TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença da Logística Tradicional e 4.0

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO DE PAULA SOUZA ETEC CARAPICUÍBA

Diferença da Logística: Tradicional e 4.0

Quais seus Impactos

Carapicuíba - SP

2021

        Diferença da Logística: Tradicional e 4.0        

Quais seus impactos

Relatório final, apresentado a Escola Técnica Estadual de Carapicuíba, como parte das exigências para do curso de Administração.

Orientador (a): Lilian de Oliveira Torres.

Carapicuíba - SP

2021

Sumário

Resumo 4

Introdução5

Desenvolvimento 6

Conclusão9

Referencia10

        

Resumo

Neste breve trabalho, tive o objetivo de repassar algumas informações sobre a nova fase da logística, mais conhecida pela expressão atual logística 4.0, que nada mais é do que uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0.

Obtive também contato com algumas diferenças com a logística tradicional, com relação a: Estoque, Perdas de inventário, Lead time (tempo decorrido), e Relações internas. E também foi focado algum dos benefícios que a logística 4.0 traz para as empresas e consumidores. Bem vamos lá...

Introdução

A fim de manter competitividade frente ao mercado, é necessário que os gestores estejam atentos aos avanços tecnológicos, pois cada tendência lançada visa proporcionar mais agilidade, eficiência e redução de custos ao processo logístico, gerando benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.

É nesse contexto tecnológico que surge a Logística 4.0, que lança mão de recursos como automatização de processos, digitalização de atividades e agilidade no compartilhamento de informações e até mesmo da robótica para aperfeiçoar o serviço de logística. Resumido e cruamente dizendo, trata-se do uso de novos recursos e tecnologias para otimizar as operações empresariais.

Agora vamos de fato entrar falar sobre como a Logística 4.0, colo ela impacta o mercado, quais os seus benefícios e o que a diferencia da logística tradicional. 

Desenvolvimento

Qual a diferença da Logística: Tradicional e 4.0. Quais os seus impactos

A logística 4.0 é a evolução da logística tradicional. Processos automatizados com ajuda das novas tecnologias garantirão um pool de novas oportunidades, não só para fábrica, mas a tudo relacionado aos negócios.

A logística 4.0 apresenta algumas diferenças da logística tradicional, abaixo na figura está colocada as principais:

[pic 1]

A Logística 4.0 Faz uso de uma grande variedade de oportunidades de negócios concedidas pelas novidades tecnológicas. Desta forma, ambas (Tradicional e 4.0) se distinguem em diversos pontos, como os já citados na figura:

Estoque: 

Na logística tradicional costuma haver o acúmulo de estoque para que as mercadorias não faltem. Em sua contraparte tecnológica, os estoques são otimizados por meio da produção de bens personalizados, fabricando apenas o necessário para comercialização em um curto período de tempo.

Perdas de inventário: 

A falta de conectividade na logística tradicional faz com que produtos possam ser facilmente perdidos por vencimento, avarias, roubos e furtos. As melhorias trazidas pela Logística 4.0, como o monitoramento 24/7 e o acompanhamento de processos em tempo real, permitem que a incidência desses problemas seja consideravelmente reduzida, evitando gastos com a reposição de produtos perdidos.

Lead time: 

O conceito de lead time na logística pode ser resumido como o tempo decorrido desde o momento em que um cliente faz um pedido até sua entrega no destino. Por conta de diversos problemas na logística tradicional, esse tempo é muito maior que em sua versão 4.0, onde os aprimoramentos tecnológicos reduzem significativamente esse tempo.

Relações internas:

 Na Logística 4.0, a integração da cadeia de suprimentos com outras áreas da empresa permite a redução da incidência de erros operacionais ligados às entregas no transporte e ao carregamento, evitando perdas de inventário por avaria e o ampliamento do lead time.

Alguns benefícios da logística 4.0

Redução de perdas e custos

Com um controle melhor sobre o estoque, diretamente as perdas são reduzidas por problemas evitados, como compras excessivas, deterioração de insumos e armazenamento incorreto de matérias-primas e demais itens. E isso por si só já representa uma redução de custos.

Porém, custos também são reduzidos pelo fato de menos pessoas serem necessárias para operar os mesmos procedimentos, e não somente no setor logístico, pois vimos que a logística 4.0 leva benefícios próprios da área para outros departamentos. Além disso, as despesas operacionais ainda podem ser enxugadas adicionalmente pela eliminação de etapas em processos que passam a ser automatizados e integrados com demais práticas internas ou externas da área logística.

Mais valorização do setor logístico no cenário geral

Um dos grandes impactos da logística inteligente e conectada, como vimos, é a elevação do valor entregue pelo setor para a empresa. Logo, ela passa a ser mais estratégica globalmente e valorizada pela diretoria, sócios e administradores.

Dessa forma, tanto o gestor logístico quanto sua equipe conseguem mais facilmente serem recompensados pelo trabalho e pela influência que geram para a alcance dos objetivos da organização. Também, com essa valorização do departamento, conseguir investimentos para melhoria em processos logísticos se torna tarefa menos difícil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (138.2 Kb)   docx (44.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com