TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA ABAETÉ LTDA

Por:   •  13/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.038 Palavras (9 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Poções BA

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

Poções BA

2013


SUMÁRIO

1Introdução..........................................................................................................4

2Desenvolvimento...............................................................................................4                                                                                                      2.1Histórico da empresa......................................................................................4

2.2Estruturas organizacionais da Farmácia Abaeté Ltda..................................5

2.3 Funções organizacionais e o estilo de liderença empregado na empresa....7

2.4 Formulações da empresa para lidar, como o comportamento organizacional: motivação, estresse e trabalho em grupo...................................9

3Conclusão........................................................................................................10    

Referências........................................................................................................11


1 INTRODUÇÃO

        No cenário de constantes mudanças que ocorrem no cenário mundial é imprescindível que os administradores estejam aptos, para enfrentar os desafios impostos pelas organizações na busca adaptarem-se as demandas do mercado. Dessa forma, o embasamento teórico que essa pesquisa proporciona é imprescindível para a formação do futuro administrador.

        A efetuação da pesquisa oriunda de uma entrevista, com o senhor Jorge Luiz Santos Lemos, proprietário e administrador da Farmácia Abaeté Ltda., que através de sua visão administrativa forneceu importantes pressupostos da administração. Concomitantemente, o presente trabalho objetiva a aplicação conhecimentos administrativo, adquiridos no decorrer do semestre. Definindo o modelo de gestão, proposto pela organização, com o embasamento teórico das teorias administrativas e seus aspectos motivacionais, na estrutura organizacional da empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1  HISTÓRICO DA EMPRESA

A Farmácia Abaeté, fundada pelo senhor Jorge Luiz Santos Lemos, localiza-se na Rua Monsenhor Honorato, 220 Centro no município de Poções- BA. O concebimento da empresa na área farmacêutica iniciou-se em 1994. Contudo, a mesma somente foi fundada em 09 de Agosto de 1998, dando inicio com dois sócios de nomes: Antonio Lemos e Marcos Paulo e apenas um funcionário.

Atualmente, a empresa tem 15 anos de mercado e a confiabilidade conquistada na região, contudo no inicio houve muitas dificuldades, por o gestor não ter capital suficiente para investir no quadro de funcionários. Com isso, o mesmo teve um pouco de receio pelo fato de ser um investimento fora de sua área de atuação, pois o citado acima fora um educador físico e não tinha conhecimentos no ramo farmacêutico.

O município se encontrava em condições propicias para o investimento, no contexto do plano real, no qual a população encontrava-se em uma significativa melhora na sua situação financeira, Apesar de a cidade ser pobre, baseada em economia sazonal, com períodos irregulares de chuva, pois esta é carente dos órgãos governamentais. Sendo um dos fatores, que alavancou o seu investimento seria o cenário histórico, que o país passava e a aquiescência de haver apenas doze farmácias no município.

De acordo com SEBRAE, através da lei Lei 123 de 15 de dezembro de 2006, a organização estudada, classifica-se como Empresa Pequeno Porte (EPP), por apresentar o número dez funcionários no seu funcionamento. Além dessa característica para a sua classificação, através da analise da renda bruta anual de um milhão de reais, conseguiu-se constatar essas afirmações.

2.2 ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS DA FARMÁCIA ABAETÉ LTDA

A estrutura organizacional é a forma como as organizações definem os cargos e a designação de tarefas a serem executadas, por meio de uma hierarquia representada através de um de organograma. Segundo, Gareth R. Jones (2010),

“O propósito principal da estrutura organizacional é o controle: controlar a maneira                                como as pessoas coordenam suas ações para alcançar objetivos organizacionais e os meios usados para motivar as pessoas atingir os objetivos.”.

A empresa estudada apresenta uma estrutura funcional, que envolve a divisão de tarefas por funcionários, conforme o nível hierárquico, no qual pertencem, com o objetivo de moldar os indivíduos e a organização, através do controle da coordenação e motivação. Assim, ocorre uma corroboração na utilização dos recursos, para alcançar as metas organizacionais, como o estabelecimento de norma de procedimento (Organização) no atendimento ao cliente, em virtude do profissional necessitar de qualidade, além de embasamento teórico na venda dos medicamentos.  

O organograma é a representação dos níveis hierárquicos, através dos papéis que são definidos, na estrutura funcional. Dividindo-se na pirâmide, em administração, gerencia e vendas, respectivamente, sendo o presidente responsável pelas funções administrativas de planejar, organizar, dirigir e controlar. Enquanto, o gerente resolve problemáticas de nível tático, sendo este também o farmacêutico, o que incorpora importante função no funcionamento da instituição e naturalmente os funcionários vedem os produtos. Dividindo a empresa em níveis Exemplificando a estrutura funcional formal, no gráfico abaixo: [pic 10]

Figura 1 Organograma de funcionamento da Farmácia Abaeté

Em contrapartida, a estrutura funcional formal coexiste a informal é o fruto da rede relacionamento sociais e pessoais dos funcionários, que não aparecem nos organograma funcionais. De forma que, pode ser considerada positiva ou negativa, levando em consideração que os sentimentos dos indivíduos tumultuam as questões. A inserção da informática é uma amostra de como os funcionários, na organização ficaram coibidos pelos computadores e o sentimento generalizado de desinformação e rejeição no principio, que ocorreu na estrutura funcional informal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (30.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com