TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feudalismo

Artigo: Feudalismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  6.165 Palavras (25 Páginas)  •  733 Visualizações

Página 1 de 25

Trabalho sobre Feudalismo

01 – Relate como ocorreu a passagem do escravismo romano para o sistema feudal.

R: Os escravos constituíam uma base muito importante no sistema econômico do Império Romano, portanto começou a apresentar sintomas de decadência. A grandeza do Império se tornava cada dia mais difícil de ser administrada, a crise do escravismo que era a sustentação do Império, a corrupção e a monarquia administrativa, dentre outros fatores, foram minando as bases do poder romano; com isso o mundo ocidental viu-se obrigado a encontrar uma nova era, a qual ficou conhecida como Idade Média que foi dividida em duas etapas: a Alta Idade Média que foi caracterizada pela formação do mundo feudal a Baixa Idade Média. Então com a invasão dos bárbaros em Roma, foram criados pelos mais nobres senhores de Roma, vilas ( para se protegerem dos bárbaros, levando consigo seus servos e sua família) o qual procedeu o sistema feudal.

02 – Relacione as diferenças básicas entre a cultura dos bárbaros com a Cultura dos romanos.

R: Para os romanos eram considerados bárbaros todos aqueles que habitavam além das fronteiras do império e que não tinham a cultura romana (língua, hábitos, costumes, tradições).

Bárbaros: Organizavam-se em aldeias rurais, compostas por habitações rústicas feitas de barro e galhos de árvores. Tinham como atividade econômica: o cultivo de cereais como, por exemplo, o trigo, o feijão, a cevada e a ervilha. Criavam gado para obter o couro, a carne e o leite. Dedicavam-se também às guerras como forma de saquear riquezas e alimentos. Em momentos importantes da batalha, escolhiam um guerreiro valente e forte e faziam dele seu líder militar. Acreditavam em uma vida após a morte, onde os bravos guerreiros mortos em batalhas poderiam desfrutar de um paraíso. A organização social dos bárbaros se baseava na “sipe”, um clã formado por famílias ligadas entre si por parentesco onde cada um protegia ao outro e onde a ofensa a um deles significava a ofensa a toda à sipe, a instituição mais importante dos bárbaros era a Assembléia de Guerreiros que decidia sobre todas as questões, decidindo inclusive quem seria o rei.

Romanos: O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.Desenvolveram uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios e plebeus. A mitologia romana representava formas de explicação da realidade que os romanos não conseguiam explicar de forma científica. Trata também da origem de seu povo e da cidade que deu origem ao império. Pão e Circo: Consistia em oferecer aos romanos alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta, principalmente da classe dos desempregados Balneários Romanos: locais onde a aristocracia romana ia para discutir política e ampliar seus relacionamentos pessoais. A mistura da cultura germânica com a romana formou grande parte da cultura medieval, pois muitos hábitos e aspectos políticos, artísticos e econômicos permaneceram durante toda a Idade Média.

03 – Por que no início do feudalismo o comércio, a moeda e a cidade praticamente desapareceram?

R: Na sociedade feudal não havia recursos técnicos apropriados para uma maior produção. O comércio e a indústria eram muito restritos, limitados apenas às necessidades básicas dos feudos. Outros dois aspectos do mundo feudal eram a economia amonetária (inexistência de moedas) e de subsistência, ou seja, o objetivo da produção era o consumo.

04 – Como estava dividida a sociedade feudal e qual a função de cada seguimento?

R: A sociedade feudal era tal qual brasileira, injusta e desigual. Era uma sociedade estamental, em que cada grupo social tinha uma função específica, praticamente não havia mobilidade social. O clero eram os representantes da igreja, grupo social de enorme prestígio, A nobreza, responsável pela segurança, era composta pelos senhores feudais e os servos constituíam a maioria esmagadora da população.

05 – Quais eram as principais taxas pagas pelos servos da gleba?

R: Corveia: trabalho prestado gratuitamente pelos servos do senhor feudal nas mais diversas atividades

Banalidades: Imposto pago pelo uso de determinadas partes do feudo, como o moinho, o forno, o celeiro entre outras.

Talha: uma porcentagem, ás vezes a metade, de toda a produção do manso servil era entregue ao senhor feudal.

Mão-morta: após a morte do chefe da família camponesa, a família deveria pagar uma taxa para continuar ocupando as terras.

Capitação: imposto anual pago individualmente ao senhor feudal.

06 – Como era a alimentação dos camponeses da idade média?

R: A dieta básica dos servos, ou seja, dos camponeses era composta de pães, papas, mingaus, ervas e raízes. O consumo de ervas, raízes e também de frutas silvestres (quando disponíveis) demonstra que ainda eram necessário complementos da dieta. O consumo de pães entre os camponeses não era tão disseminado como muitos acreditam, a principal causa dessa situação refere-se ao fato de que os servos tinham que pagar a banalidade, taxa cobrada pelos senhores para a utilização dos fornos e moinhos existentes em seus domínios, direito que era exclusivo dos mesmos. A mesa dos senhores caracterizava-se pela fartura que contrastava com a pobre alimentação dos camponeses. O inverno rigoroso da Europa registrava muitas doenças em virtude da escassez de vegetais na dieta campesina já que durante essa estação do ano esses alimentos praticamente desapareciam das empobrecidas refeições dos servos. Se não bastasse essa situação já bastante comprometedora para a sua alimentação, a caça nem sempre era permitida pelos senhores e a Igreja cooperava com isso ao institucionalizar períodos em que restringia o consumo de carnes vermelhas. Em geral, o único utensílio de cozinha dos servos era um caldeirão. Esse caldeirão ficava erguido sobre uma fogueira e fervia-se água em seu interior. Nele eram depositados vários alimentos que eram cozidos de uma só vez. Para que os alimentos não se misturassem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com