TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito - ATIVIDADE 1 – DE ACORDO COM A AULA 1, AS LEIS TEM ALGUMAS CARACTERISTICAS, EXPLIQUE TRES CARACTERÍSTICAS DA NORMA JURÍDICA E TRAGA EXEMPLOS.

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 1 – DE ACORDO COM A AULA 1, AS LEIS TEM ALGUMAS CARACTERISTICAS, EXPLIQUE TRES CARACTERÍSTICAS DA NORMA JURÍDICA E TRAGA EXEMPLOS.

OBS: OS EXEMPLOS NÃO PODEM SER OS JÁ DADOS NO MATERIAL DE ESTUDO.

Para que possamos viver em sociedade e em paz, faz se necessário à criação de leis. Abaixo três características e exemplificadas das normas jurídicas, sendo ela de cunho Objetivo ou Subjetivo.

1) Bilateralidade ou alteridade:

É quando duas ou mais pessoas são postas frente a frente para ser julgado qual terá razão em detrimento do outro. Exemplo entre vizinhos: Um precisa fazer uma reforma em sua casa e irá pintar o portão, com isso é provável que vá tinta no carro do vizinho, assim para evitar a responsabilidade pelo fato, o vizinho responsável pela obra avisa o outro vizinho sobre a pintura, daí ele tira de si a responsabilidade pelo provável dano, pois avisou com antecedência, mas se mesmo assim o dano for causado, então abamos reclamarão na justiça sua razão.

Um dizendo eu informei o que poderia causar, para que ele tirasse ou protegesse seu veículo, o Outro reclamando o que causou no veículo.

2) Coercibilidade:

É quando o Estado detém do poder para cumprir uma lei e ou uma ação julgada, onde o réu poderá ser disposto ou preso à força. Exemplo de uma reintegração de posse julgado a favor o proprietário do imóvel, nesse caso o Estado tem o dever de cumprir a lei e retirar os moradores ilegais a força.

3) Generalidade:

A ordem jurídica dispõe sobre a generalidade das relações sociais, o instituto se fixa apenas em um tipo de relação ou de interesse: adoção, pátrio poder, naturalização, hipoteca etc. considerando-os análogos aos seres vivos, pois nascem, duram e morrem, lhering chamou-os de corpos jurídicos, para distingui-los da simples matéria jurídica. Diversos institutos afins formam um ramo, e o conjunto destes, a ordem jurídica. Esta é apenas uma das formas de expressão das normas, que se manifestam também pelo Direito costumeiro e, em alguns países, pela jurisprudência. Através da jurisprudência facilita o julgamento do juiz quando os assuntos iguais já foram julgados, podendo inclusive atender a demanda com maior rapidez no judiciário, devido ao aumento da demanda atualmente na área trabalhista. Exp: em uma determinada empresa tem funcionários exercendo uma função de periculosidade e os sindicatos ganham a causa, fazendo com que a empresa pague por essa periculosidade, tão logo outros sindicatos como o mesmo problema, poderão entrar com uma ação baseada na anterior com petição de jurisprudência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (41.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com