TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas de Como Elaborar uma EAP

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  1.499 Palavras (6 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 6

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS – FGV

FGV EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

UMA ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO

Goiânia – GO

2015


1 INTRODUÇÃO

A FGV Empreendimentos Imobiliários é uma empresa com 35 anos de atuação no mercado de incorporação imobiliária. Seu negócio consiste em desenvolver loteamentos residenciais horizontais e comercializá-los facilitando o financiamento e pagamento para o cliente.

Sua atuação iniciou-se na cidade de Anápolis, localizada a 45 Km da capital do estado de Goiás, Goiânia, e a 150 km da capital federal, Brasília. O negócio cresceu e hoje a FGV Empreendimentos Imobiliários está presente em 16 cidades nos estados de Goiás, Mato Grosso, Pará e Distrito Federal.

A realidade mercadológica e o cenário empresarial de atuação altamente competitivo, torna-se imprescindível organizar e definir objetivos claros. Estabelecer estratégias que deverão ser adotadas para alcançar os resultados esperados, e até mesmo, mitigar possíveis cenários e situações que comprometa o sucesso dos negócios.

Para tanto, é indispensável o desenvolvimento de um Planejamento Estratégico. Este planejamento refere-se ao lançamento de um empreendimento já concluído, com 720 lotes na cidade de Anápolis.


2 APRESENTAÇÃO

A FGV Empreendimentos Imobiliários é um grupo de empresas que atua nas áreas de construção civil e empreendimentos imobiliários. Sempre preocupado com suas responsabilidades, este grupo desempenha um grande papel social, com lançamentos de loteamentos residenciais populares com toda infraestrutura necessária.

2.1 Missão

Expandir o grupo de empresas, vislumbrando oportunidades de mercado, com foco na rentabilidade dos negócios e na satisfação dos nossos colaboradores e clientes.

2.2 Visão

Estabelecer-se nacionalmente como uma empresa que promove oportunidades de investimento, crescimento e desenvolvimento.

2.3 Valores

Respeito às pessoas, foco em resultados, segurança sempre, excelência, sustentabilidade, transparência, respeito à iniciativa individual.

2.4 Público alvo 

Clientes com rendimento familiar entre R$ 2.000,00 e R$ 4.500,00, que não se enquadram em métodos de financiamento tradicionais, já que estes geralmente exigem comprovação de renda, ausência do nome em serviços de proteção ao crédito, e capacidade de pagamento. O tamanho deste mercado é de 60,19% da população brasileira (Fonte: CPS/FGV, a partir dos micro dados da PNAD/IBGE – . Acesso em 13 nov. 2014).

2.5 Segmentação

Mercado do consumidor, constituído por pessoas sem casa própria, que possuem uma preferência por financiamento facilitado, moradores da região de Anápolis – GO.

2.6 Concorrência

Incorporadoras com loteamentos em desenvolvimento em estágio mais avançado na região, que possam restringir o market-share do grupo.

2.7 Posicionamento

Custo, pela desburocratização do acesso ao produto, através do financiamento facilitado.


3 ANÁLISE DO AMBIENTE MERCADOLÓGICO

3.1 Ambiente externo

3.1.1 Fatores econômicos

A dificuldade de acesso ao crédito bancário e à financiamentos imobiliários, provocada pela atual crise econômica do país, favorece a atuação do negócio, já que provoca o aumento do nosso público-alvo.

3.1.2 Fatores políticos

A aprovação e viabilização do projeto de loteamento envolvem aprovações dos poderes executivo e, em alguns casos, legislativo.

3.1.3 Fatores culturais

O sonho da casa própria, altamente operante na cultura brasileira, favorece a venda do nosso produto.

3.1.4 Análise das cinco forças de Porter

3.1.4.1 Concorrentes do setor (rivalidade de segmento) 

Três outros lançamentos no ano de 2015, na cidade de Anápolis, todos com estoque remanescente.

3.1.4.2 Substitutos (ameaça de substitutos)

Programa Minha Casa, Minha Vida e demais programas sociais do governo.

3.1.4.3 Novos concorrentes potenciais (ameaça de mobilidade)

Existem várias áreas no plano de expansão urbano da cidade que ainda não foram loteadas.

3.1.4.4 Fornecedores (poder de barganha do fornecedor)

Empresa responsável pelas obras de infraestrutura e proprietários das áreas a serem loteadas.

3.1.4.5 Compradores (poder de barganha do comprador)

O cliente pode forçar a diminuição dos valores de reajustes/juros; consumidores mais exigentes e com maior conhecimento a respeito do produto.


4 AMBIENTE ORGANIZACIONAL

A estratégia competitiva adotada pelo grupo é a de liderança em custo, já que oferece-se um produto a preço de mercado, com condições de pagamento facilitadas.

4.1 Cadeia de valor

4.1.1 Atividades de apoio

4.1.1.1 Infraestrutura interna

A estrutura organizacional da empresa já está completa e apropriada para atender ao lançamento do empreendimento, sem a necessidade de aumento do quadro de funcionários.

As tarefas e metas de desempenho estão claramente entendidas pelos colaboradores.

[pic 1]

[pic 2]

4.1.1.2 Gerência de recursos humanos

Os programas de treinamento e desenvolvimento de gestores estão sendo executados há um ano na organização. O sistema de avaliação de desempenho é composto por análise de competências, desempenho e comportamento. Há também programas internos de treinamento de líderes.

Uma reforma foi realizada no escritório administrativo para adequar o ambiente de trabalho às normas internacionais de segurança, conforto, iluminação, temperatura e ergonomia. O objetivo é aumentar a produtividade e qualidade do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (204.7 Kb)   docx (73.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com