TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Determinação do ponto de pedido por meio do cruzamento da curva ABC e o método de criticidade XYZ

Por:   •  30/8/2017  •  Monografia  •  8.948 Palavras (36 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DO TRIÂNGULO MINEIRO – Campus Uberlândia Centro

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

ITAMAR SOARES DA SILVA

Determinação do ponto de pedido por meio do cruzamento da curva ABC e o método de criticidade XYZ

UBERLÂNDIA, MG

2014

[pic 2]

ITAMAR SOARES DA SILVA

Determinação do ponto de pedido por meio do cruzamento da curva ABC e o método de criticidade XYZ

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Uberlândia Centro, como requisito parcial para conclusão do Curso de Tecnologia em Logística.

Orientador: Prof. Msc. Bruno Roberto Martins Arantes

UBERLÂNDIA, MG

2014

TERMO DE APROVAÇÃO[pic 3]

ITAMAR SOARES DA SILVA

Determinação do ponto de pedido por meio do cruzamento da curva ABC e o método de criticidade XYZ

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, Campus Avançado Uberlândia, como exigência parcial para obtenção do diploma de Tecnólogo em Logística, sob a orientação do Prof. Msc. Bruno Roberto Martins Arantes

Aprovado em       de           de 2014

____________________________________________________

Prof. Msc. Bruno Roberto Martins Arantes (Orientador)

____________________________________________________

Profª. Dra. Elisa Antônia Ribeiro

____________________________________________________

Profª. Msc. Miriellen Augusta de Assunção

DEDICATÓRIA[pic 4]

        A DEUS por ter me presenteado com a vida para vencer as barreiras existentes nesse mundo.

        Aos meu pais João (In memorian) e Inácia por toda a educação, carinho, compreensão e amparo nas horas difíceis que tive na vida.

        As minhas irmãs, por acreditarem no meu sucesso, sempre.

        Aos meus amigos, todos, sem exceção...

[pic 5]

AGRADECIMENTOS[pic 6]

        Agradeço em primeiro lugar a DEUS, por estar sempre comigo, em cada milésimo de segundo da minha vida. E’le que me glorifica com a inspiração e ensinamentos, para atingir vitórias ao longo dessa caminhada, sendo humilde e respeitando o próximo.

        Também tenho muito a agradecer aos familiares e amigos que fizeram, fazem e vão fazer parte da minha vida para sempre...

        Agradeço ainda, aos meus mestres, à todos, mas em especial a Profª. Msc Iraci de Souza João, que humilde, sábia e carinhosamente me orientou na iniciação desse trabalho finalizado sob a orientação do meu valoroso Prof. Ms. Bruno Roberto Martins Arantes, que com sua humildade, senso de justiça e sabedoria soube me acompanhar rumo ao conhecimento.

        Por fim, agradeço aos meus colegas de classe, que ao longo dessa jornada à Logística, me suportaram, me ensinaram e  compartilharam momentos magníficos, que sempre estarão na minha mente, pois são mais uma página do livro da minha vida.

[pic 7]

[pic 8]

RESUMO[pic 9]

As organizações estão inseridas em um ambiente cada vez mais competitivo e complexo, onde a necessidade de atender bem, ter bom preço e prazos de entrega é muito importante para a fidelização e satisfação dos clientes. Nesse contexto, ter o produto disponível em estoque no momento que o cliente procura, pode se tornar vantagem competitiva da empresa. Assim o desenvolvimento desta pesquisa, objetiva identificar a importância dos itens mais influentes no estoque de uma fábrica de farinha de trigo, em busca de gerir o estoque de insumos indiretos de maneira eficiente, reduzindo o nível de estoque sem deixar de atender o mercado. Com pesquisa bibliográfica e obtenção de informações do processo de suprimentos da empresa, busca-se o conhecimento da situação atual, identificando os mais importantes e influentes itens, no intuito de agregar valor na gestão de estoques. Utilizar-se-á para esta pesquisa, a coleta de dados do sistema de gestão da empresa em 2013, afim de obter a realidade dos estoques na atualidade. Daí, com a utilização das ferramentas de classificação da curva ABC e do método de criticidade XYZ, com um cruzamento de suas informações, será determinado o ponto de pedido de forma individual, juntamente com o nível do estoque de segurança, o estoque máximo, adequando todo o processo ao modelo proposto.

PALAVRAS-CHAVES: Estoques; Curva ABC; Método de criticidade; Ponto de pedido.

ABSTRACT[pic 10]

Organizations are embedded in an increasingly competitive and complex environment, where the need to serve well, have good price and delivery time is very important for customer loyalty and customer satisfaction. In this context, having the product available in stock at the time the customer demand, can become competitive advantage. So the development of this research aims to identify the importance of the most influential stock items in a factory flour, seeking to manage the stock of indirect inputs efficiently, reducing inventory levels while meeting the market. With literature search and obtaining process information supply company, seeks the knowledge of the current situation, identifying the most important and influential items in order to add value in inventory management. For this research will be used to collect data management system of the company in 2013 in order to get the reality of stocks today. Hence, with the use of curve ABC and XYZ method of criticality ranking tools, with an intersection of their information, the point of application is determined individually, along with the level of safety stock, the maximum stock, tailoring the process to the proposed model.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com