TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário A Casa de Anjo

Por:   •  22/7/2015  •  Trabalho acadêmico  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 2

Pobreza Nacional

Documentário: Casa de Anjo (Deivison Fiuza)

Casa de Anjo é um documentário que mostra a história de vida de duas crianças, Isaac e Kailane, que vivem nas ruas juntamente com seus pais. O mesmo é apresentado em 23 minutos, com realização da Faculdade Social da Bahia, direção e roteiro de Deivison Fiuza e foi produzido na cidade de Salvador/BA em 2007. As gravações mostram como estas famílias vivem em situações precárias, ignoradas pelo povo e pelas autoridades, não tendo opção de onde buscar ajuda e auxílio. A família de Kailane se abrigava debaixo das marquises de um estádio e a de Isaac, embaixo de um viaduto. Para suas sobrevivências, os pais de Kailane e Isaac, passam o dia inteiro nas ruas catando lixo, na esperança de achar o que comer, ou então, ficam em semáforos tentando ganhar um “dinheirinho” para comprar pão e leite para aquele dia. Ainda, nenhuma das crianças tem registro de nascimento, ou seja, não existem legalmente. O documentário traz cenas fortes e emocionantes, o qual nos faz pensar que devemos agradecer todos os dias pelo que temos, pois por mais que eles não tenham nada, todo dia estão dispostos a batalhar para conseguirem dar um futuro melhor para seus filhos.

              Hoje, toda a sociedade é ciente dos problemas decorrentes da pobreza, e muitas famílias se encontram nesta situação, problemas esses, provenientes de uma sociedade capitalista dividida em classes sociais. Uma parte da população acredita que a condição de miséria de milhares de pessoas espalhadas pelo Brasil é causada pela preguiça, falta de interesse pelo trabalho, acomodados à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, ou seja, acham que só não trabalha quem não quer, mas isso não é verdade.

              Uma das causas é quando o trabalhador é demitido e não encontra um novo emprego, ele fica impedido de gerar renda, e sem condições de arrecadar dinheiro as pessoas enfrentam dificuldades sérias e às vezes convivem até mesmo com a fome. Então, tudo se explica com o desemprego, que obriga as pessoas a procurar lugares impróprios para morar, como não tem condições financeiras para custear moradias dignas, habitam favelas e áreas de risco. Há uma grande maioria que nem sequer tem um “barraco” em uma favela, vivem embaixo de fachadas de lojas, instituições, praças e pontes. Por fim, a pobreza é decorrente de vários fatores e ela nunca vai acabar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (59.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com