TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

TG

Leiam o texto a seguir, de Fabio Altman, jornalista brasileiro, retirado da revista Época Negócios. Com base em reflexões sobre o texto apresentado e com base em reflexões sobre o que foi discutido na Unidade I e na Unidade II, discutam em grupo a metáfora que relaciona a arquitetura da música erudita, mais exatamente de uma orquestra, com a arquitetura e compromissos empresariais.

ALTMAN, Fabio, Sua empresa é uma orquestra? Época Negócios, São Paulo, jul. 2007.

As companhias modernas, ancoradas na inovação aberta, cada vez mais atentas ao consumidor global, dependem do conhecimento e da rica informação de especialistas (os músicos, virtuoses), da divisão de trabalho (as seções de uma orquestra) e da capacidade de colaboração em grupo (a própria orquestra). “Não conheço empresa perfeita, assim como não existem orquestras perfeitas”, diz Carlos Osmar Barreto, professor da Fundação Getúlio Vargas e amante da música clássica, estudioso das ideias de Drucker. “Mas possivelmente não há, ainda, metáfora mais adequada que comparar o maestro a um presidente de empresa e os departamentos de uma companhia às seções de uma sinfônica“. É hora, portanto, de revisitar o caminho de Drucker. Para trilhá-lo, nada como um passeio pelos bastidores da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Osesp, comandada pelo regente John Neschling, que o jornal francês Le Monde definiu, no início do ano, como “um milagre musical proveniente de São Paulo“.

É muito claro a semelhança quando comparamos empresas de sucesso com orquestras sinfônicas:

A importância de um líder=maestro competente, que sabe conduzir o grupo da melhor maneira, para assim obter o melhor resultado. Funcionário=musicista que sabe exatamente qual é o seu papel e como desempenha-lo junto à equipe, buscando a melhor sinfonia=harmonização da empresa para receber os aplausos de toda a plateia=sucesso da empresa.

Assim como na orquestra, mas também nas empresas é importante haver um líder responsável e competente, porém cabe ressaltar que ele sozinho não consegue alcançar objetivo nenhum. Funcionários=musicistas que sabem exatamente como trabalhar=tocar entram em sintonia com o maestro=líder. Este é o responsável por criar condições para que a apresentação=trabalho seja impecável. Isso inclui motivação, respeito e parceria, favorecendo assim um bom clima dentro da orquestra=empresa.

Peter Drucker descreve uma nova classe de profissionais cujo o meio de produção é o conhecimento, acreditando em uma empresa fundamentada na organização.

Assim como as orquestras, as empresas tiveram que mudar com o tempo, ressaltando a importância de um maestro=líder competente, capaz de enxergar que para a melhoria não há fronteiras. Ambas exigem flexibilidade, liderança, uma equipe que saiba trabalhar em conjunto e sempre aberta para novidades.

Para se obter o objetivo, é necessário que o homem esteja satisfeito no lugar onde trabalha, para assim dar o seu melhor.

Para uma empresa funcionar como uma orquestra tudo deve iniciar com uma afinação da equipe que foi criteriosamente selecionada. Depois, realizada a apreciação dos talentos individuais, sendo então finalizado com os aplausos ao trabalho executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com