TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ED Crédito e Cobrança

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.442 Palavras (6 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 6

CRÉDITO E COBRANÇA

GESTÃO COMERCIAL

   

São José dos Campos

SUMARIO

  1. Introdução4
  2. Objetivo5
  3. Desenvolvimento5
  1.  Método de Avaliação5
  2.  Perfil dos Clientes6
  3.  Parâmetros de Avaliação da Empresa7
  1. Conclusão10
  2. Referências Bibliográficas11

  1. INTRODUÇÃO
  1. JUSTIFICATIVA

Num passado não tão distante, um setor de análise de crédito era visto como despesa desnecessária, gasto supérfluo ou ainda, como um capricho de algumas organizações. Mas o bom resultado apresentando às empresas que adotaram o processo de análise de crédito e a relação custo x benefício deste processo mudou a avaliação da grande maioria dos administradores no Brasil.

A análise de crédito é um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador do crédito. "Este processo cobre uma estrutura mais ampla do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros para a tomada de decisão com propósitos creditícios"

Com a grande competitividade e igualdade no mercado fornecedor, a cada dia fica maior a disputa por novos clientes e, é desta busca por mercado consumidor que os mais variados tipos de golpistas se aproveitam. Com o propósito de identificar estes golpistas, ou no mínimo, diminuir o risco de sofrer um golpe ou um prejuízo de ordem natural, o processo de análise de crédito vem ganhando força e importância dentro das empresas e, principalmente, na consciência de seus administradores.

O processo de análise de crédito exige grande comprometimento e conhecimento do mercado, por parte das pessoas que desenvolvem esta função. Pessoas despreparadas e sem comprometimento com o processo, podem sim, fazer da análise de crédito uma despesa desnecessária e pior, pode ir em direção totalmente oposta ao que se destina o processo de análise de crédito, podem fazer deste processo uma fonte de prejuízos incalculáveis. Por isso, é importantíssimo contratar profissionais altamente capacitados, sem deixar de reciclar os conhecimentos destes profissionais, uma vez que o mercado não para.

Por isso, tão importante quanto a analise em si, é também o profissional que fará todo processo, desde cadastro, avaliação até concessão.  Diminuindo assim tanto o fator inadimplência  quanto o risco  constituído pela ocorrência de qualquer fato adverso.

A Maior importância da analise de crédito, levando em consideração o mercado, é evitar tanto prejuízos financeiros, e perda de clientes, levando em consideração que se aprovarmos uma concessão de crédito, um cliente não conseguir honrar o compromisso da divida, perdemos o cliente na maioria das vezes e ainda temos custos com profissionais atuando na área de cobrança, o que poderia ser evitado ou diminuído consideravelmente.

  1. DESENVOLVIMENTO

Foi solicitado para este trabalho, a elaboração de uma análise de risco, avaliação de possíveis clientes e demonstração de resultados.

Para isto, definimos um ramo de atividade e dois exemplos de clientes com cadastros diferentes.

A empresa GET atua no ramo de móveis planejados e tem como opção o financiamento dos serviços em 4 formas de pagamento, os quais são à vista, cartão de crédito, cheque e boleto bancário pela própria empresa.

Iremos demonstrar no decorrer deste trabalho, a proposta de venda de 2 situações e resultados diferentes com o financiamento próprio, por boleto.

3.1.  Método de Avaliação

Optamos por método de avaliação do cliente a Resolução 2682-99 do Banco Central do Brasil onde especifica regras de grau de risco e perfil do cliente de forma mais clara e fácil de interpretação.

COLOCAR A RESOLUÇÃO

3.2. Perfil dos clientes

Para inicio da avaliação, foi elaborada pelo grupo uma ficha cadastral onde identifica os dados básicos do cliente o qual é preenchida pelo analista financeiro da empresa para dar inicio à avaliação dos dados importantes para a empresa.

Abaixo demonstração dos dois clientes da empresa GET móveis planejados.

[pic 1]

Figura 1 - Ficha Cadastral - Cliente 1

O cliente 1 (Pedro) tem como objetivo a compra de móveis planejados de todos os cômodos de seu apartamento e como forma de pagamento o financiamento por boleto pela própria loja.

 [pic 2]

Figura 2 - Ficha Cadastral - Cliente 2

O cliente 2 (Paulo) tem como objetivo a compra de móveis planejados apenas para cozinha de sua casa e como forma de pagamento o financiamento por boleto pela própria loja.

3.3. Parâmetros de Avaliação da Empresa

Com os dados iniciais dos clientes (ficha cadastral e opinião do analista) a Empresa GET móveis planejados tem como padrão 11 parâmetros para avaliação final do método de pagamento do cliente. De acordo com o resultado destes parâmetros, conseguimos avaliar finalmente o perfil financeiro e de risco do cliente de acordo com a Resolução escolhida do Banco Central do Brasil.

Abaixo a Avaliação e os resultados dos dois clientes.

[pic 3]

Figura 3 - Parâmetro de Idade Empresa GET

[pic 4]

Figura 4 - Parâmetro de Estado Civil Empresa GET

[pic 5]

Figura 5 - Parâmetro de Restrições Empresa GET

[pic 6]

Figura 6 - Parâmetro de Numero de Dependentes Empresa GET

[pic 7]

Figura 7 - Parâmetro de Endividamento Empresa GET

[pic 8]

Figura 8 - Parâmetro de Numero de Chaques devolvidos Empresa GET

[pic 9]

Figura 9 - Parâmetro de Pontualidade de Pagamento Empresa GET

[pic 10]

Figura 10 - Parâmetro de Tempo atual de Emprego Empresa GET

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (662.6 Kb)   docx (244.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com