TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Direito Tributário (Resumo)

Por:   •  12/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 8

REVISÃO PARA N2

O QUE É TRIBUTO?

        Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

ENUMERE E DISSERTE SOBRE OS PRINCIPIOS DO DIREITO TRIBUTÁRIO.

        Estrita legalidade – Nenhum tributo será instituído ou aumentado, a não ser por força da lei. Anterioridade - Determina que a lei que cria ou aumenta tributos só vale a partir do 1º de janeiro do ano seguinte ao de sua publicação. À estre principio é agregado o princípio da noventena, que determina ainda que a aplicação do tributo só pode ocorrer após 90 dias da edição da lei respectiva. Irretroatividade – A lei não pode ser aplicada a situações passadas. Isonomia e capacidade contributiva – A lei deve garantir um tratamento igual para todos os contribuintes que estão em situação igual. Vedação de efeitos confiscatórios – O tributo deve ser sempre razoável, não podendo ter um valor elevado que chegue a representar um confisco. Imunidade das esferas públicas – A união, estado e os municípios não podem instituir impostos sobre o patrimônio, renda ou serviços uns dos outros. Imunidade de tráfego – Não pode limitar o tráfego interestadual ou intermunicipal das pessoas ou bens, salvo pedágio ou via conservada pelo poder público. Uniformidade nacional – O tributo da união deve ser igual em todo território nacional. Vedação de distinção – É vedado estabelecer diferenção tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino. Não cumulatividade – Compensa-se o tributo que for devido em cada operação com o montante dobrado nas anteriores. Apenas para IPI e ICMS. Tipicidade – O tributo deve estar previamente descrito em lei.

QUAIS AS MODALIDADES DE TRIBUTOS EXISTENTES E SUAS CARACTERÍSTICAS?

        Impostos foram criados para suprirem as necessidades de manutenção da própria administração pública, logo sua arrecadação não traz nenhuma vantagem para o contribuinte. Taxas são uma espécie de tributo que deve ser criada por lei, que apresenta o fato gerador. (Exercício regular do poder de polícia, o estado irá fiscalizar o contribuinte. Serviço público específico,é possível identificar onde a administração pública está atuando, Ex: taxa de incêndio e coleta de lixo). Constribuições de melhoria, onde a obra pública valoriza o patrimônio do particular e  contribuições sociais são tributos destinados à coleta de recurss para certas áreas de interesse do poder público.

QUAIS OS ELEMENTOS DO TRIBUTO? DISSERTE SOBRE CADA UM DELES.

        Fato gerador é uma situação definida em lei como necessária e suficiente para o surgimento da obrigação tributária principal. Sujeito ativo é o ente que possui o poder de cobrar o tributo. Sujeito passivo será sempre o responsável pelo pagamento do triburo.

COM RELAÇÃO A TRIBUTOS, O QUE É COMPETÊNCIA E CAPACIDADE?

        A competência tributária envolve não só o poder de fiscalizar e cobrar tributos, mas também o de legislar a respeito. Não tem competência tributária o ente público desprovido de poder legislativo. Assim, a competência tributária, em estrito sentido legal, pertence exclusivamente à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. A capacidade tributária é um outro conceito, que envolve apenas a fiscalização e a cobrança, por delegação, sem poder de legislar. Nesse caso está, por exemplo, o INSS. A atribuição de arrecadar tributos a pessoa de dirito privado não constitui delegação, mas apenas uma relação contratual (CTN, art. 7°, § 3°).

QUAIS SÃO OS SUJEITOS DA RELAÇÃO TRIBUTÁRIA?

        Sujeito ativo e passivo.

DISSERTE SOBRE SUBSTITUIÇÃO E TRANSFERÊNCIA DA OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA. QUANDO OCORREM?

        Na substituição a obrigação constitui-se desde logo em relação a um substituto, ou responsável, ficando de fora aquele que seria o contribuinte. Já na transferência a obrigação constitui-se inicialmente em relação ao contribuinte, comunicando-se depois, porém, para o responsável.

DIFERENCIE OBRIGAÇÃO PRINCIPAL DE OBRIGAÇÃO ACESÓRIA.

        obrigação tributária principal é uma obrigação de dar. O que mais interessa para o fisco é dinheiro. Portanto, é aquela obrigação que envolve dinheiro (patrimonial). A obrigação tributária acessória é uma obrigação de fazer ou não fazer. Ela é instrumental.

O QUE É LANÇAMENTO E O QUE ELE DEFINE?

O lançamento consiste em um procedimento administrativo privativo da autoridade administrativa, tendente a verificar a ocorrência do fato gerador e a matéria tributável, a definir o montante e identificar o sujeito passivo.

O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO E, OBSERVANDO OS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DO PLANEJAMENTO, O QUE É ELISÃO E EVASÃO?

        Planejamento tributário é a metodologia para se obter um menor ônus fiscal sobre operações ou produtos, utilizando-se meios legais. Também chamado de “elisão fiscal”, não confundir com “evasão fiscal” – sonegação.

ENUMERE E DISSERTE SOBRE AS DIFERENTES FORMAS DE SUSPENSÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO.

        Moratória, é um alargamento do prazo de pagamento, e paga-se juros por isso. Depósito integral do valor, o contribuinte pode discutir a validade do tributo, para que não incida juros e multas durante a discussão, o contribuinte pode efetuar o depósito integral do valor que hipoteticamente seria devido, não paga-se juros. Reclamações e recursos, suspende-se a cobrança do tributo, mas juros e multas serão aplicados se no final do processo ficar decidido pela efetiva possibilidade da cobrança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com