TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA EMPREENDEDORA, EMPREENDEDORISMO E PERFIL EMPREENDEDOR

Por:   •  3/12/2018  •  Artigo  •  4.213 Palavras (17 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 17

CULTURA EMPREENDEDORA, EMPREENDEDORISMO E PERFIL EMPREENDEDOR.

                                                                                                             Eduardo Baratto

     Resumo:

Uma cultura empreendedora é fundamental para o desenvolvimento local de uma região, nenhum indivíduo nasce com um perfil empreendedor, o perfil empreendedor é desenvolvido partindo da hipótese de pessoas em sua volta que podem contribuir positivamente ou negativamente essa decisão.

Saffu   (2003)  Afirma  que  desde  o  início  da  era  do empreendedorismo esperava- se que o contexto cultura tivesse uma impacto considerável no desenvolvimento do empreendedorismo. A tendência para o empreendedorismo difere entre as sociedade, porque a cultura que modera as características do empreendedores difere de lugar para lugar.

A cultura empreendedora pode entendida como a essência do empreendedorismo de uma região, tudo começa com uma cultura empreendedora. A partir de uma cultura empreendedora e incentivos começa a surgir o perfil empreendedor, o perfil do empreendedor se destaca, quando se tem possibilidades e incentivos, o empreendedor tem características pessoais que moldam o seu caráter que faz com que aproveite melhor as oportunidades em sua volta e ajude a desenvolver todo um coletivo ao seu redor e contribuir para melhorar a qualidade de vida   da sociedade em que vive.

  Palavras-chave:  Cultura empreendedora, empreendedorismo, perfil empreendedor. 

Abstract: An entrepreneurial culture is fundamental to the development of a region, no individual is born with a profile entrepreneur, entrepreneur profile is developed starting from the chance of people on your back that can contribute positively or This decision negatively.

Saffu (2003) States that since the beginning of the era of entrepreneurship it was hoped that the culture context had a considerable impact on the development of entrepreneurship. The trend towards entrepreneurship differs between the society, because the culture that moderates the characteristics of entrepreneurs differs from place to place.

The entrepreneurial culture can seen as the essence of entrepreneurship of a region, it all starts with an entrepreneurial culture. From an entrepreneurial culture and incentives begins to emerge the entrepreneurial profile, the profile of the entrepreneur excels when you have possibilities and incentives, the entrepreneur has personal characteristics that shape your character that makes you enjoy better opportunities in your back and help develop a collective to your surroundings and help improve the quality of life of the society in which he lives.

               

  1. INTRODUÇÃO

            Cada vez mais as empresas e sociedades de todos os portes estão percebendo a importância e a necessidade do comportamento empreendedor e da cultura empreendedora, uma vez que estes são componentes essenciais para a sobrevivência e o sucesso das organizações num mercado com tanta competição, com mudanças tão rápidas e constantes. (DREHER, 2004 apud SCHIIDT; DREHER, 2009, p. 6)

Para Gomes (2011 Há muito se tem o empreendedorismo como objeto de estudo. Ultimamente, contudo, tem-se discutido, com maior intensidade, sua importância para o desenvolvimento econômico. O crescente interesse pelo tema deve-se, principalmente, ao fato de que este tem sido considerado uma importante prática para o desenvolvimento de alguns países. Sendo assim, pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado ao assunto, haja vista sua relevância numa sociedade em que os empregos tradicionais estão cada vez mais escassos e os indivíduos têm sentido a necessidade de encontrar e desenvolver novas “carreiras/oportunidades” para se manterem ativamente econômicos.

Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de ideais em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso”. (DORNELAS, 2008, p.22).

Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas de artigos científicos e de   livros de autores que explicam de uma forma resumida a essência do empreendedorismo e o que caracteriza o perfil empreendedor.

 O objetivo desse presente artigo foi buscar entender essência do empreendedorismo e quais características influenciam e ajudam a moldar o   caráter   do perfil empreendedor e a importância de uma cultura empreendedora e como isso pode contribuir para melhorar e desenvolver qualidade de vida para uma comunidade local ou uma região. Conforme Fontenelle, Souza, Lima. (2011, p.1) “O empreendedorismo pode auxiliar no crescimento econômico de determinados países pela introdução de novos produtos no mercado ou pela evolução de produtos existentes, bem como por mudanças no processo produtivo e por aumento de competitividade”. Uma empresa pode beneficiar muito uma comunidade ou uma região que possua uma cultura empreendedora, através da cultura empreendedora consegue-se criar diversas oportunidades e inovações para toda região. (SCHMIDT; DREHER, 2008)

Eduardo Baratto                                          

 Acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, email: eduardobaratto@hotmail.com

   

                               

                 

  1.1.      REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

   1.2     CULTURA EMPREENDEDORA, EMPREENDEDORISMO E PERFIL EMPREENDEDOR.

O uso mais antigo da expressão “empreendedor ”(entrepreneur) se registra na história militar francesa, no século XVII. Fazia referência a pessoas que se comprometiam em conduzir expedições militares. Atribui-se a um irlandês do século XVIII chamado Richard Cantillon, o primeiro uso do termo “entrepreneur” no contexto empresarial, para referir-se a alguém que compra bens e serviços a certos preços com vistas de vendê-los a preços incertos no futuro. Em outras palavras, correndo um risco não assegurado. O termo passou a ser usado Anais do III EGEPE – Brasília/DF 207 na França, para designar aquelas pessoas que se associavam com proprietários de terras e trabalhadores assalariados (Paulino, Freitas & Barbiere, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com