforma na industrialização, e vem, a partir daí, desenvolvendo-se a taxas muito elevadas. Um dos vetores do desenvolvimento é a baixa incidência de impostos sobre a produção, diferentemente de outros países que possuem uma economia muito taxada. Além disto, a evolução chinesa acontece com melhorias nas condições institucionais, materiais e sociais da população. O censo do Banco Mundial esclarece que, entre o inicio das reformas e atualmente, mais de 500 milhões de pessoas teriam saído da pobreza. A renda média da população foi elevada, da mesma forma que a economia chinesa torna-se grande manufatura do mundo, em vários setores. Cresce, também, sua participação na produção e exportação de produtos melhores tecnologicamente. A característica do mercado chinês estava muito voltada para o institucional, ou seja, relação entre Estado e Mercado. O sucesso atual da China relaciona-se, então, à liberalização das forças de mercado e ao papel do Estado Desenvolvimentista. Ainda existem demarcações burocráticas do Estado, tais como, intervenções periódicas do partido; presença de monopólios; deficiências no sistema financeiro e no sistema de direitos e propriedades. Todas as medidas adotadas buscam fortalecer sua posição no mercado internacional. Os maiores pontos de tensão estão na falta de equilíbrio entre o resultado da economia e os ganhos obtidos pela sociedade, agora muito mais complexa e ainda carente de estrutura satisfatória para suas novas necessidades. O estudo dessas tensões é  fator dos mais importantes para uma análise aprofundada sobre as possibilidades e dificuldades de investimento no mercado econômico, social e político da China


Portanto, considerando as nuances  políticas, sociais e financeiras, avaliamos  que a China é um país que está em ótima fase de crescimento econômico, e, portanto, tem grande probabilidade de alta rentabilidade para os investidores.  No entanto, quem tem interesse em investir neste mercado precisará ter propostas inovadoras, objetivos bem claros e gerenciamento eficaz para superar as condições sociais e burocráticas, ainda desfavoráveis. O mercado da China está aberto a investidores que se adaptam às suas exigências e projetos.


REFERÊNCIAS:

Banco Mundial, Pesquisa Doing Bussiness. Disponível em:< http://por-tugues.doingbusiness.org/Repots>. Acesso em: 17 de Março 2014.

http://www.suapesquisa.com/geografia/economia_da_china.htm

em 17 de março de 2014.

http://economidiando.blogspot.com.br/2011/04/china-como-se-deu-o-desenvolvimento.html em 17 de março de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (48.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com