TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO E PODER LOCAL: ENSAIO TEÓRICO SOBRE ESTUDOS NO BRASIL

Por:   •  19/6/2015  •  Resenha  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  775 Visualizações

Página 1 de 4

  ESTADO E PODER LOCAL: ENSAIO TEÓRICO SOBRE ESTUDOS NO BRASIL

SILVA, Márcia da. Estado e poder local: ensaio teórico sobre estudos no Brasil. Biblio 3W. Revista Bibliográfica de Geografía y Ciencias Sociales, Universidad de Barcelona, Vol. XIV, nº 841, 30 de septiembre de 2009. <http://www.ub.es/geocrit/b3w-841.htm>. [ISSN 1138-9796].

“ESTADO E PODER LOCAL: ENSAIO TEÓRICO SOBRE ESTUDOS NO BRASIL”, de Márcia da Silva, é um estudo de varias formas de poderes, de variáveis diferentes esse poder local exercido diante a sociedade, o qual pode ser do Estado, das elites, dentre outros, oriundo de um Estado patrimonialista, como também suas transformações e as possibilidades para aquisição desses poderes, um ensaio que fazem paralelos e analises.

O autor demonstra todas as formas de poderes constituídos e a relação desse poder com Estado e a Política, contextualizando historicamente a evolução do poder perante o Estado e como a política esta amarrada a esse arcabouço, diante disso explica as variáveis existentes na sociedade atual, de ricos e pobres, de poderosos e fracos. Para legitimar esse poder político, os poderosos fazem uso de princípios fundamentais, tais como a da vontade de Deus, o natural ou o poder que oriunda de tradições e finalmente ele faz um paralelo do discutido com a atual situação brasileira do Estado chegando num poder patrimonialista, arcaico impedindo assim transformações profundas.

Explica como formou o Estado Patrimonialista Brasileiro, pois mesmo tendo um tempo prolongado de escravidão e de presença marcante da igreja em todos os tópicos da historia do País, a formação da nacionalidade foi forjada como categoria histórica e não como cultural. Formando uma sociedade conservadora nos padrões patriarcais e de dominação tradicional herdada dos portugueses, criando uma cultura de política de poder nos recursos econômicos e administrativo da coisa publica. Assim, as relações conservadoras de poder podem ser identificadas na própria constituição do Estado patrimonialista brasileiro e em seus pares, como o clientelismo e a troca de favores, ligando intimamente com grupos sociais de interesses, dos micro-poderes, do poder simbólico, das elites, dos grupos de influência e outros, não apenas como única fonte ou fonte superior e conservadora de poder.

Nesse contexto de patrimonialismo do Estado Brasileiro ligando ao clientelismo e oligarquismo contribuíram para uma perpetuação no poder surgindo um atraso nas transformações sociais e políticas, sendo essa modernização vinda com o marco da tradição e com o marco da ordem nas contradições e debilidades que a modernização introduziu na dominação oligárquica tradicional.

Começa uma analise do local onde perpetua esse poder, local esse onde surge a identidades e as praticas políticas especificas, provando que não é apenas um espaço físico, mas um conjunto de redes estruturadas onde promovem as competições e conflitos para o exercício do poder através da política. E por fim ele consegue justificar que no Brasil nenhum grupo consegue exercer sozinho o controle sobre as decisões políticas, pois e necessário fazer conchaves e alianças com outros grupos tradicionais

Esse poder local normalmente é simbolizado pela figura do Estado o qual e exercido pelo poder político, sendo esses conseguidos de herança de um Estado patrimonialista, advindo das elites das políticas econômicas locais, como também de grupos de pressão ou mesmo pela pluralidade de poderes, dando a idéia que muitas vezes esse poder local é difuso, mas, contudo demonstra que as figuras ou atores políticos, possuem interesses próprios e recursos de poder não só financeiros, mas também simbólicos organizacionais e discursivos.

Estudos marcam que esse poder local no Brasil está muito ligado ou associado a uma reputação e prestigio de um determinado a comunidade em outro paralelo está ligada as decisões das famílias com base em seu interesse direcionando assim o poder político local e em outro demonstra como a representação de aliança, conflito, disputa de interesses, forças e organizações sócias podem moldar o território político local dentro de uma região ou nacionalidade. Contudo o autor relata que vários estudos bem diversos dando ênfase as políticas publicas e a relação do Poder público e a comunidade local, agrupando em dimensões, como espaços político e simbólico, como também espaços de gestão e espaço de consumo de serviços e bens e equipamentos urbanos, e fundamentando que esse tema da espacialização com a relação do poder tem muito a contribui para a administração pública local.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (123.8 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com