TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EMPREENDEDORISMO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR PARA ALAVANCAGEM UMA ORGANIZAÇÂO

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.308 Palavras (26 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 26

LEONICE DE FATIMA KOPROVSKI DA SILVA

ROSEMARA DE OLIVEIRA COSTA

EMPREENDEDORISMO: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDOR PARA ALAVANCAGEM UMA ORGANIZAÇÂO

TOLEDO, Pr.

2015

RESUMO

Esse estudo objetiva apresentar o conceito, as principais características, dimensão e desenvolvimento do papel do empreendedor.

Deste modo, buscar conhecer e entender o que levou o empresário e administrador a conquistar o sucesso da empresa que esta no mercado desde 1991 e sua evolução.  Demonstrando que inovador é aquele que de um problema encontre uma oportunidade de alavancar seus negócios e superar novos riscos e desafios.

Neste sentido também queremos entender a partir do mesmo conhecer e demonstrar a opinião dos colaboradores de como é trabalhar em uma empresa administrada por um profissional com perfil empreendedor. Que desenvolve atividades funcionais buscando alavancar de forma planejada, organizada e racional seus negócios, que acima de tudo tem paixão e transformar seus sonhos em realidade.

Palavra chave: Empreendedor. Inovador. Riscos. Desenvolvimento.

ABSTRACT

This study aims to present the concept, the main characteristics, size and development of the entrepreneurial role.

Thus, seek to know and understand what led the entrepreneur and manager to win the company's success in this market since 1991 and its evolution. Demonstrating that innovation is one that is a problem to find an opportunity to leverage your business to meet new risks and challenges.

In this sense we also want to understand from the same know and demonstrate the view of how employees are working in a company run by a professional with an entrepreneurial profile. Developing functional activities seeking to leverage a planned, organized and rational its business, which has above all passion and turn your dreams into reality.

Keyword: Entrepreneur. Innovative. Risks. Development.

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho tem por objetivo desenvolver estudos na área do empreendedorismo por meio de pesquisa quantitativa e qualitativa, através de entrevistas com os profissionais que atuam na área, de forma descritiva e um estudo de caso, e compreender que características do empreendedor, não um traço de personalidade, e sim de atitude. É o empreendedor que têm a habilidade de ver e avaliar oportunidades de negócios é quem prover recursos necessários para por a empresa em vantagem e iniciar ações apropriadas para assegurar o sucesso de seu espaço.

Outro efeito a ser destacado é analisar o assunto proposto de maneira ordenada e sintética, será feito inicialmente um confronto entre o método científico, bibliográfico e pesquisa realizada na empresa através de visitas e questionários, para depois expandir e aprofundar os passos da investigação e por parte desses a comunicação de seus resultados.

Este estudo foi realizado na empresa Alfa que esta no mercado há 24 anos buscando inovação contínua, demonstrando que inovador é aquele que de um problema encontre uma forma de alavancar seus e negócios e superar novos desafios. Nesse sentido queremos por objetivo entender a partir do mesmo, conhecer e demonstrar a opinião dos colaboradores como é trabalhar em uma empresa administrada por um empreendedor.

Desse modo, buscar conhecer e entender a o que levou o empresário Ypisilon a conquistar o sucesso da empresa que está no mercado desde 1991 e sua evolução, que constitui um processo de decisão estratégica para alcançar o sucesso e como foi empreender e inovar, sem medo de assumir riscos. Ser empreendedor significa acima de tudo ter capacidade de realizar coisas novas, pôr em pratica as ideias próprias. Assim, pode- se dizer que na realidade que não basta apenas criar e inovar é necessário ter paixão para transformar sonhos em realidade, oportunidades em ações decisivas e acima de tudo conhecer a realidade, fazer um balanceamento entre os aspectos racionais e emocionais do negócio.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O objetivo do tema investigado é conhecer e entender a forma e as estratégias que o empresário realiza para administrar. Desse modo, entender o que leva um empreendedor ao sucesso ou ao fracasso, quais decisões iniciais e básicas são necessárias para planejar, organizar e controlar seus negócios. Porque empreender é uma iniciativa “arriscada”, principalmente porque tão poucos dos assim chamados empreendedores sabem o que estão fazendo.

Segundo Shumpeter (1949), o empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de um novo produto e serviço, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. Assim entendemos que o empreendedor é o motor da economia e um agente de mudanças, que revoluciona e alavanca o mercado e suas finanças.

Qualquer tentativa de criação de um novo negócio ou novo empreendimento, por, exemplo uma tentativa autônoma, uma nova empresa, ou expansão de um empreendimento existente por um individuo, grupos de indivíduos ou por empresa já existentes (GEM, 2003).

Desse modo torna-se claro, que uma pessoa com características e aptidões, terá melhores condições para empreender e aperfeiçoar-se para alavancar seus projetos, políticas, decisões, oportunidades e riscos através de um planejamento estratégico de maneira a atingir o sucesso, visando ser o diferencial no mercado inovando sempre seu negócio.

Empreendedorismo é a prática; visão de mercado; evolução. O trabalho específico do empreendedor numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje serem capazes de fazer o presente e o futuro, transformando-se em um negocio diferente e bem sucedido, por tanto, empreendedorismo não é nem ciência, nem arte, mas uma pratica que esta em constante movimento para atualização da organização (DRUCKER, 1974).

Bom Ângelo (2003, p.23), em seus estudos cita as definições de Anita Roddick (1991) para o empreendedor:

Há uma linha tênue entre a mente de um empreendedor e a de um louco. O sonho empreendedor é quase uma loucura e quase sempre isolado. (...) A diferença entre um louco e um empreendedor bem sucedido é que este pode convencer os outros a compartilhar de sua visão. Esta é a força fundamental para empreender (BOM ANGELO, 2003, p.23).

Segundo Schumpeter (2004), o empreendedorismo força a destruição criativa nos mercados e indústrias, criando, simultaneamente, novos produtos e modelos de negocio. Assim, a destruição criativa é fortemente responsável pelo dinamismo das indústrias e pelo crescimento econômico de longo prazo. Ao longo do tempo com tudo verificou-se que a destruição criativa não é uma tarefa fácil. Afinal em todo mundo, grande parte dos novos negócios falha, o que torna as atividades empreendedoras substancialmente diferentes, dependendo do tipo de organização que esta criando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (346.1 Kb)   docx (199.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com