TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porifolio individual Analise e Pesquisa de Mercado, Direito Empresarial e do Consumidor, Marketing de Vendas, Métodos Quantitativos

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi organizado com o objetivo de demonstrar a importância do processo estratégico de marketing no desenvolvimento e reposicionamento de uma determinada marca, tendo como embasamento para estudo o caso: Colcci celebra estratégia de Marketing bem sucedida.

A partir desse trabalho podem-se comparar os métodos de pesquisas que foram abordados nas aulas teóricas em sala de aula ao transcorrer do trabalho e assim é admissível avaliar a eficácia da pesquisa na pratica com o sucesso da pesquisa apresentada pela Colcci, admitindo uma análise de campo, onde o produto será vendido, qual o publico alvo e as estratégias de marketing aplicadas.

Para elaboração do trabalho foram empregadas as Webs Aulas e as aulas disponibilizadas no ambiente colaborar da Unopar e os livros fornecidos pela Unopar. O desenvolvimento foi feito usando a situação descrita no texto "Reposicionada, Colcci celebra estratégia de Marketing bem sucedida". O trabalho aborda assuntos relativos à marketing de vendas, direito empresarial e do consumidor, métodos quantitativos e análise e pesquisa de mercado.

DESENVOLVIMENTO

Primeiro desafio:

Marketing de Vendas: Há uma parte do texto que fala em atingir o maior número possível de consumidores, indicando, inclusive, o primeiro público focado pela empresa na primeira campanha de TV.

 

1 – I. Como se chama esta estratégia de escolher focar somente numa parte do mercado?

II. Qual a descrição dessa estratégia?

III. Qual foi o primeiro público focado pela empresa na primeira campanha de TV?

RESPOSTA:

I – Esta estratégia de escolher focar somente numa parte do mercado se Chaama Segmento de Mercado

II – Segmentação de Mercado nada mais é do que separar uma parte do mercado, agrupando um conjunto de entidades (pessoas e organizações, ou pessoas ou organizações), de acordo com determinadas características que sejam úteis aos propósitos do marketing e da empresa, tornando esse agrupamento homogêneo. 
Hoje existem aproximadamente 6,5 bilhões de pessoas no mundo com diferentes culturas, necessidades, desejos, poder de compra e Etc. Por isso, a segmentação de mercado tem alguns tipos. São eles: Segmentação Geográfica, Demográfica, Psicográfica e Comportamental.

III – TV, pois foi focando no publico jovem. Para atingir este tipo de consumidor a marca investiu em TV fechada, através do canal MTV que tem grande aceitação pelos jovens.

Segundo desafio:

Direito Empresarial e do Consumidor: Caso a Colcci deseje realizar uma nova campanha publicitária, quais os principais cuidados que ela e a agência de publicidade devem ter para não ferirem as disposições legais, em especial o código de defesa do consumidor e correrem o risco de terem problemas jurídicos?

RESPOSTA: É fortemente recomendável o estudo prévio do tema antes de traçar as estratégias de marketing, considerando o forte poder criativo das agências de marketing, não deixar de tratar do “compliance” antes do lançamento de toda e qualquer nova campanha, avaliando frente os aspectos legais ora apontados.

Terceiro desafio:

Métodos Quantitativos: A estatística traz para o Marketing um perfil adequado na inspeção e análise de mercado, na sondagem e avaliação de oportunidades, na análise e desenvolvimento de produtos e campanhas publicitárias, entre outras. Neste sentido os métodos quantitativos e os conceitos estatísticos são frequentemente aplicados nas decisões relativas ao preço e às previsões de vendas, auxiliando na tomada de decisão. Dessa forma, pesquise no livro e nas web aulas da disciplina, e em fontes seguras, como nas referências de literaturas da biblioteca digital, os temas relacionados abaixo. a. Análise de regressão. b. Análise de correlação. c. Disserte uma aplicação das análises de regressão e correlação na área mercadológica.

RESPOSTA:

  1. Análise de regressão possibilita encontrar uma relação razoável entre as variáveis de entrada e saída, por meio de relações empíricas. A utilizzação desta abordagem necessita de coleta de dados e do uso de métodos estatísticos de Análise de Regressão Linear.
  2. A Correlação mede a força, ou grau de relacionamento entre duas variáveis..
  3. Uma forma visual de observarmos a correlação entre duas variáveis é através do diagrama de dispersão. Um diagrama de dispersão é um método de representar gratificamente a relação, entre duas variáveis. Nesse diagrama duas variáveis são plotadas usando-se coordenadas x e y; os pontos nos darão uma idéia se existe ou não correlação entre as duas variáveis.

Segundo Crespo (2009, p.147), podemos dividir os casos de correlação entre variáveis em três:

Correlação linear positiva: quando o aumento da variável independente X implica em um aumento dependente Y;

Correlação linear negativa: quando o aumento da variável independente X implica em uma diminuição na variável dependente Y;

Correlação não linear: quando parecer ter algum tipo de relação entre as variáveis em formato de “curva”.

Quarto desafio:

Análise e Pesquisa de Mercado: Percebemos no artigo que a Colcci reestruturou sua marca e a forma de vender seus produtos e atingir seu público-alvo. Assim, discuta como a pesquisa de marketing teve influência no processo de tomada de decisão das empresas e quais as principais abordagens metodológicas que os profissionais dessa área podem utilizar nas pesquisas voltadas para a análise do comportamento do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (154 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com