TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Documentário: Escolarizando o Mundo

Por:   •  29/9/2021  •  Exam  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Documentário: Escolarizando o Mundo

Após assistir ao documentário, escolha quatro das questões seguintes para responder.

Cada questão escolhida valerá de zero a 2,5 pontos.

1. Por que o título do documentário é “Escolarizando o mundo”?

O título do documentário é “Escolarizando o mundo” pois ele reflete a imposição de uma educação ocidental às culturas de locais “remotos” ao redor do mundo, como os indígenas do documentário, que são manipulados em uma tentativa de homogeneização cultural partindo da premissa que estão sendo ajudados pois até então não tinham acesso à educação. Educação essa, associada à uma visão de sociedade superior pautada no interesse da dispersão do capitalismo e da sociedade do consumo pelo mundo.

2. Quais são os principais problemas que os/as adultos/as entrevistados/as apontam ser causados pela “escolarização” das crianças?

Os principais problemas apontados estão relacionados ao fato das tradições, memórias, raízes e os antigos valores das culturas milenares se desestruturarem a partir do momento em que as crianças encaram a escolarização moderna imposta. Isso porque, atualmente, o ganho material e a ideia de um currículo nos centros urbanos da cultura ocidental são priorizados em detrimento dos ensinamentos espirituais, da aprendizagem, da humanização, da bondade e da compaixão. Assim, os jovens passam a ficarem distantes de suas origens, perdendo sua história cultural.

Além disso, um outro problema surge na medida em que não se sabe até que ponto uma homogeneização é benéfica, pois assim como a música apresentada no fim do documentário reflete, essa educação transforma as pessoas em “caixinhas”, em que todas parecem iguais. E é justamente as diferentes formas de aprender e viver, que formam diferentes indivíduos.

3. Qual a relação entre tradição e escolarização apresentada pelo documentário?

A relação entre tradição e escolarização se dá na medida em que a escolarização ocidental imposta inibe e sufoca as tradições e valores das demais culturas, uma vez que os indivíduos passam a ser expostos à cultura ocidental do capitalismo, globalização e consumo, princípios que desconsideram as culturas locais e especificas de cada um.

4. O que é "miopia cultural”, segundo o entrevistado Wade Davis?

Nós carregamos a ideia de que a sociedade em que vivemos é a realidade absoluta, o mundo real, e tudo que foge disso é uma cultura “inferior”, “errada”. E é essa ideia que se caracteriza como “miopia cultural”, como se tivéssemos um problema ao enxergar que na realidade toda forma de cultura é válida e possui seus ensinamentos, padrões de educação, vivências e organização. Cada cultura representa um conjunto de possibilidades, nós temos a nossa e isso não significa que tenhamos qualquer monopólio perante as outras ou que devemos projetar nossa forma de viver à elas e negligencia-las de forma a desaculturá-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (36 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com