TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Business Case Projeto Anjos da Noite no Rio de Janeiro

Por:   •  4/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.241 Palavras (5 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

MATRIZ DE ATIVIDADE INDIVIDUAL

[pic 11][pic 12][pic 13]

Elaborado por: Lucas Santos Disciplina: Gestão de Projetos Turma: ONL018FW-ZOGESP37T1

Business case - Projeto Anjos da Noite no Rio de Janeiro

Razões para se investir no projeto

Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) identificou que existem 7.272 desabrigados na cidade do Rio de Janeiro. Sendo que desse total, 75,2% (5.469) estavam em situação de rua e 24,8% (1.803) em unidades de acolhimento da prefeitura. Os indivíduos nessa condição, em sua maioria, são homens, 81%, e estão na faixa etária entre 31 e 45 anos. Conflitos familiares, alcoolismo ou o uso de drogas e a demissão do emprego são os principais motivos que levaram estas pessoas a tal condição. Considerando esta triste realidade em um dos cartões postais do Brasil, a ideia do projeto é levar mais dignidade para esta população, criando no Rio de Janeiro uma “filial” do núcleo assistencial Anjos da Noite, o qual atua em São Paulo há mais de 30 anos e é reconhecido mundialmente.

Benefícios esperados com o projeto

A formação do núcleo assistencial Anjos da Noite no Rio de Janeiro não terá fins lucrativos, sendo seu objetivo alcançar mensalmente pelo menos 60% das pessoas em situação de rua na cidade, seja por meio da doação de alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores, produto de higiene básica e/ou palavras de confortos e afirmação para esta população que se encontra em situação vulnerável. Nossa meta é consolidarmos 2 ações semanais – as quartas e sábados.

Datas e prazos

O objetivo é que o núcleo assistencial esteja completamente formado em 6 meses. Esperamos realizar nossa primeira ação de doação no dia 05/03/22. Nos 6 meses sequentes daremos corpo ao projeto e consolidaremos 2 ações de doações por semana. E, em 18 meses de projeto, esperamos estar alcançando mensalmente 60% da população em situação de rua na cidade do Rio de Janeiro – considerando o levantamento do IBGE de 2020.

Principais Riscos iniciais

Há risco de não cumprimento dos prazos/metas devido à falta de recursos financeiros e baixo engajamento da comunidade, o que comprometeria arrecadações e recursos humanos. Outro desafio é o período de inflação crescente que estamos vivendo, o que poderá corroer os recursos financeiros levantados, impactando a implementação do projeto e doações. Além disso, é necessário o respaldo da prefeitura para a concessão de um imóvel sede no centro do Rio de Janeiro, o que está em discussão bem avançada.

Custo

Estimamos um custo inicial para start do projeto de R$ 120.000,00. O valor será utilizado para adequação no imóvel sede do Anjos da Noite, compra de imobilizados e aquisição de produtos básicos de higiene pessoal e produção das refeições que serão distribuídas no primeiro mês. Após a implementação total, estimamos um custo médio mensal de R$ 65.000,00 para manutenção das ações.

Termo de abertura do projeto

Preencha o termo de abertura do projeto, incluindo objetivo e metas, premissas, restrições, riscos iniciais, principais etapas e custos sumarizados, responsabilidades e designação do GP, e principais stakeholders.

Project charter (Termo de abertura)

Projeto: Anjos da Noite no Rio de Janeiro

Número:        1

Versão: 1

1. Objetivo do projeto

O objetivo é formar um núcleo assistencial no Rio de Janeiro, replicando o bem-sucedido modelo do Anjos da Noite de São Paulo. O propósito é alcançar pessoas em situação de rua na cidade, seja por meio da doação de alimentos, roupas, agasalhos, calçados, cobertores, produto de higiene básica e/ou palavras de confortos e afirmação para esta população que se encontra em situação vulnerável.

2. Gerente do projeto, responsabilidade e autoridade

O Gerente do projeto será Vitor Castro, principal idealizador do projeto. Vitor possui experiência em gestão de projetos no mundo corporativo, e utilizará seu background para estruturação do Anjos da Noite no Rio de Janeiro. Com a abordagem de estrutura projetizada, será responsável pela formalização da organização, por coordenar o recrutamento de voluntários e definição dos escopos de atuação deles. Terá como responsabilidade o controle dos recursos financeiros, custos do projeto, cronograma, comunicação e integração. Liderará com suporte de voluntários a identificação de partes interessadas, sejam elas empresas, instituições relacionadas ou pessoas físicas para fomento no Anjos da Noite no Rio de Janeiro.

3. Metas

  • Formação do núcleo assistencial Anjos da Noite no Rio de Janeiro.
  • Iniciar ações de doações em 6 meses.
  • Consolidar em 12 meses a rotina de 2 ações de doações por semana – as quartas e sábados.
  • Estar atingindo mensalmente pelo menos 60% da população de rua do Rio de Janeiro em 18 meses.

4. Premissas

  • Será concedido pela prefeitura um imóvel sede no centro do Rio de Janeiro.
  • 10 investidores principais que serão a base de sustentação da implementação do projeto.
  • 9 voluntários, inicialmente, para operacionalização do projeto
  • Estabelecimento de diretrizes do núcleo assistencial.
  • Definição de estratégia operacional, de captura de novos investidores e voluntários.

5. Restrições

  • Recursos financeiros para prover as ações
  • Número de voluntários
  • Disponibilidade dos voluntários para ações
  • Protocolos sanitários vigentes devido a COVID-19
  • Condição psicológica de parte do público-alvo – parte deles são usuários de drogas, sujeitos a crises de abstinência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (168.9 Kb)   docx (799.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com