TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Doenças do Trabalho

Por:   •  13/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 5

DOENÇAS DO TRABALHO

Introdução:

O mundo do trabalhador tem sofrido intensas transformações nos últimos anos.

As doenças constituem uma terrível ameaça para todo ser humano. Algumas são brandas, mas outras podem chega mesmo a matar milhões de pessoas.

Apresente publicação tem por objetivo orientar os profissionais de saúde, em especial aqueles que atuam na atenção básica no tocante a prevenção, a vigilância e à assistência à saúde dos trabalhadores.

Visa também a possibilitar a caracterização das relações entre as doenças e as ocupações o que é indispensável para promover a qualidade, a capacidade resolutiva e a integralidade das ações e dos serviços dirigidos à população trabalhadora.

Quando o ambiente de trabalho não é adequado ás características e funcionamento da máquina humana, colocando-a em situação penosa. O que se pode observar é o surgimento de diferentes tipos de doenças.

Desenvolvimento:

As doenças profissionais decorrem da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos que agridem o organismo humano. Com esses conceitos nos permite imaginar a frequência e a gravidade que devem revestir as doenças dos profissionais.

A) As lesões por esforço repetitivo (ler)

E uma doença que atingem os músculos, tendões e nervos qualquer superiores por esforços repetitivos. São inflamações provocadas por atividades de trabalho que exigem movimentos manuais repetitivos durante longo tempo tipo de trabalho mal executado ou que não respeita os limites biomecânicos, juntamente com a predisposição constitucional da pessoa pode desencadear ler. O trabalhador deve fazer pausas regulares e alongamentos. A empresa deve fornecer equipamentos adequados para cada atividade.

B) Perda auditiva:

A perda auditiva é a mais frequente doença profissional reconhecida desde a Revolução Industrial, sendo provocada, na maioria das vezes, pelos altos níveis de ruído. O trabalhador deve usar protetores auriculares

C) Bissinose:

Ocorre com trabalhadores que trabalham com algodão. As manifestações clinicam caracterizam-se por pressão no peito no primeiro dia de trabalho e sibilos após o final de semana ou após um período de descanso. Com o passar do tempo a pressão no peito se agrava, vindo acompanhada de falta de ar, tornando se mais severa e estendendo se para outros dias da semana. O diagnostico é realizado por meio de um teste que evidencia a redução da capacidade pulmonar ao longo da jornada de trabalho. A melhor prevenção é o uso de equipamento de proteção.

D) Pneumocarnose:

Ocorre com trabalhadores que lidam com cana de açúcar, e é causado pelas fibras da cana esmagada que são assimiladas pelo sistema respiratório, provoca doença respiratória e pode levar a morte. Fazer o uso de mascara; evitar o uso de produtos de cana ou amianto

E) Siderose:

É a deposição de ferro nos tecidos humanos. É um mal que atinge os pulmões causados pela inalação de partículas de ferro. Geralmente atinge trabalhadores de mineradoras, soldadores e trabalhadores que manipulam pigmentos de oxido de ferro.

Prevenção:

A prevenção para todas essas doenças é o uso dos EPIs

(Equipamentos de proteção individual)

E necessário reconhecer os riscos a que se esta sendo exposto, estudar as medidas de minimização desse risco, corrigir os agentes, implantar os sistemas de educação continuada sempre em conformidade com a legislação vigente.

Algumas recomendações para prevenir as doenças profissionais e do trabalho:

Aspectos físicos

-Enclausura mento e automação dos processos e maquinas;

-Exaustão;

-Ventilação do ambiente de trabalho;

-Alterações de processos;

-Utilizações dos equipamentos de proteção individuais e coletivos;

-Moveis adequado ás características físicas dos trabalhadores;

Aspectos Organizacionais

-Rotatividade das tarefas;

-Pausas;

-Redução da carga horaria;

-Evitar premiações por produtividade que traga prejuízo á saúde do trabalhador;

-Técnicas de relaxamento;

-Conhecimento do perigo.

Conforme a Legislação brasileira

A legislação em vigor é a Lei nº 8.213/91, conforme redação dada pelo Decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999. Esse decreto agregou a relação com 27 agentes patogênicos causadores de doenças profissionais ou do trabalho, a Lista “A” (Agentes ou Fatores de Risco de Natureza Ocupacional” e a Lista “B” (Doenças relacionadas com o Trabalho)

Em conformidade com o item 7.4.8 da NR-7 da Portaria nº 3214/78, sendo constatada a ocorrência ou agravamento de doenças profissionais ou sendo verificadas alterações que revelem qualquer tipo de disfunção de órgão ou sistema biológico, mesmo sem sintomatologia, caberá ao médico responsável:

Solicitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (76.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com