TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UM CONTEXTO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES

Por:   •  12/11/2018  •  Monografia  •  11.916 Palavras (48 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 48

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

ADMINISTRAÇÃO INTEGRAL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UM CONTEXTO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES

Maria José Ferreira Condé

São João del-Rei

Minas Gerais

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

ADMINISTRAÇÃO INTEGRAL

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UM DO CONTEXTO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES

Maria José Ferreira Condé

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Universidade Federal de São João Del-Rei para obtenção de graduação em Administração.

Orientador: Prof. Dr. Benedito Anselmo M. de Oliveira

São João del-Rei

Minas Gerais

2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI

ADMINISTRAÇÃO INTEGRAL

ECONOMIA SOLIDÁRIA EM UM CONTEXTO DE EMPREENDIMENTOS SOLIDÁRIOS E INCUBADORAS TECNOLÓGICAS DE COOPERATIVAS POPULARES

Maria José Ferreira Condé

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado como requisito parcial para obtenção do grau em Administração pela Universidade Federal de São João del-Rei pelo professor orientador:

Professor – Orientador Acadêmico – Dr. Benedito Anselmo M. de Oliveira – Universidade Federal de São João Del Rei.

_______________________________________________

Visto:

Professora Bernadete Oliveira S. V. Dias – Coordenadora do Curso de Administração da Universidade Federal de São João Del Rei.

_______________________________________________

São João del-Rei

Minas Gerais

Junho de 2015

           “A única coisa que importa é colocar em prática, com sinceridade e seriedade, aquilo em que se acredita.”

                                                                                                                                               Dalai Lama.

Dedico este trabalho em primeiro lugar a Deus, pois ele foi quem me deu forças para lutar quando pensava que estava tudo perdido.

Ao meu pai José Ferreira e a minha irmã Jusélia pelo apoio, incentivo e compreensão nos momentos difíceis durante a graduação, fizeram de tudo para que eu pudesse chegar aos meus objetivos.

A minha mãe Luiza, que sempre esteve comigo nos momentos felizes e nos momentos mais dolorosos, nunca mediu esforços para me ajudar e esteve comigo nessa caminhada para que eu pudesse concretizar o meu sonho.

Ao meu namorado Carlos pela paciência e apoio, esteve sempre ao meu lado até o final dessa jornada.

AGRADECIMENTOS

Agradeço com um carinho imenso ao meu mestre e exemplo a ser seguido o professor Benedito Anselmo, nosso querido Bené, pelos ensinamentos, pelo grande homem que é e pelo exemplo de ser humano generoso. Com ele aprendi as maiores lições de vida e também profissionais, aprendi o que realmente tem valor nesse mundo competitivo e confuso. Obrigada pelo carinho, ensinamentos e amizade.

A minha mãezinha Luiza, pelo seu esforço de me manter na Universidade para que eu pudesse realizar meu sonho, pelo exemplo de pessoa humilde e generosa, por ser essa mãe maravilhosa e compreensiva e principalmente por acreditar em mim.

Ao meu pai José Ferreira que apesar do seu jeito todo bravo de ser, sempre esteve ao meu lado, nos momentos mais difíceis ele estava pronto para me atender.

A minha irmã Jusélia e ao meu cunhado José Mauro pelos conselhos e incentivos que recebi durante toda à graduação.

Aos meus sobrinhos Ana Flávia, Gabriel, Maria Luíse e Davi que com amor e carinho enchia meu coração de esperança e me ajudavam a vencer os obstáculos que surgiam. Ao meu namorado Carlos que foi o grande incentivador dessa conquista, a pessoa que sempre acreditou em mim, mesmo quando eu não acreditava. Meu exemplo, meu espelho de sucesso. Obrigada por todo amor e paciência.

A minha amiga Marcela, que durante toda a graduação esteve ao meu lado me ajudando nas decisões mais difíceis, foi ela sempre que pegou a minha dor como se fosse dela, a pessoa mais generosa e humilde que conheci. Obrigada pela amizade.

As meninas da República Caipirinha onde compartilhei todos os momentos da graduação, os difíceis e os mais maravilhosos, desde uma nota ruim até a aprovação em uma matéria.

Aos membros da ITCP/UFSJ que se tornaram irmãos para mim, pessoas maravilhosas que trabalham por uma causa linda. Obrigada pelo Companheirismo.

   

 RESUMO

No mundo atual onde a competição fica cada vez mais evidente, onde todos buscam a qualificação para não ficarem excluídos do mercado, é acompanhado por grandes taxas de desemprego.   Aos “excluídos” do mercado está surgindo uma nova forma para se superar a crise do desemprego e desenvolver trabalho e renda, fazendo com que assim, tenham a chance de conseguir uma melhor qualidade de vida para suas famílias. Essa nova forma que as pessoas estão adotando para conseguir trabalho e renda é de se unirem e trabalharem juntos utilizando dos princípios da Economia Solidária. A Economia Solidária diverge do capitalismo à medida que é fundamentada nos princípios de solidariedade, autogestão e têm um jeito mais justo para se dividir as sobras do capital. As Incubadoras de Cooperativas Populares são projetos de extensão e pesquisa que estão dentro das universidades e tem como objetivo a mobilização de comunidades para novos empreendimentos solidários e ajudar com a criação, e engajamento das atividades, sempre levando para esses empreendimentos os princípios de autogestão, cooperativismo, solidariedade e sustentabilidade. Essas incubadoras formam uma rede em todo Brasil que tem como objetivo é apoiar a formação e consolidação de empreendimentos de economia solidária, bem como prestar assessoria e formação a grupos já consolidados.   A rede existe para que as incubadoras possam discutir e aperfeiçoar suas metodologias e o debate acerca da Economia Solidária no Brasil. A Incubadora tecnológica de Cooperativas populares de São João Del rei compõe o grande número de Incubadoras no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (80.9 Kb)   pdf (954.3 Kb)   docx (576 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com