TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREEND E PLANO DE NEGOCIOS

Por:   •  18/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.260 Palavras (10 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 10

O processo de desenvolvimento da comunicação.

O processo de desenvolvimento da comunicação eficaz é constituído de oito etapas:

  1. Identificação do público-alvo

Para iniciar o processo, deve possuir o público-alvo bem definido.

O público-alvo exerce uma grande influencia nas decisões do comunicador, sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer.

  1. Determinação dos objetivos

Foram identificados quatro objetivos possíveis:

Necessidade da categoria, onde é estabelecida uma categoria de produto ou serviço como necessidade de eliminar ou satisfazer uma evidente diferença.

Conscientização da marca, que é a capacidade de identificar uma marca dentro de uma categoria, em detalhes suficientes para que ocorra a compra.

Atitude em relação à marca é uma avaliação onde comprova a capacidade de atender a uma necessidade altamente relevante.

Intenção de compra da marca, que são instruções próprias para comprar uma marca ou realizar uma ação relacionada à compra.

  1. Elaboração da comunicação

Deve ser muito bem executado, para que se obtenha uma resposta desejada para a solução de três problemas (o que dizer, como dizer e quem dizer).

Estratégia da mensagem (o que dizer) – deve-se procurar apelos, temas ou ideias que se juntem ao posicionamento da empresa e ajudem a estabelecer pontos de semelhança e diferença.

Estratégia criativa (como dizer) – a eficácia da comunicação depende de como a mensagem é transmitida e seu conteúdo.

Fonte da mensagem (quem dizer) – mensagens provenientes de fontes atraentes ou famosas chamam mais atenção e são lembradas com mais facilidade. O que importa é a credibilidade da fonte.

  1. Seleção dos canais de comunicação

A escolha de canais de comunicação está cada dia mais complicada, pois os canais se mostram fragmentados e congestionados.

Há dois tipos de canais, os pessoais e os não pessoais.

Os pessoais envolvem duas ou mais pessoas se comunicando diretamente uma com a outra, seja pessoalmente ou não. A eficácia deste tipo de canal provem das oportunidades de individualizar a apresentação e o feedback.

Os não pessoais são comunicações direcionadas para mais de uma pessoa e inclui a mídia, eventos, promoções de vendas e relações publicas.

A integração destes canais é a comunicação em massa.

  1. Estabelecimento do orçamento total de comunicação em marketing

Um dos maiores desafios é estabelecer o valor gasto nas propagandas. O investimento varia muito de empresa para empresa. Há quatro métodos para ajudar na decisão do orçamento de comunicação, são eles:

Método dos recursos disponíveis – o orçamento é estabelecido de acordo com que a empresa acha que pode gastar.

Método da porcentagem das vendas – o valor é determinado com base na porcentagem das vendas (atual ou prevista) ou do preço de venda.

Método da paridade com a concorrência – algumas empresas estabelecem seu orçamento para alcançar paridade com o orçamento dos concorrentes.

Método de objetivos e tarefas – este método leva os profissionais a desenvolver o orçamento definindo objetivos, determinando as tarefas e avaliando custo de execução.

  1. Decisão sobre o mix de comunicação de marketing

O orçamento deve ser distribuído entre os seis principais meios de comunicação (propaganda, promoção de vendas, relações publicas e assessoria de imprensa, eventos e experiências, força de vendas e marketing direto).

  1. Fatores para o estabelecimento do mix de comunicação de marketing

A empresa deve considerar diversos fatores, como:

Tipo de mercado do produto: empresas que vendem diretamente ao consumidor final gastam mais com promoção de vendas e propaganda, enquanto as que têm como clientes outras empresas, gastam mais com vendas pessoais.

Estágio da disposição do comprador: O desenvolvimento da conscientização é feito, principalmente, pela propaganda e assessoria de imprensa.

Estagio do ciclo de vida do produto: dependendo da fase do ciclo de vida do produto, há diferentes custos-benefícios.

  1. Mensuração dos resultados de comunicação

Depois de programar o plano de comunicação, o comunicador necessita avaliar o impacto deste no público-alvo.

Desenvolvimento e gerenciamento de um programa de propaganda

Propaganda é qualquer forma paga de apresentação não pessoal e promocional de ideias, bens ou serviços por um patrocinador identificado.

A forma como as organizações lidam com a propaganda varia muito. As empresas de pequeno porte geralmente contratam agências de propaganda – ou empresas de comunicação, como muitas estão se redefinindo – as quais desenvolvem todo o programa.  Já as empresas maiores costumam ter um setor específico de propaganda, responsável por criar e gerenciar as campanhas.

Os anúncios são uma maneira lucrativa de disseminar mensagens, seja pra desenvolver uma preferência de marca, seja pra instruir as pessoas. Antes de se colocar um anúncio no ar, é realizado um planejamento da campanha de propaganda, que já é estabelecido dentro do planejamento de marketing.

Neste planejamento são traçados os objetivos da campanha, o tempo de duração, o quanto vai ser investido e como será feita a avaliação.

O desenvolvimento de um programa de propaganda é um processo que envolve cinco etapas:

  1. Definição dos objetivos do anúncio;
  2. Estabelecimento de um orçamento;
  3. Escolha da mensagem do anúncio e da estratégia de criatividade;
  4. Decisão sobre a mídia;
  5. Avaliação da comunicação e dos efeitos da propaganda nas vendas.

Tais etapas também são conhecidas como os 5Ms da propaganda (Missão, Moeda, Mensagem, Mídia e Mensuração), demonstradas na tabela a seguir.

[pic 1]

Estabelecimento de Objetivos

Os objetivos da propaganda devem ser voltados ao mercado-alvo definido, o posicionamento da marca e o programa de marketing. Uma meta de propaganda é uma tarefa específica de comunicação e um nível de sucesso a ser atingido em meio a determinado público, em um prazo estabelecido.

Os objetivos da propaganda podem ser classificados com o propósito de informar, persuadir, lembrar ou reforçar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (254.5 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com