TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  29/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A globalização surgiu para inovar o mundo, criar mais competitividade entre as empresas, encurtar distâncias tecnológicas entre os Países do mundo todo. As empresas procuraram entrar nesse novo contexto para reduzir seus custos de produção, mão-de-obra barata, imigrando para outros continentes e países, daí o surgimento do termo Outsourcing que no português significa terceirização, uma marca global que se utiliza desse tipo de estratégia é a Adidas, que está sempre inovando e enxugando os custos de produção para se manter competitiva.

Sobre a globalização

A globalização surgiu no ano de 1980, com o aparecimento do programa econômico neoliberal, abrindo as portas á entrada do capital e das mercadorias estrangeiras.

A globalização é definida como um processo econômico e social que integra os países e as pessoas do mundo inteiro, e causa transformações na ordem politica e econômica mundial. É a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A globalização veio através de evoluções ocorridas, nos meios de transportes e nas telecomunicações fazendo com que houvesse a diminuição das distancias entre os países. Esse processo surgiu para atender o capitalismo e os países desenvolvidos, de uma maneira que pudessem buscar novos mercados, pois o consumo interno estava saturado.

A interação ocorrida no mundo através da globalização ocorreu em razão de dois fatores: inovações tecnológicas e o incremento no fluxo comercial mundial. No âmbito econômico possibilitou a liberalização de circulação de pessoas, bens e serviços, com isso a globalização econômica cresceu significativamente. No âmbito Politico houve a implantação de uma politica neoliberal, onde os estados não mais intervêm na economia. Já na cultura houve uma uniformização, onde os traços culturais tradicionais são cada vez mais escassos.

Outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês, que traduzida para o português como terceirização. Ele é um processo usado por uma empresa no qual outra organização é contratada para produzir ou desenvolver alguma parte do processo da contratadora. No outsourcing uma empresa procura uma fonte no exterior que possa desenvolver melhor alguma parte do processo de produção e assim obter mais tempo para a gestão empresarial. A partir de toda essa dinâmica houve uma mundialização ou globalização da produção, surgindo assim um novo estágio da economia moderna. As áreas em que o outsourcing pode ser aplicado é na área da contabilidade, processamento de salários, consultoria econômica e financeira, consultoria estratégica, serviços de cobrança, transporte de mercadorias dentre outros.

No outsourcing estratégico que é uma variante do Outsourcing há contratação no exterior de alguma fase como fabricação de componentes, design de produto, a investigação e desenvolvimento, através de relações de cooperação.

Estudo de caso Marca Global Adidas

O desafio principal das multinacionais é fazer com que sua marca seja conhecida no mundo e fidelizar clientes no nível local e global. Eles utilizam o outsourcing mundialmente, sempre estão inovando os produtos, materiais, processos e mercado. Outras estratégias são possuir uma rede de revendedores em todo o mundo, agências de publicidade, realizar pesquisas de mercado, agências de publicidade, realizar pesquisas de mercado, enorme concorrência local e global, atender as exigências de clientes de diversos países, dentre outros aspectos.

Marcas globais sempre estão em busca de componentes e materiais por todo o mundo e localizam suas atividades em áreas de baixo custo, formam alianças com outros países para ter acesso a essas vantagens. O investimento estrangeiro procura nações que possuem bons créditos e mais outras vantagens de fatores. Para conseguir obter essas vantagens, as nações devem realizar algumas mudanças nos regulamentos governamentais, não podem criar barreiras comerciais ou aumentar regulamentação de seus mercados financeiros.

Falando sobre a marca Adidas a mesma foi criada por alemão chamado Rudolf que morava em Herzogenaurach na Alemanha, que havia trabalhado om seu irmão Adolf em 1924, que desenvolveram a primeira chuteira e a primeira sapatilha de atletismo com tachas e travas.

Em 1947 Rudolf deixou de trabalhar com seu irmão e em 1948 ele criou a marca Adidas, que fabricava chuteiras, essas usadas nos principais eventos esportivos mundiais, inclusive um dos feitos é de que a Alemanha venceu a Copa do Mundo de 1954 usando chuteiras Adidas. Com o passar do tempo foram desenvolvendo novos produtos como bolsas, materiais esportivos, bola de futebol entre outros, vários atletas mundiais foram campeões utilizando essa marca, fazendo com que a mesma se tornasse mundialmente conhecida. Em 1989, o investidor francês Bernard Tapie comprou a Adidas, ele levou a produção para a Ásia, posteriormente vendeu a empresa para o banco, que foi passando na mão de vários empresários até que em 1997 voltou a ter sua Sede em Herzogenaurach.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com