TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura E Analise De Investimento

Ensaios: Estrutura E Analise De Investimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O presente trabalho vai ajudar a mostrar que a Análise das Demonstrações é um importante instrumento que os administradores devem utilizar visando aperfeiçoar os resultados e criar novas situações para a empresa. Para analisar as demonstrações financeiras de uma empresa e preciso conhecer sua estrutura em seus detalhes, ou seja, é imprescindível o entendimento das contas que se agrupam nessas demonstrações, bem como finalidades para, em seguida, analisar a saúde financeira, econômica e patrimonial da empresa.

Faremos a analise do Balanço Patrimonial que demonstra a posição estática do patrimônio, quais são seus bens, direitos e obrigações.

Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), que demonstra qual o lucro ou o prejuízo do exercício. Será feita a analise Vertical e Analise Horizontal que fará a comparação entre os períodos. Todos esses resultados serão analisados em cima da empresa Natura Cosméticos S.A.

E a análise através do índice financeiro que tem como principal finalidade avaliação da situação da empresa. Onde pode ser feitas comparações com índices de outras empresas. O administrador através dessa análise de índice poderá verificar claramente a evolução positiva ou negativa da empresa e tomar decisões mais concretas evitando futuros problemas.

DESENVOLVIMENTO

Estrutura das demonstrações financeiras

 Balanço patrimonial

É a demonstração financeira que tem por finalidade apresentar a situação patrimonial da empresa, quais são seus bens, direitos e obrigações da sociedade numa determinada data.

 Estrutura do ativo

Dentro do balanço patrimonial o grupo de contas do ativo apresenta todos os bens e direito mensuráveis monetariamente a uma entidade que é dividida em três grupos de contas: circulante, realizável a longo prazo e permanente.

• Ativo circulante

São contas que estão constantemente em movimento dentro da empresa, e ficam até no máximo um ano a partir da data do balanço patrimonial.

• Ativo não circulante.

Compreende todas as contas que não serão realizáveis no próximo exercício social.

 Ativo realizável a longo prazo: As contas pertencentes a este subgrupo são caracterizadas por se realizarem depois de fim do o exercício financeiro, ou seja, serão convertidas em dinheiro após 360 dias.

 Investimento: Ativos de uso e utilização nas atividades da empresa e cuja realização é lenta e demorada. A principio, estes ativos não estão disponíveis para venda.

 Intangível: Neste subgrupo serão classificados os direitos que tenham por objetivo bens incorpóreos destinados à manutenção da companhia ou exercícios com essa finalidade, inclusive o fundo do comércio adquirido.

 Imobilizado: É caracterizado por estar voltado ao processamento das atividades da empresa, gerando serviços ou produtos que serão comercializados por elas.

 Estrutura do passivo

• Passivo circulante

São obrigações que a empresa tem, com terceiros a curto prazo dentro do exercício financeiro da empresa.

• Passivo não circulante.

Neste grupo de contas, são classificadas as obrigações com terceiros que deverão ser liquidadas após 360 dias.

 Exigível a longo prazo: Representa um grupo de contas que tem como foco os vencimentos de dívidas com terceiros, após 360 dias.

 Patrimônio liquido são de propriedade dos sócios e que permanecem com a empresa para seu uso próprio, pericecais contas: capital social reservas de lucros, e lucros acumulados.

 Demonstração de resultado do exercício (DRE) tem como finalidade, além de evidenciar o resultado do exercício lucro ou prejuízo, demonstra a origem dos recursos próprios que são aplicados na empresa, assim como todos os gastos envolvidos na geração da riqueza da entidade.

Capital de giro

O Capital de giro representa o valor total dos recursos demandados pela empresa, para financiar seu ciclo operacional, e engloba as necessidades de recursos desde a aquisição de matérias-primas até a venda e o recebimento dos produtos elaborados. A administração do capital de giro envolve as decisões de compra e venda, tomadas pela empresa, assim como suas atividades operacionais e financeiras.

Capital de terceiros

Ele mostra a relação entre todos os empréstimos contraídos, que ainda faltam ser amortizados, sobre o ativo total, ou seja sobre o valor que representa todos os bens e diretos da empresa.

Liquidez

É a rapidez ou o tempo com que os recursos se transformam em dinheiro, no balanço as contas do ativo são ordenadas pela ordem de liquidez: caixas, bancos, aplicações financeiras, duplicatas a receber, estoques vendidos a prazo são os menos líquidos, pois originam duplicatas.

Capital próprio

É representado pelo patrimônio liquido. São recursos que pertencem aos sócios sendo utilizados na empresa.

Analise vertical

Tem como objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total. No balanço patrimonial calcula-se a participação relativa das contas, tomando se como base o seu capital total. Já na demonstração de resultados o referencial passa a ser o valor da receita operacional liquida.

Analise horizontal

Consiste em verificar a evolução dos elementos do BP e da DRE durante um determinado período. Essa verificação se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de conta por períodos.

Analise Vertical e Horizontal da Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) da Natura Cosméticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com