TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina: Produção Científica

Por:   •  15/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS[pic 2]

-Pós Graduação EAD

Disciplina: Produção científica

Professores: Me. Solange Sakaguti  e  Me  Fábio Leite

NOME: RGM: _____________

ATIVIDADE  01

1) De acordo com as aulas, antes de pensarmos em elaborar um trabalho acadêmico voltado à pesquisa é preciso ter um conceito claro: afinal o que é um trabalho científico?

De acordo com o que você entendeu pelas leituras das aulas elabore um texto  entre  8 a 10 linhas e explique como a partir dessas leituras você conceituaria um trabalho científico?

 O trabalho científico pode ser definido como a “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Um artigo apresenta as etapas de um estudo realizado, de maneira simples, direta e objetiva. Mas, para ser considerado científico ele deve representar uma investigação executada com um método científico e submetida ao exame de um corpo de pesquisadores da área, que irá testar e conferir as informações, a metodologia, os resultados e/ou as conclusões alcançadas.

2) Ao elaborar um Projeto de pesquisa explique em que consiste:

Os Objetivos: revelam o propósito do pesquisador mediante o trabalho por ele realizado. Como intenções se materializam pelos objetivos gerais, aos quais explicitam a ação que conduzirá ao tratamento da dificuldade abordada pelo problema.

O Problema: é uma pergunta que busca aprofundar um tema selecionado com uma resposta cientificamente válida, um problema de pesquisa deve ser preciso e delimitado, para o desenvolvimento da pesquisa será orientado para encontrar respostas empíricas para o problema

A hipótese: Resposta provável ao problema formulado, indagações a serem verificadas na investigação, afirmações provisórias a respeito de um determinado problema.

3) Você observou  que para se caracterizar um trabalho científico você precisa seguir um regulamento. Um dos requisitos segundo as Normas da ABNT é que todo trabalho tenha os Elementos pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.

Faça uma síntese dos Elementos que consideramos o mais importante nessa construção do trabalho, que é o Elemento Textual. Cite cada um deles e explique em que consiste?

Introdução – prévia do trabalho em geral e levantamento de hipóteses.

Desenvolvimento – construção do conteúdo utilizando as fontes de pesquisa do autor. Dividida em capítulos ou tópicos numerados em ordem crescente, é parte onde são explanadas e discutidas todas as ideias do trabalho acadêmico em questão.

Conclusão – Como o próprio nome já indica, é a conclusão a que o autor chegou após todo o percurso intelectual exposto no desenvolvimento do trabalho.

4) Responda às seguintes questões:

  1. Em que consiste o Embasamento teórico de uma pesquisa?

No conjunto de referências bibliográficas que servem para o fundamento a um artigo, tese ou trabalho que crie uma nova análise ou mesmo a teoria sobre determinado assunto. É usado principalmente em trabalhos científicos e acadêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (109.8 Kb)   docx (30.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com