TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Do Feudalismo ao Socialismo

Por:   •  8/4/2015  •  Artigo  •  589 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução às Ciências Sociais

Do Feudalismo ao Socialismo, as mudanças de hoje

O Feudalismo foi marcado pelo grande predomínio católico quanto à posse de terras, foi um tipo de estrutura política, econômica e social que dependia muito da terra e não tinha muito interesse na monetarização. As feiras de trocas foram aumentando e com a aglomeração delas surgem os Burgos (feiras mais organizadas e seguras) e quem morava nesses Burgos eram os Burgueses. As GUILDAS (Organizações de mercadores, mas de uma única cidade apenas), organizavam e controlavam o comércio local. As HANSAS (Organizações de mercadores das diferentes cidades da Europa) controlavam rotas e preços, importante para a dinamização do capitalismo.

A passagem do Feudalismo para o Capitalismo ocorreu na época da expansão mercantil européia nos séculos XV e XVI. O declínio do Feudalismo e a origem do Capitalismo foram dois fenômenos históricos independentes, apesar de se desenrolarem simultaneamente. Durante a passagem da Idade Média para a Idade Moderna o Feudalismo sofreu uma forte crise, esta passagem também provocou mudanças culturais e religiosas, por exemplo, o Renascimento. Houve o Renascimento Comercial e Urbano na Europa em decorrência muito das cruzadas, desarticulando os feudos que dependia da agricultura. Outro fato que desestruturou o Feudo foi o desequilíbrio Ecológico, pois cada vez mais a terra era utilizada.

O final da Idade Média é tomado por duas crises. A crise do século XIV com fome, pestes e guerra (crise dos Cem anos). A Peste Negra matou 1/3 do continente Europeu. A grande fome sobrecarregou os poucos trabalhadores que sobraram e assim gerando uma situação de insatisfação levando ao canibalismo mútuo e ao infanticídio, desta forma quem mais sofreu com as Pestes foram os camponeses e não os nobres ou os novos burgueses. A insatisfação gerou guerras e revoltas camponesas, mostrando que os camponeses já não agüentavam mais tanto trabalho. A crise do século XV - crise do crescimento, o crescimento da população da Europa, após a crise de XIV, houve a necessidade de aumentar a produção e esse crescimento já não era suportado pela própria Europa, havendo fome metálica (ausência de ouro e de prata), ausência de mercadorias e para sair desta crise vai para a América com as grandes navegações.

O Capitalismo se consolidou com a Revolução Industrial, XVIII, na Inglaterra. Sistema baseado nas relações de trabalho assalariadas, no espírito de lucro, na função reprodutiva do capital, na busca de uma organização racional para os negócios, na produção voltada para o mercado e na economia monetária. Exemplo do fruto desse processo de ascensão do sistema capitalista foi a complexa rede industrial e comercial, a nível mundial, que hoje vemos, atrelado ao sistema financeiro (bancos, bolsas de valores, etc.). A monarquia enfraquecida abriu espaço para um maior espaço, um maior desenvolvimento para a burguesia, economicamente, onde rompeu com a Igreja católica, com venda das terras da igreja. Politicamente, o parlamento (a cabeça era do rei, mas o corpo era do parlamento). Religiosamente era uma Inglaterra hibrida.

O mercado ganha titulo de Nação, sendo um mercado organizado para uma determinada Burguesia através do processo de centralização das monarquias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com