TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dicas para entrevistas

Seminário: Dicas para entrevistas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Seminário  •  2.121 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

Dicas para uma entrevista

Dicas de como se Vestir para uma Entrevista de Emprego

A regra de que a primeira impressão é a que fica é ainda mais verdadeira para quem está em busca de emprego. Além do jeito como o candidato se porta e fala de suas habilidades, a forma como ele se apresenta também é avaliada pelos recrutadores. Alguns figurinos podem garantir uma imediata impressão negativa do entrevistado, ofuscando todas as qualidades profissionais que poderiam ser relevadas na entrevista. Mas, com que roupa se apresentar?

A roupa da entrevista não é mais importante que o seu currículo, mas uma impressão ruim pode diminuir suas chances com o entrevistador logo no primeiro encontro. As roupas formais ficam bem em qualquer ocasião (calça social, camisete, camisa de botão. Sapato social, etc.). Mas dependendo da empresa e o cargo, uma imagem mais informal contribui para que você pareça adequado (empresas de tecnologia, design, criação de jogos, etc.).

Para acertar, antes de ir, faça a lição de casa, pesquise sobre a empresa e o cargo que irá concorrer. As empresas da área financeira, consultorias e firmas de advocacia são mais formais, por exemplo.

Portanto o que não se deve se ter ou usar em uma entrevista.

- Pasta de elástico com seu currículo;

- Óculos de sol no alto da cabeça ou fones de ouvido no pescoço. Guarde qualquer aparelho que esteja usando;

- Roupas coloridas ou brilhantes. Exceto em empresas informais;

- Roupas largas ou apertadas demais. Considere como um investimento pessoal comprar uma boa roupa para as entrevistas - e que seja do seu tamanho.

- Sapato inadequado. Cuidado com tênis (mulher não deve ir de tênis), sandálias ou qualquer tipo de sapato com salto muito alto.

- Não exagere na loção pós-barba, perfume ou colônia. Lembre-se de que há pessoas que têm alergia a determinados aromas - e o entrevistador pode ser uma delas.

- Cuidado com roupa nova. Retire todas as etiquetas;

- Evite piercings, alargadores e tatuagens visíveis;

- Roupa amassada ou suada. Se necessário, tenha à mão outra camisa para a ocasião.

- Evitar gorros, bonés, minissaias, blusas cavadas – principalmente para homens, camisetas estampadas e/ou fazendo apologia à religião, sexo, etc., brincos muito grandes e muito coloridos, sapato sujos e muito gasto, roupas íntimas aparecendo, etc.

Dicas que fazem a diferença para mulheres:

- Quadril largo: use colares, lenços e decotes para chamar a atenção para a parte de cima;

- Pernas Grossas: prefira roupas mais escuras;

- Pernas Finas: abuse de calças de cores claras e estampadas. Evite calças justas;

- Busto Grande: use blusas mais soltas, blazer de gola fina, sem muitos botões e enfeites;

- Pouca Estatura: não use roupas com detalhes horizontais de uma só cor. Não use cintos contrastantes. Escolha sapatos leves e delicados, não de saltos exagerados;

- Muita Estatura: Não use uma só cor nas roupas. Abuse de acessórios grandes e cintos largos;

- Mais Gordinhas: prefira calças de corte reto e blazers na altura dos quadris. Não use ombreiras nem roupas com bolsos grandes próximos aos seios. Use apenas peças com listras verticais e estampas pequenas com fundo escuro. Cores escuras disfarçam o excesso de peso e túnicas e camisões escondem a cintura e os quadris. Não use cintos.

- Não usar tênis, procure sapato mais social;

- Cabelo: cortado, limpo e se for tingido ou com reflexo cuidado com a raiz.

-Unhas: sempre cortadas e cuidadas (cuidado com metade do esmalte faltando);

- Evitar blusas muito cavadas, transparentes e com decotes;

-Evitar excesso de maquiagem e de perfume.

Dicas que fazem a diferença para homens:

- Terno: Não feche o último botão. O ideal é que a manga termine na ponta dos dedos, prefira os ternos mais escuros – são mais elegantes;

-Camisa: camisa com botões, polo, evitar camisetas e não usar blusas cavadas;

- Shorts: nunca usar

- Calça: Deve chegar até a metade da altura do calcanhar do sapato, não usar calça muito agarrada e nem aparecendo as roupas íntimas, evitar calças coloridas;

- Jeans: pode ser usado com camisa de botões, blazer e polos, evitar usar camiseta em entrevista;

-Sapato: usar sapato social ou em caso mais informal um tênis, sapa tênis (limpos), não utilizar chinelos ou sandálias.

- Meias: Devem combinar com o conjunto de cores do vestuário. Não usar sapatos sem meia;

-Barba, cabelo, bigode, unhas: sempre bem cortados, isso dá uma impressão de limpeza, cuidado com cabelo tingido – colorido ou com reflexo, a maioria das empresas gostam do tradicional.

O corpo fala em uma entrevista de emprego

Mais do que palavras, gestos e sinais podem revelar os verdadeiros sentimentos e sensações de uma pessoa quando interage com os outros - se está à vontade ou não, se está dizendo a verdade ou não, etc. Durante a entrevista de emprego, mais do que nunca, é importante estar atento a todos os seus movimentos corporais e expressões faciais para transmitir uma boa impressão ao entrevistador. É bom lembrar que os recrutadores são treinados para detectar e captar os mínimos detalhes de suas atitudes - positivas ou não. O importante, no final das contas, é transparecer que está seguro e preparado para enfrentar a situação.

Equívocos mais comuns e que devem ser evitados na hora da entrevista:

Braços cruzados - Essa atitude revela descontentamento e falta de conexão com o outro. Em outras palavras, fecha o canal de comunicação entre você e o recrutador - e isso vale também para pernas e mãos.

Segurar bolsa ou caneta - Qualquer objeto que você estiver segurando durante a entrevista estará servindo como um "amuleto da sorte",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com