TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Por:   •  14/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  7.587 Palavras (31 Páginas)  •  893 Visualizações

Página 1 de 31

UNIVERSIDADE PAULISTA

 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

 João Vitor Guimarães Soares R.A: C022AJ-9

SÃO PAULO

2016

João Vitor Guimarães Soares RA: C022AJ-9

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Atividades Práticas Supervisionadas – APS- EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO-trabalho apresentado como exigência para avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de Professores

SÃO PAULO

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ................................................................................................03

1. EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO................................05              

1.1 Teorias em Administração ........................................................................ 05

1.2 Condições Geradoras do Pensamento Administrativos............................ 06

1.3 Escola Clássica de Administração ............................................................ 08

1.4 Abordagem Comportamental .................................................................... 22

1.5 Abordagem Quantitativa .............................................................................24

1.6 A visão sistêmica e a perspectiva contingencial..........................................25

1.7 As tendências atuais para a administração..................................................29

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................33

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS ........................................................................ 34

Referências......................................................................................................34


INTRODUÇÃO

Sabemos que as teorias influenciam na pratica, servindo como guia para as decisões tomadas. As teorias nos ajudam a pensar de forma melhor, enxergar com mais clareza as pessoas, as organizações e o ambiente, em que, nelas estão inseridas. Servem como previsão e compreensão de práticas observadas na organização. Técnicas e conceitos estão entre as pessoas desde sempre, desde organizações militares às pirâmides egípcias e, Grande Muralha da China. Sempre existiu técnicas administrativas e, ao longo do tempo elas se aperfeiçoaram, evoluíram e, é isso que iremos apresentar.

Desde primórdios aos dias de hoje, passamos por diversas teorias entre elas, Escola Clássica da Administração, que buscou identificar princípios racionais e universais de gestão que tornariam a organização mais eficiente, com ela surgiram as teorias como, Teoria da Burocracia, que tinha por base princípios de que a impessoalidade e a racionalidade técnica são o modelo ideal de estruturação das organizações, foi defendida pelo sociólogo Max Weber. Houve também o movimento da Administração Cientifica, que surgiu como resposta eficiente a questão da existência de uma nova forma de trabalho, desqualificada e barata, que foi defendida por Frederick Taylor, e, por último, a Gestão Administrativa, que conceituou a administração como um processo de cinco funções e que buscou identificar os princípios gerais de uma administração eficiente. Mas, como nada é perfeito e satisfatório, os resultados negativos vieram como: A abordagem clássica negligenciava o fator humano e o considerava previsível e totalmente controlável, surgiu também o impacto da sociologia e da psicologia no estudo das organizações, Sigmund Freud, com sua teoria do inconsciente modificou a maneira como o ser humano era visto e influenciou os estudos comportamentais, já o sociólogo Émile Durkheim, era que a coesão e o consenso entre os indivíduos eram indispensáveis para o bom funcionamento e equilíbrio da sociedade como um todo. Com crises e, novas teorias surgindo, houve a necessidade de evoluir e de repensar tudo que já havia sido feito. O tempo passou e, com ele venho a globalização, hoje o mundo está mudando com uma velocidade incrível. E as organizações também. Os novos tempos exigem novas posturas e novas soluções para problemas que, cada vez mais, envolvem diagnostico, criatividade e inovação, comprometimento das pessoas envolvidas e, principalmente, competências, lideranças, comunicação e motivação. Novos tempos requerem novos parâmetros para que a administração possa enfrentar ambientes de instabilidade e imprevisibilidade, exacerbados com a globalização dos negócios. A moderna administração está revolucionando conceitos tradicionais e mandando para o museu muitas praticas consolidadas pelo tempo. Cada vez mais, o sucesso das organizações em um contexto globalizado e intensamente competitivo de negócios- como está ocorrendo nos dias de hoje- é consequência de uma administração mais moderna, eficiente e eficaz.

O seguinte capitulo tem como principal objetivo analisar a evolução do pensamento administrativo, destacando as principais teorias que a caracterizam, assim como suas contribuições para a consolidação da disciplina e sua pratica.

1 EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

   1.1 Teorias em Administração

Em termos práticos o aproveitamento das teorias administrativas e organizacionais justifica-se pela necessidade de aderir as melhores práticas que possam contribuir para a melhoria do desempenho das organizações, considerando-se sua inserção no mercado. É importante que o administrador saiba compreender o que constitui uma boa administração para uma adaptação seletiva as condições reais da empresa. As teorias nos permitem fazer previsões acerca do futuro mas, também pode nos ajudar a entender e interpretar o presente.

Quando se fala em teorias, lembramo-nos de previsão e controle porém, atualmente vem sendo aceito com mais facilidade o fato de que, a administração como ciência com capacidade de previsão e controle está longe de ser avançada. Tudo depende de como a organização se insere, é muito complexo e, há também uma instabilidade, além do ambiente externo contribuir para isso as características internas também impossibilitam o alcance da previsibilidade. Por isso são aceitas visões alternativas a respeito das teorias em administração. As teorias são um conjunto coerente de suposições elaboradas para explicar a reação entre dois ou mais fatos observáveis e estabelecer uma base solida para prever futuros, elas mostram ações que vão levar a resultados e o porquê desse resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.7 Kb)   pdf (254.1 Kb)   docx (35.3 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com