TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Empresarial: Mercado de Capitais a Bovespa

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Nas perdas em mercado de capitais a Bovespa é a que mais deve cair pelas previsões até o momento. Você concorda? Argumente a sua resposta

Concordo, a Bolsa chegou a registrar perda de R$ 1,7 trilhão, todas as estimativas causadas pelo impacto do Covid-19 na economia vêm realmente se concretizando. Essa semana, quando surgiu uma esperança contra essa pandemia com tratamento antiviral, a Ibovespa teve uma leve alta o que, no Brasil, chegou a subir acima dos 2% em suas primeiras horas de ação.

  1. O que se pode concluir quando observamos o comportamento da curva epidemiológica?

Políticas de contenção achatam a curva epidemiológica, mas acentuam a curva de recessão. Caso a pandemia não seja controlada, isso acarretará numa curva econômica curta e acentuada. Ou seja, é preciso o desligamento da economia (fechamento temporário dos comércios) para diminuir o contágio, contudo, também é necessário uma política elaborada para garantir a proteção econômica enquanto tudo isso acontece, para que futuramente, as pessoas possam retornar a seus empregos.  

  1. Como deve se comportar a demanda de bens duráveis, não dúráveis e os serviços no Brasil?

Considera-se que no curto prazo o aumento de consumo deva ser de bens não duráveis, como: alimentos, produtos básicos, medicamentos e produtos de higiene. Já os bens duráveis e semiduráveis, como: roupas, eletrônicos e móveis devem ter suas compras adiadas, o que fará com que esse percentual diminua. Como a maioria das empresas estão adotando o sistema de home office, os serviços e as aquisições feitas pelas pessoas por impulsos também tendem a sofrerem baixas em seu percentual.

  1. Como se encontra o sistema financeiro do Brasil segunda a pesquisa? Você entende que ele está solvente?

Os riscos de falências dos bancos são muito pequenos comparados a baixa alavancagem que mostra o presente estudo. Ou seja, os índices do mercado financeiro e o acordo de Basileia no Brasil estão muito bem conforme os índices apresentados.

  1. Como vem atuando a autoridade monetária nas principais medidas? Como você vê o efeito disto sobre as empresas? Argumente.

Para evitar disfuncionalidades e assegurar a confiança nos mercados, as medidas do BC visam a:

  • Manter o sistema bancário líquido e estável, para fazer frente aos desafios que se apresentam;
  • Garantir um sistema capitalizado, para que o canal de crédito continue a funcionar com normalidade;
  • Oferecer condições especiais para que bancos possam rolar as dívidas dos setores afetados pela crise – monitorando os créditos que saírem do SF, com o intuito de evitar eventuais contágios;
  • Garantir que o mercado de câmbio funcione com normalidade, sem disfuncionalidades de liquidez;
  • Manter as condições monetárias estimulativas, para que o crédito sirva como canal de impulso ao crescimento, sem prejuízo ao objetivo de manter a inflação controlada.

Os principais efeitos sobre as empresas estão:

Primeiro Bloco de Medidas:

1. Compulsório + Indicador de liquidez de curto-prazo (LCR);

2. Dispensa os bancos e cooperativas de aumentarem o provisionamento no caso de repactuação, por 6 meses;

3. Redução do Adicional de Conservação de Capital Principal;

4. Retomada de operações de compra com compromisso de venda (repo) de títulos soberanos brasileiros denominados em dólar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (65.5 Kb)   docx (232.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com