TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuidora de bebidas Pira

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

UNIDADE FACNET TAGUATINGA-DF

Curso Superior de Administração

DESAFIO PROFISSIONAL

Ciências Sociais

Economia

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Teoria da Contabilidade

Teorias da Administração

Tutor EAD: André Aires Soares

CARLOS ALBERTO GROSARA LIMA - RA 1715277809

PATRICIA DA SILVA ARAUJO - RA 1299112632

VANESSA JULIO FERREIRA – RA 0139516620  

Taguatinga, 21 de setembro de 2015

Introdução

As empresas familiares ocupam um espaço importante no cenário econômico e social capitalista no nosso país, porém de um modo peculiar, este trabalho acadêmico trata-se de uma indústria de Bebidas Pira, empresa familiar, localizada na região metropolitana de São Paulo, fundada em 1965 por iniciativa de João Barroso. A indústria de bebidas é considerada um sucesso, pois a cachaça e o conhaque produzidos na indústria são referências em sabores e qualidade em todo Brasil.

Considerando o fato do Dr. João, como é conhecido dentro da empresa, já sentindo o peso da idade que tem e cansaço, decidiu anunciar que pretende se aposentar e passar a responsabilidade do empreendimento para seus filhos Paulo e Iran. Diante dos fatos a falta de qualificação de ambos, decidiram contratar uma empresa de consultoria para implementar mudanças na estrutura gerencial e delegar as funções e  cargos para não prejudicar a empresa.

PASSO 1

Competências

Habilidades

Paulo

Iran

Aplicar conhecimento

X

X

Conhecimento

Transmitir conhecimento

X

X

Compartilhar conhecimento

X

_

Aprender a aprender

X

X

Aplicar o conhecimento

X

X

Habilidade

Trabalho em equipe

X

X

Comunicação

X

_

Avaliar a situação

X

_

Espirito critico

X

_

Julgamento

Julgar os fatos

X

_

Ponderar com equilíbrio

_

X

Definir prioridades

X

X

Atitude

Atitude empreendedora

_

X

Assumir riscos

_

X

Competências e Habilidades Deficitárias

Paulo

Iran

KnowHow

_

X

Iran não tem experiência com Contabilidade

Visão global e sistêmica

X

X

Liderança

_

X

Iran tem problemas em liderar a equipe

Motivação

X

X

Ambas não gostam de contabilidade

Comunicação

_

X

Iran tem dificuldades em se comunicar devido a timidez

Avaliar a situação

X

_

Paulo não tem o conhecimento devido para avaliar as situações da empresa

Definir Prioridades

X

_

Devido a falta de experiência, Paulo tem dificuldades em definir prioridades empresariais

Foco e resultados

X

_

Paulo não tem foco nos resultados da Contabilidade

Inovação

_

X

Iran prefere não arriscar em inovações

Obter dados e informação

_

X

Iran segue outra profissão

Paulo e Iran têm habilidades distintas umas das outras, porem de acordo com as tabelas de Competência, Habilidades proativas e deficitárias, Paulo esta mais apta para o cargo de gerente administrativo da empresa do pai, apesar das habilidades deficitárias, com a entrada da Paulo no comando seria proativa em alguns setores do estabelecimento, principalmente na transmissão de conhecimentos.

Porem concluímos que nenhum dos dois filhos estão aptos ao cargo de gestão da empresa, pois as ambos têm muitas habilidades deficitárias que são essenciais para a administração e gestão da empresa.

Por ser uma indústria de grande porte é necessário um gestor com qualidades como: autocontrole emocional, transmitir conhecimento para os funcionários da empresa, ter uma visão global, assumir riscos, ter foco nos resultados tanto da empresa quanto dos funcionários, saber ouvir, ser critico, julgar os fatos, ter uma autocrítica e uma atitude empreendedora para ser uma mudança proativa na empresa.

Passo 3

A Indústria de Bebidas PIRA está precisando passar por uma total mudança. Como terá um novo gestor, é interessante e necessário mudar também o ambiente de trabalho, como por exemplo: modernização de seus maquinários, capacitação nos níveis estratégico, intermediário e operacional, buscar novos objetivos a serem alcançados, novos desafios na procura por crescimento, dentro de um planejamento, novos cargos e salários, novas produtos (bebidas) definir missões no crescimento e lucratividade da organização, respeitando o bem estar e qualidade de vida de seus colaboradores. Partindo desses princípios, para que haja um processo sucessório eficaz na organização é preciso ponderação e planejamento, considerando que esse é o ponto primordial para o sucesso da ação. Assim sendo será necessário o envolvimento do sucessor, da consultoria e seus colaboradores para a escolha do sucessor. Paulo e Iran, que são os possíveis futuros gestores da indústria, nenhum dos dois ainda possuem a capacidade adequada para gerenciar à empresa sozinho, deverão buscar novos conhecimentos e formação acadêmica voltada para o ramo da empresa, buscando a capacitação a indústria permanece com os filhos.

Como a Indústria de Bebidas Pira já tem um nome no mercado, é interessante, até mesmo ainda com o Dr. João no comando, lançar a empresa no mercado de ações, claro que a maior parte das ações será da família, desta forma conseguirá ter verba para uma mudança rápida.

O quadro de funcionários deve passar por uma remodelação, afinal, muitos dos empregados devem estar na mesma função há anos, e é claro que precisam de reciclagem,  mudar de posto e até uma promoção de cargo, fazendo com que os funcionários se motivem na nova direção.

Com algumas destas ações as mudanças serão de natureza proativa, pois é melhor prevenir e expandir logo do que esperar uma crise para reagir diante dos problemas. Claro que com a saída do Dr. João há uma espécie de crise interna, mas feita de forma correta não afetará a indústria.

Passo 4

Paulo e Iran não possuem competências suficientes para um só assumir a presidência, e para conservar a empresa na família, os dois trabalhando juntos formarão a cúpula da presidência da Indústria de Bebidas Pira, diante dessas habilidades e considerando suas deficiências, que deverão ser transformada sem competências, sugerimos que Paulo e Iran trabalhem juntos na presidência, um apoiando o outro e sugerindo soluções. Antes os dois assumiam diversos papéis dentro da empresa, como agora estão fora dos seus antigos postos, podem fazer um processo interno para verificarem qual é o funcionário mais bem capacitado para assumir seus cargos ou em último caso, contratar alguém novo.

Passo 5

Como haverá uma reformulação de cargos e competências, o organograma da empresa ficará assim:

[pic 2]

6 - CONCLUSÃO

A importância de organizar, preparar a empresa e a equipe para a sucessão de uma nova direção de modo que darão continuidade nos negócios, exigindo dedicação e conhecimento para se manter em mercados com essa dinâmica, competências para assegurar que a empresa vai sobreviver. É muito importante a busca constante por inovações, qualidade, capacitação, pro atividade, sem esquecer o prazer no que se faz.

7 - BIBLIOGRAFIA

http://www.educacao.es.gov.br/download/roteiro1_competenciasehabilidades.pdf

http://encceja.inep.gov.br/matriz-de-competencias

http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-competencia-e-habilidade/48435/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (175.6 Kb)   docx (93.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com