TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doc adm pub

Por:   •  20/7/2015  •  Resenha  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 1: Tópico 1 – Etapa 1

Questão 1 - Escrever um texto (15 a 20 linhas) expondo o seu entendimento sobre organização, sua relação com o ambiente e a sua importância para a sociedade.

Organização é toda entidade formada por um grupo de entes que se organizam para alcançar um objetivo, desenvolver uma ação ou oferecer produtos e serviços, que possuem metas e atividades-fim ao utilizar recursos. Cabe destacar que as organizações estão inseridas em um contexto social e, portanto, são criadas para contribuir com a sociedade.

Toda organização é um organismo, um sistema. A partir da visão sistêmica de Bertalanffy, entendo que a relação das organizações com o ambiente envolve duas perspectivas: exógena e endógena. Internamente toda organização possui processos, regras, usuários, dinâmicas que precisam fluir de forma harmônica. Como é um sistema, não existe um isolamento, até porque toda organização está inserida em um âmbito social e/ou de mercado. Então, relação com clientes, mercados, governo, usuários externos também compõe o sistema organizacional das entidades.

Por fim, destaco que a importância das organizações na sociedade surge da dinâmica da relações que a compõe (macro e microambiente – Hall (1982)), ao desenvolver suas atividades e atingir seus objetivos, contribuem para uma parcela da sociedade, sobretudo para os stakeholders.

Questão 2 - O explique, de forma sucinta, o que você entendeu sobre organograma, fluxograma e lay out, e por que a compreensão/estudo destes elementos é importante para o administrador. (máximo de 15 linhas) 

Organograma- é uma representação gráfica de como uma organização se estrutura, ou seja, como estão organizados os setores, as hierarquias e relação de lideranças e subordinações.

Fluxograma- é uma representação de como se dá a dinâmica de trabalhos, gerenciamento e decisões entre os setores apresentados no organograma.

Lay out- é como a organização está organizada fisicamente, ou seja, a arquitetura organizacional. Há dois tipos: administrativo e industrial.

Entender estes conceitos é de relevante importância para um gestor, para permitir que ao analisar a dinâmica sistêmica da organização em que atua, pode optar pelas melhores formas de organograma, fluxograma e lay out, visando otimização da estrutura física ,hierárquica e de processos.

Questão 3 - Como a gestão de processos pode agregar mais valor ao cliente?

A gestão de processos otimiza o fluxo dos processos da organização. Uma das opções que a gestão de processos pode beneficiar o cliente é na redução de preço do produto e/ou serviço. Se a organização gerencia seus processos, eles ficam mais racionais, eficientes e assertivos, evitando desperdício, custos desnecessários e beneficiando cada processo envolvido, por consequência, a empresa se torna mais econômica, e poderá repassar o ganho da economia dos processos para o preço final de seus serviços ou produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (109 Kb)   docx (297.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com