TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTRUTURA DE CAPITAIS E ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Por:   •  10/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.232 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

GESTÃO FINANCEIRA

ESTRUTURA DE CAPITAIS E ANÁLISE DE INVESTIMENTO

Trabalho Final

"TRABALHO FINAL - ESTUDO DE CASO APLICADO”

Projeto de expansão geográfica Grupo Algar Telecom

Trabalho a ser apresentado na disciplina de Estrutura de Capitais e Análise de Investimento

Professor: Marcelo Cunha.

Curso de MBA 2014  da ESAMC.

Grupo de Trabalho:

Alcides Nunes Rocha RA 8113153

Felipe da Silva Vilela RA 8113035

Leandro do Nascimento Carvalho RA: 8113139

Renato Mota de Lima RA: 8113082

                                                                               Thiago B. Reis De Almeida Freitas RA:8114003

Wendell Henrique Guimarães RA: 8113009

                                                                               

  1. INTRODUÇÃO

O projeto consiste na expansão da marca no interior do Estado de São Paulo, visando obter ampliação no market share regional e nacional no segmento de comunicação de dados, principalmente no que tange os serviços de banda e larga e aluguel de rede, que acreditamos sem uma ótima oportunidade de negócio considerando a característica e a classe econômica das pessoas e empresas da região.

O nome Algar vem das iniciais do seu fundador Alexandrino Garcia (1907-1993). Constituído em 1929, em Uberlândia, o grupo possui atuação em todo o território nacional. 

  • Setores de atuação:

Telecomunicação, Tecnologia da Informação, Agronegócio, Aviação, Segurança, Turismo, entre outros.

  • Números:
  •  Nove empresas.
  •  Mais de dois milhões de clientes / 800 mil clientes (Algar Telecom)
  •  Mais de 22 mil associados (como são chamados seus funcionários)
  • Definição de associado: ligado por interesses comuns a uma ou mais pessoas, o mesmo que sócio.

  • Algar Telecom (Empresa escolhida para o projeto)
  •  A companhia oferece telefonia fixa, celular, internet banda larga (3G e ADSL), comunicação de dados, TV por assinatura (DTH e cabo) e código 12 de longa distância nacional e internacional.
  •  ADSL = Linha Digital Assimétrica para Assinantes. Proporciona conexão à internet em alta velocidade, muito mais rápido que um modem convencional.

Diante do exposto apresentamos a seguir o projeto e investimos que serão adotados para consolidação da empresa na região e com enfoque na ampliação do market share e principalmente na fidelização dos clientes.

  1. PROJETO

        A estratégia principal que será adotada para o projeto é de antecipar possíveis ações dos concorrentes, que consideramos grandes potências que atuam neste mercado. Buscamos um investimento com o menor custo possível justamente para sermos flexíveis com relação a preço e oportunidade de negócio para os nossos clientes, vale salientar ainda o rico portfólio de produtos que a marca Algar oferecerá aos clientes tornando-os totalmente acessíveis a toda massa da população bem como empresas de diversos tamanhos e setores de atuação, visando sempre o estreitamento das relações e proporcionar um melhor custo benefício para o cliente. Não menos importante que a estratégia descrita anteriormente, o grupo tem como meta e objetivo um retono do capital investido entre o terceiro e quarto ano do projeto.

  1. INVESTIMENTO

        A Algar optou em financiar um valor de R$ 183.000.000,00 com taxa de 10,5% a.a, no período de 6 anos. Tal valor será utilizado para estruturação predial, infraestrutura, máquinas e equipamentos, softwares, hardwares, propaganda e publicidade, consultoria, assessoria, despesas e custas com órgãos regulamentadores legais e acessórios, custas com mão de obra direta e indireta e principalmente para seu capital de giro inicial.

O critério para decisão de buscar um capital de terceiro, foi fundamentado no cálculo atual do CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital) da Algar Telecom, que conforme demonstrado abaixo aufere um percentual de 11,65%, diante do percentual apurado se

 comparando a taxa de 10,50% que conseguimos de terceiros fica evidenciado a viabilidade a decisão.

A algar possui em sua estrutura de capital empréstimos e financiamento de longo prazo, emissão de debêntures e reserva de lucros. Conta também com emissão de ações, porém em 2013 já não representam relevância porque nota-se que foram em quase totalidade recompradas pela empresa.

Abaixo segue a relação do capital disponível juntamente com o custo médio ponderado de capital:

[pic 2]

  1. PREMISSAS
  • Expansão geográfica da companhia, visando obter ampliação no market share regional e nacional no segmento de comunicação da dados (principalmente banda larga e aluguel de rede.
  • A receita foi mensurada baseada em estudo de mercados regionais na área de implantação do projeto;
  • Os custos e despesas são incrementais e foram estimados com base nas experiências anteriores em projetos de mesmo escopo respeitando as particularidades da região e do mix de ofertas que serão oferecidas.
  • Para fins de depreciação, foi considerado uma taxa de 20% aa (5 anos) devido as características de obsolescência dos equipamentos aplicado na planta (não há valor residual.
  • Consideramos a alíquota de 34% de IRPJ/CSLL (25% de IRPJ e 9% de CSLL).
  • Para fins de captação foi considerado uma taxa de 10,5% aa, abaixo do custo de capital de terceiros da companhia, pois trata-se de um financiamento com linha de crédito incentiva por banco de fomento, devido as características de universalização dos serviços de telecomunicações. Não houve carência e o prazo é de 6 anos para amortização do empréstimo.
  • A taxa de reaplicação dos fluxos futuros da MTIR foi considerada em 15%.
  1. CONCLUSÃO

O projeto demostrou-se viável devido aos resultados serem positivos e os objetivos serem alcançados, com a consolidação da expansão da marca será possível aumentar a carteira de clientes, pois os números e a pesquisa de mercado que foi realizada na região consolidam tal informação considerando a aderência dos clientes aos produtos ofertados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (210.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com