TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DO CASO: “COM NOVO CEO, MICROSOFT TEM QUE ENCARAR MUNDO PÓS-PC”.

Por:   •  18/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO.

O objetivo deste trabalho é desenvolver possíveis soluções para a Microsoft se reestruturar no mercado, visto que a venda de PCs está em baixa e ela demorou para focar neste cenário da mobilidade.

Estas soluções serão baseadas em questões desenvolvidas a partir do texto estudado “Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”, aplicando os conhecimentos adquiridos das disciplinas do semestre, sendo elas Pesquisa de Mercado, Marketing e Negociação.

Este texto retrata que a Microsoft passa por um grande desafio, visto que houve uma diminuição da popularidade de computares e o crescimento do uso de dispositivos móveis. Além disto, o texto retrata que a empresa tardou em apresentar o indiano SatyaNadella como seu novo CEO, este que vem promovendo mudanças estratégicas, buscando melhorar os processos para se adaptarem ao novo mercado e as expectativas dos consumidores.

2 PESQUISA DE MERCADO.

Neste espaço serão tratadas as questões sobre Pesquisa de Mercado, visando o caso da Microsoft.

Para iniciar, é interessante entender que a pesquisa de mercado auxilia à tomada de decisão, ou seja, se esta pesquisa for executada de forma eficaz e eficiente tornará o processo decisório mais preciso e rico, o que consequentemente evita erros e prejuízos. As empresas podem recorrem a esta medida sempre que for necessário, como por exemplo, ajustar preços, aperfeiçoar/criar produtos e escolher os meios de divulgação. Ela tem maior influencia quando o processo de tomada de decisão está mais complexo, devido à alta competitividade, à qualidade dos concorrentes e ao comportamento dos clientes.

No texto estudado são ressaltados os desafios e as dificuldades desta empresa em convencer os seus clientes e os seus parceiros em acreditar no processo de transição, como se observa na opinião de James Staten da Forrester "para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo” (Tozetto, 2014). O que significa que a empresa precisa provar internamente e externamente que pode continuar entre as maiores empresas de tecnologia do mundo, mesmo reestruturando seus principais produtos e serviços. Para tanto, a partir dos conhecimentos obtidos na disciplina em questão, essa organização precisa efetuar pesquisas antes de traçar seu caminho, ou melhor, ela precisa se reavaliar para adotar a melhor estratégia.

Como a Microsoft pretende se renovar no mercado dos dispositivos acha-se que os gestores devem optar pela pesquisa quantitativa, visto que esta obtém informações numéricas a partir de amostras da população e seguindo técnicas estatísticas a partir de dados primários, além disso, esse tipo de pesquisa usa uma linguagem clara e objetiva, acessível a todos os entrevistados, procurando entender como os seus sistemas serão inseridos/consumidos com sucesso, portanto com a pesquisa ela saberá as expectativas dos seus clientes, fabricando ou modernizando seus produtos de acordo com o que os consumidores esperam e desejam. Os questionários podem ser aplicados por meios tecnológicos (internet), e como a Microsoft esta inserida neste campo, ela teria fácil acesso as contas eletrônicas e, neste ponto, teria um custo de aplicação baixo. A empresa deve usar o método de levantamento ou também chamado de método survey que é basicamente um questionário estruturado que busca respostas objetivas dos entrevistados, o que facilita na identificação dos pontos fortes e francos, nas suas deficiências e qualidades.

Opina-se que Microsoft ficou atrás de seus concorrentes por que seus gestores não buscaram mudanças ágeis, como o mercado exige, ficaram presos a experiência e ao sucesso do passado, ou seja, não visaram a concorrência do mercado atual que é movido por novidades e facilidades, como se sabe, atualmente os consumidores procuram pelos caminhos mais modernos e mais baratos. Obviamente, por não darem importância que mercado de mobilidade ultrapassava o uso de computares e servidores, faltou que a Microsoft adotasse estratégias que a mantivesse no topo, tais que poderiam ampliar o caixa da empresa. Faltou, também, dar a devida importância às pesquisas e opiniões dos cliente/consumidores emitidas pela mídia e artigos de terceiros.

3 MARKETING

Nesta parte será tratada a disciplina de Marketing, levando em consideração trechos do texto “Com um novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC”.

O Marketing é um conjunto de técnicas voltadas ao crescimento das vendas, onde é necessário encontrar um meio que diferencie a empresa das concorrentes, e chame a atenção dos consumidores, ou seja, está diretamente ligado ao desenvolvimento do lucro da empresa.

Se você tiver a mesma estratégia que seus concorrentes, você não tem uma estratégia. Se a estratégia é diferente, mas facilmente copiado, ele é um fraco estratégia. Se a estratégia é diferente e difícil de copiar, você tem uma estratégia forte e sustentável. (KOTLER, 2003, p. 171)

Assim, com o crescimento do mercado e a qualificação da concorrência a empresa precisa criar ou reformular métodos para continuar ativa no mercado. A Microsoft precisa encontrar uma forma de satisfazer as necessidades dos clientes e as necessidades dela própria, dando importância ao marketing estratégico que inclui identificar os riscos em relação á concorrência. Seguindo essa linha, ao planejar suas estratégias a empresa terá vantagem competitiva em relação às outras, então, na atualidade, as empresas necessitam encontrar seu diferencial competitivo, onde elas serão melhores que as concorrentes.

Os gestores também devem conhecer o composto de Marketing, ou também chamado de 4 P’s, denominados de produto, preço, praça e promoção. O produto constituído pela empresa no processo de produção e oferecido ou negociado no mercado para atender as necessidades ou desejos dos consumidores. Portanto, o produto é planejado para satisfazer os objetivos individuais de cada cliente e também satisfazer os objetivos da organização, desta forma é preciso estabelecer o preço, a praça e a promoção. O preço de venda é o que firma ou elimina a empresa do mercado, pois ele deve atender as expectativas dos compradores. A praça é o meio de distribuição ou ponto de venda dos produtos, ou seja deve ser analisado o local para se planejar uma loja ou qualquer canal para distribuição de mercadorias. Já a promoção é um meio de comunicação que une os vendedores aos clientes, mas para que essa união aconteça é necessário usar o mix de comunicação, descritos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com