TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Administrativas das Empresas

Por:   •  29/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

ADMINISTRAÇÃO GERAL

ESTRUTURAS ADMINISTRATIVAS DAS EMPRESAS

ALUNO: Rodrigo de Castro Penteado

RECURSOS HUMANOS

        A gestão de recursos humanos, conhecida pela sigla RH, é um conjunto de práticas, habilidades, políticas, técnicas e metodologias definidas com o objetivo de administrar os comportamentos internos da mão de obra da empresa, e potencializar o capital humano.

        Tem como finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

        Esse departamento se relaciona com os representantes sindicais, com as relações de trabalho entre os funcionários, além de ser responsável por funções como recrutamento, seleção, treinamento, planos de carga horária e de salário, avaliações de desempenho, incentivos e remuneração.

PRODUÇÃO E OPERAÇÃO

        A produção e operação é a função administrativa que é responsável pela produção de bens e serviços de uma empresa. A produção é a função central das organizações, uma vez que ela será incumbida de alcançar os objetivos principais da empresa.

        Suas principais atividades consistem nas diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e fazer com que a empresa seja competitiva no mercado; na criação e desenvolvimento de produtos e serviços; nos sistemas e modos de produção; no planejamento da produção, consistindo em planejamento de capacidade, plano mestre de produção, planejamento e controle de projetos, etc.

MARKETING E COMERCIAL

        O departamento de Marketing de uma empresa funciona como a sua marca, coordenando e produzindo todos seus materiais de representação.

        Tem como principal função arrematar novos consumidores e clientes para a empresa, além de ampliar a sua marca. Também tem como o objetivo atrair novos investidores e consolidar a empresa na comunidade como um todo.

        Suas principais funções são as de produzir materiais promocionais; manter o relacionamento da empresa com a mídia, incluindo jornais, revistas, emissoras de televisão, rádio, internet e redes sociais; realizar a pesquisa de mercado, para ajudar a empresa a definir e modificar produtos para o gosto do cliente, seja por meio de pesquisas nas ruas, seja por via de telefone, seja por analise de redes sociais; comunicação interna da empresa entre os funcionários, como divulgação de novas políticas, programas da instituição, etc.

        O departamento comercial, por sua vez, consiste em administrar e coordenar as atividades de venda dos produtos ou serviços da empresa. Com o auxílio do departamento de Marketing, o comercial obtém e mantém os contatos com os potenciais clientes da empresa, além de obter o lucro e o recurso financeiro da organização, para que a mesma possa crescer e sobreviver economicamente.

FINANÇAS

        O departamento de finanças de uma empresa consiste no setor da empresa responsável pela administração do recurso da organização, consistindo no dinheiro, nos investimentos, riscos financeiros, e o relacionamento com os investidores.

        Esse departamento executa atividades delicadas e que trabalha diretamente com cálculos, sendo necessário um profissional da área de grande nível de concentração e atenção.

        As principais atividades exercidas no setor de finanças de uma empresa são o controle bancário; o planejamento financeiro; controlar as receitas geradas pela empresa; responsável por controlar os pagamentos realizados pela empresa; controlar todo o dinheiro gerado, os gastos, as notas de gastos que entram e saem da empresa; responsável pela auditoria da empresa; emitem o faturamento da empresa.

ESTRUTURA COMERCIAL EM EMPRESAS

        A estrutura comercial de uma empresa consiste em uma esquematização da participação de mercado da organização, demostrando a forma de relacionamento com os clientes, o tipo de produtos e serviços a empresa vende ou realiza, onde a empresa está situada e localizada.

        Também é importante para esquematizar a hierarquia dentro da empresa, quais departamentos são subordinados a outros departamentos, delegação de funções, etc.

        Cada empresa tem sua própria estrutura comercial, e isso varia com o seu tamanho, seus produtos e serviços prestados, seu tipo de cliente e sua localização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (134.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com