TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento economico

Por:   •  28/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  896 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Nome

RA

Atividade de Autodesenvolvimento


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Nome da Disciplina Desenvolvimento Econômico

Atividade de Autodesenvolvimento

Trabalho desenvolvido para a disciplina Desenvolvimento Econômico, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento.


[pic 5]

Introdução

O trabalho apresentado tem por objetivo elucidar assuntos relacionados a disciplina de Desenvolvimento Econômico, nessa disciplina aprenderemos o que é globalização, como surgiu. Aprenderemos também sobre o fenômeno Outsourcing mais conhecido como terceirização. O estudo de caso nos ajudará a entender um pouco sobre esses temas tão atuais.  

Descrição das definições de globalização

Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e econômica , O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias

Fenomemo Outsourcing

Outsourcing é uma expressão em inglês, out significa fora, e source significa fonte, nos remetendo para uma fonte que está fora ou no exteriror. Em português é traduzido como terceirização o Outsourcing é a compra continuada de produtos, ou serviços, a terceiros por meio de transações sistemáticas e repetitivas, recorrendo a parcerias de médio ou longo prazo entre clientes e fornecedores, existindo assim uma noção clara de continuidade na relação profissional e temos como exemplo as seguintes empresas:

  • Nissan 
  • Hyundai
  • HP  

Muitas corporações tem visto com bons olhos essa pratica em dirvessos paises, a sub-contratação de outra empresa especializada para a prestação de serviços permite em alguns casos que a empresa contratante se torne mais rentavel e eficiente, possibilitado que ela foque nos negocios mais cruciais.

Por outro lado, existem algumas desvantagens, pois os profissionais terceirizados não conhece a o negocio como todo, em muitos casos ganham salários  podendo apresentar desmotivação e e falta de compromisso.

Estudo de caso

A marca NIKE

Fundada em 1972 a NIKE surgiu traves através de um projeto de MBA de Phil Knight estudante da universidade de Oregon, no periodo de curso conheceu Bill Bowerman começando um longo relacionamento que possibilitou o surgimento de umas das marcas mais famosas do mundo.

A idéa inicial do seu projeto era trazer tenis com mão de obra mais barata do Japão, para conquistar um fatia do mecado da marcar alemã ADIDAS. Em 1963 foi ao Japão fiormar um parceria com a marca Onitsuka Tiger (ASICS como conhecemos hoje) de tenis de atletismo para introduzilos no mercado norte-americano. A primeira remessa de tenis chegou no ano seguinte e logo eles fizeram modificações que rapidamente cairam no gosto do americanos.

Em 1970 após varios testes começaram a produzir seus próprios tenis, com passar do tempo sentiram a necessidade de criação de uma marca, foi então 1971 que o estudade de design gráfico Carolyn Davidson criou um logotipo e vendeu por miseros US$ 35,00, hoje um dos simbolos mais famosos do mundo. Já o nome NIKE foi sugerido por Jeff Johnson ex-atleta e um dos pricipais rivais de Pill, Jeff havia sonhado com a deusa grega da vitoria Niké, possuia a imagem de uma jovem alada.

A primeira aparição em eventos esportivos foi em 1972 nas eliminatórias de atletismo para as olimpiadas de Munique, o evento ocorreu em Eugene no estado do Oregon. Nesse periodo o Canadá foi o primeiro pais estrangeiro a serem introduzidos os produtos da marca. Mas a maior expassão ocorreu em 1978 ano em que a empresa passou a ser oficialmente conhecida como NIKE Inc, com a entrada dos produtos na europa e no mercado sul-americano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (345.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com